O mercado de arrendamento no nosso país continua a dar que falar, não só pela falta de oferta de habitação, mas também pelo aumento das rendas. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que as rendas pagas por inquilinos voltaram a aumentar 7,1% em maio. Mas mantiveram o ritmo de evolução face ao mês anterior.
“A variação homóloga das rendas de habitação por metro quadrado foi 7,1% em maio de 2024, um valor idêntico ao do mês anterior”, começa por revelar o INE no boletim publicado esta sexta-feira, dia 14 de junho.
A verdade é que as rendas das casas continuam a aumentar por todo o país, já que todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo Lisboa registado o aumento mais intenso (7,4%), refere ainda o mesmo documento.
Quanto à variação mensal das rendas das casas pagar pelos inquilinos, observou-se uma ligeira desaceleração deste aumento. “O valor médio das rendas de habitação por metro quadrado registou uma variação mensal de 0,4% (0,6% no mês anterior)”, refere ainda o INE. Esta ligeira subida mensal das rendas foi sentida em todas as regiões do país, tendo mesmo sido “idêntica ao total nacional (0,4%)”.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta