No último relatório da Mercer para 2024, Zurique (Suíça) é a mais bem classificada e Cartum (Sudão) a pior. Mas há mais novidades.
Comentários: 0
Zurique, Suíça
Zurique, Suíça GTRES

Foi oficialmente divulgado o ranking anual das melhores e piores cidades do mundo para se viver, pela consultora Mercer. Depois de analisar vários aspetos económicos, desde habitação, segurança, transportes, acesso à cultura e educação, os trabalhadores expatriados colocaram Zurique (Suíça) como a melhor cidade do mundo para se viver, superando Viena (Áustria), que em 2023 estava em primeiro lugar.

A Mercer enfatiza os "excelentes serviços públicos" da cidade suíça, as baixas taxas de criminalidade, as amplas e variadas ofertas culturais e o compromisso com a sustentabilidade. No entanto, salienta um fator a ser levado em consideração: o alto custo de vida.

O pódio das melhores cidades fica completo com outra cidade suíça. Genebra está em terceiro lugar, seguida por Copenhaga (Dinamarca) e Auckland (Nova Zelândia), que compõem o top 5.

Em contraste, a capital do Sudão (Cartum) é a pior cidade do mundo para se viver, seguida por Bagdad (Iraque), Bangui (República Centro-Africana), Sanaa (Iémen) e Porto Príncipe (Haiti).

Cidades portuguesas

As duas grandes cidades portuguesas, Lisboa e Porto, estão entre as 60 principais cidades, de um total de 241 candidatos. A capital portuguesa está em 27º lugar, tendo subido 12 posições face a 2023. Já a cidade do Porto aparece na 51º lugar na lista, tendo subido quatro posições relativamente ao ano anterior.

As cidades mais destacadas

Los Angeles (EUA) foi a cidade que subiu mais posições, num total de 26, passando a ocupar o 44º lugar da tabela. Pelo contrário, a cidade alemã de Stuttgart foi a que mais caiu: está no número 46, 20 degraus a menos que em 2023.

A melhor cidade americana no ranking está classificada em 32º lugar e é Boston, e a primeira cidade asiática é Singapura em 30º.

A melhor cidade do continente africano é Port Louis (88ª classificada), capital das Ilhas Maurícias.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta