Situado no Palácio Pimenta, é uma instituição cultural dedicada à preservação e divulgação da história da capital portuguesa.
Comentários: 0
Palácio Pimenta
Carlos Luis M C da Cruz, CC BY-SA 1.0 Creative commons

O Museu de Lisboa, situado no emblemático Palácio Pimenta, é uma instituição cultural dedicada à preservação e divulgação da história da cidade de Lisboa. Este espaço oferece aos visitantes uma viagem pelas diversas épocas que moldaram a capital portuguesa, desde a sua fundação até aos dias de hoje. A reabertura do museu, aconteceu no dia 12 de setembro, após a realização de obras de remodelação

O que é o Museu de Lisboa?

Jardim do Palácio Pimenta
GualdimG, CC BY-SA 4.0 Creative commons

O Museu de Lisboa é formado por cinco lugares onde se pode descobrir Lisboa e as suas histórias. Com valências e objetivos complementares, Palácio Pimenta, Teatro Romano, Santo António, Casa dos Bicos e Torreão Poente partilham uma identidade e uma missão: conhecer Lisboa de diferentes formas, para dar a conhecer a riqueza de uma das cidades mais antigas da Europa.

As Galerias Romanas da Rua da Prata também são geridas pelo Museu de Lisboa. Localizadas no subsolo da Baixa Pombalina, abrem habitualmente ao público duas vezes por ano.

Este espaço alberga uma coleção rica que inclui artefactos arqueológicos, maquetes, pinturas e documentos que narram a evolução urbana e social de Lisboa. As peças expostas permitem aos visitantes descobrir as histórias e os segredos da cidade das sete colinas.

Reabertura do Museu de Lisboa 

A reabertura do Museu de Lisboa, aconteceu no passado dia 12 de setembro. O espaço acolhe uma nova exposição permanente que reúne 300 peças, sendo que metade delas estará em exibição pela primeira vez. Instalada no primeiro piso e distribuída por 11 salas renovadas, a mostra destaca duas novas temáticas, a escravatura e a Inquisição da Igreja Católica.

O museu acrescentou peças que ilustram momentos importantes da história de Lisboa, abrangendo desde o século XVII até ao final do século XX, incluindo a criação do Parque das Nações.

A exposição permanente também abordará a Primeira República e contará ainda com várias salas dedicadas à expansão urbana ocorrida durante o Estado Novo, destacando obras como a ponte sobre o Tejo e a rede de metro. Nos dias 13, 14 e 15 de setembro, a entrada será gratuita.

Horário e bilhetes do Museu 

Palácio Pimenta
GualdimG, CC BY-SA 4.0 Creative commons

O Palácio Pimenta está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. Os bilhetes podem ser adquiridos tanto no local como através do website da Blueticket. O preço dos bilhetes ronda os 3€, no entanto, se quiseres visitar o Palácio Pimenta, o Santo António, o Teatro Romano e a Casa dos Bicos, tens a possibilidade de comprar um bilhete único de 6€.

Lançamento do livro "As Três Vidas do Palácio"

Durante o evento de reabertura, foi apresentado o livro "As três vidas do Palácio", que oferece uma visão detalhada sobre a história e transformação do Palácio Pimenta ao longo dos anos. Este lançamento foi uma parte essencial da celebração, destacando não apenas a arquitetura e as várias fases do palácio, mas também as muitas histórias que se entrelaçam com os corredores deste edifício histórico.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta