Para abrir uma imobiliária é necessário seguir alguns passos burocráticos, além de se investir na divulgação. Eis os passos a dar.
Comentários: 0
Como abrir uma imobiliária em Itália
Pexels

Tal como em Portugal, abrir uma imobiliária em Itália pode representar uma excelente oportunidade de negócio, tendo em conta o entusiasmo que animou recentemente o mercado imobiliário. Mas quais são os requisitos legais que existem e o que é preciso para iniciar um negócio de sucesso?

Além de ser preciso obter a qualificação de mediador imobiliário, para abrir uma agência é necessário cumprir todos os passos exigidos por lei, bem como investir na procura de um local e de softwares de gestão imobiliária como o Gestim.

Os pré-requisitos para abrir uma imobiliária

O primeiro passo para abrir uma imobiliária é verificar se tens os pré-requisitos adequados exigidos por lei. Na verdade, não é apenas necessário obter as qualificações necessárias como agente imobiliário, mas também ter o respetivo número de IVA (Partita IVA).

Quem pode abrir uma imobiliária

Como é fácil de imaginar, antes de abrir uma agência é necessário obter a qualificação de agente imobiliário. Para isso, é indispensável possuir requisitos pessoais e morais. A saber: 

  • Ser maior de idade e possuir o diploma do ensino secundário;
  • Ser cidadão italiano ou europeu ou possuir uma autorização de residência regular;
  • Usufruir de todos os direitos civis;
  • Não ter sofrido condenações penais ou penas de prisão, não ter violado regulamentos anti-máfia e não estar sujeito a sanções administrativas adicionais.
Abrir uma agência imobiliária
Pexels

Mas não é tudo, uma vez que o aspirante a agente imobiliário não só terá de fazer um curso de formação profissional e submeter-se a um exame para obter a licença de agente imobiliário, como também terá de se inscrever no Registo de Agentes Imobiliários da Câmara de Comércio da sua zona de residência e assinar a Política de Responsabilidade Civil obrigatória. Mais uma vez, importa lembrar que não é possível abrir uma imobiliária sem licença.

A abertura da Partita IVA

Depois de obter a qualificação e de concluir o processo de registo na Câmara de Comércio, para abrir uma agência imobiliária é necessário ter um número de IVA, chamado Partita IVA. O código de referência ATECO é 68.31.00, relativo à Atividade de Mediação Imobiliária, e assim pode ser aberto o número de IVA:

  • Numa empresa de contabilidade ou consultoria fiscal;
  • De forma independente, através dos serviços online do portal da Agência Tributária.

O regime fiscal do IVA a subscrever – por exemplo ordinário ou simplificado – depende da forma societária do negócio que se pretende abrir. Além disso, é necessário sublinhar que o número de IVA não é apenas essencial para a abertura de uma agência, mas também no caso de se pretender exercer a atividade de agente imobiliário de forma independente.

Requisitos burocráticos

Uma vez obtidos os requisitos necessários e escolhido o tipo de agência, podemos proceder fisicamente à sua abertura. Mesmo neste caso, é necessário seguir alguns passos burocráticos do negócio poder ser efetivamente inaugurado.

A escolha do tipo e forma societária da imobiliária

Depois de se obter os requisitos básicos, é fundamental avaliar que tipo de imobiliária se pretende abrir. Por norma, as disponibilidades são:

  • Imobiliária clássica, com sede real e relação direta com compradores e vendedores;
  • Imobiliária online;
  • Imobiliária híbrida, ou seja, capaz de prestar simultaneamente os dois serviços, no escritório real e remotamente, tirando partido das mais recentes tecnologias.

O tipo de agência que se pretende criar também pode influenciar a forma societária, por exemplo:

  • Sociedade unipessoal, gerida de forma independente pelo proprietário;
  • Sociedade de Responsabilidade Limitada (SRL);
  • Sociedade Simplificada de Responsabilidade Limitada (SRLS);
  • Parceria Coletiva (CNS);
  • Parceria Limitada (SAS).

Registo na Câmara de Comércio e apresentação do SCIA

Uma vez tendo o número de IVA (Partita IVA) e determinada a forma societária da agência, o passo seguinte consiste em registar a sociedade unipessoal ou empresa na Câmara de Comércio da província onde se situa a sede.

Posteriormente, é necessária a apresentação do SCIA (Relatório Certificado de Início de Atividade) no município competente do empresário em nome individual ou empresa. Com este documento, certifica-se que a agência cumpre todos os requisitos legais e, por isso, pode atuar no mercado.

A abertura de cargos de Segurança Social e de seguros

Paralelamente ao registo na Câmara de Comércio e à apresentação do SCIA, é necessário proceder à abertura dos respetivos "cargos" na Segurança Social e seguros. Na verdade, é necessário que:

  • Os titulares da agência se registem na chamada Gestione Separata dell’INPS, para pagamento das contribuições para a Segurança Social;
  • Seja aberta a respetiva posição do INAIL, para os seguros contra acidentes de trabalho e doenças profissionais.

É útil recordar que os trabalhadores e colaboradores que a agência pretenda ter devem também ser "corretamente" classificados do ponto de vista contributivo e segurador, com base nas especificações do contrato de trabalho ou acordo de colaboração.

Como iniciar um negócio de agência imobiliária

Obviamente, as formalidades burocráticas representam apenas parte das atividades necessárias para abrir uma imobiliária. Depois, há questões práticas, desde encontrar a localização até considerações comerciais para que o volume de negócios possa crescer rapidamente.

A escolha do local

Se decidires abrir uma imobiliária clássica ou híbrida, é fundamental, antes de mais, escolheres cuidadosamente o local. As instalações adequadas podem ser próprias ou arrendadas e, além de cumprirem os requisitos de segurança exigidos por lei, é preferível que sejam:

  • Eventualmente no rés-do-chão, com vista para a rua, para que sejam de fácil acesso aos clientes;
  • Preferencialmente localizados em ruas de fácil acesso, mas também de muito trânsito, de forma a obter a máxima visibilidade para o negócio.

Quanto às dimensões, é útil escolher espaços que permitam acomodar confortavelmente todos os trabalhadores, com os respetivos escritórios.

A preparação de serviços web

Se, no entanto, a tua opção foi abrir uma agência imobiliária online ou híbrida, terás também de preparar todos os serviços web relevantes. Em particular:

  • Desenvolver a página web básica, esta última também necessária para as agências clássicas, como uma conveniente montra para apresentação dos serviços;
  • Implementar serviços adicionais no portal, como a possibilidade de gestão e visualização de anúncios, registo de utilizadores ou compra e venda de serviços online, com o respetivo tarifário;
  • Elaborar todas as políticas de privacidade e cookies necessários;
  • Desenvolver uma estratégia de SEO para melhorar a visibilidade do website nos motores de busca.

A promoção da agência imobiliária

Depois de encontrares a sede e iniciares os serviços web, será necessário proceder à promoção da própria agência imobiliária, de forma a chegar de imediato ao maior número de clientes possível. Para isso, é necessário primeiro criar uma identidade comunicativa para a agência, por exemplo, transformando a missão da empresa num slogan que possa ser facilmente recordado pelos utilizadores.

Como criar uma mediadora imobiliária em Itália
Pexels

Depois disso, é útil investir em:

  • Publicidade tradicional: é normalmente recomendável privilegiar a vertente local da promoção publicitária, por exemplo com outdoors na cidade onde se opera, anúncios em jornais locais, anúncios de rádio e televisão sempre a nível local, distribuição de panfletos ou patrocínio de eventos da cidade;
  • Publicidade digital: útil não só para as agências online, mas também para as tradicionais. Permite atingir uma base de utilizadores potencialmente elevada. Por exemplo, é possível investir de forma direcionada nas plataformas de publicidade mais populares, bem como em jornais online;
  • Redes sociais e plataformas de partilha de vídeos: uma boa forma de te dares a conhecer é iniciar uma estratégia social e de vídeo que possa atrair a curiosidade dos utilizadores, por exemplo apresentando os serviços de forma simples, mostrando as características dos imóveis que geres etc.;
  • Iniciar parcerias: a possibilidade de iniciar colaborações, seja com agentes imobiliários individuais ou com outras entidades empreendedoras, pode ajudar a aumentar a visibilidade da empresa, criando redes.

Publicar anúncios no idealista

Uma boa forma de chegar a um grupo alargado de clientes é aproveitar as plataformas online para aumentar a visibilidade dos imóveis. Por exemplo, ao publicar anúncios no idealista, será possível não só atingir um público nacional, mas também usufruir de serviços úteis pensados ​​especificamente para profissionais do setor imobiliário.

Por exemplo, poderás usufruir de uma área reservada onde é possível gerir conteúdos e contactos recolhidos, mas também ferramentas para criar anúncios de texto e fotográficos apelativos, bem como recursos como artigos, guias e chats para resolver qualquer dúvida.

Quanto custa abrir uma imobiliária

Mas quanto custa abrir uma imobiliária? O investimento inicial pode ser importante, mas depende muito se decides abrir o próprio negócio ou, em alternativa, recorrer a um franchising.

O investimento para uma agência imobiliária

Os custos para a abertura de uma imobiliária própria são altamente variáveis ​​e dependem não só da dimensão da própria agência, mas também do local onde se encontra. O intervalo é muito elevado – de 15.000 a 50.000 euros – e o investimento inclui normalmente:

  • As despesas com a obtenção de qualificações, licenças e outros encargos burocráticos;
  • O arrendamnto ou aquisição das instalações da sede, com a respectiva instalação;
  • Os custos de encontrar e gerir o pessoal inicial, incluindo os salários relacionados, as contribuições para a Segurança Social e a cobertura de seguros;
  • O investimento tanto em sistemas informáticos internos, como software de gestão, como externos, como o website;
  • Gastos em marketing, publicidade e produção de conteúdos multimédia.

O investimento para uma agência de franchising

Se, no entanto, optares por abrir uma agência imobiliária em regime de franchising, o investimento inicial poderá ser inferior, embora sempre com uma certa variabilidade em todo o território nacional e em função dos acordos celebrados. Também neste caso os valores variam muito, entre os 10.000 e os 50.000 euros, em média.

Esta opção oferece a possibilidade, mediante o pagamento de um sinal ou de 'royalties', de usufruir de uma marca já conhecida no mercado, bem como de encontrar apoio na investigação e mobiliário das instalações, na formação de pessoal, na contabilidade e muito mais.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta