
O setor do retalho em Portugal voltou a destacar-se em 2024, atraindo 1.200 milhões de investimento — cerca de metade de todo o capital destinado ao imobiliário comercial, segundo o relatório da JLL “O Mercado de Retalho Ibérico – 2025”. Este valor representa mais do dobro face a 2023 e o maior montante desde 2020.
Os centros comerciais lideraram as transações, com 476 milhões movimentados (+134% face ao ano anterior), seguidos pelos supermercados e pelo comércio de rua, que também registou um crescimento notável de 104%.
A consultora antecipa um 2025 dinâmico, impulsionado pela recuperação económica, pelas rendas competitivas e pela atratividade do mercado português junto de investidores estrangeiros, especialmente franceses e espanhóis.
“A pressão da procura fez-se sentir em Espanha e Portugal, mas muita ficou sem resposta em 2024”, nota Augusto Lobo, Head of Commercial Capital Markets da JLL Portugal. “Por isso, antecipamos que o mercado continue bastante dinâmico este ano, num cenário em que Portugal deverá beneficiar muito das estratégias de expansão de investidores já presentes em Espanha e que pretendem alargar as suas plataformas de investimento na Ibéria”, acrescenta o responsável.
O estudo indica que Portugal é percecionado como uma importante oportunidade para investidores que estão já a operar em Espanha e/ou que querem aumentar a sua exposição ao mercado de retalho na Península Ibérica.
Além disso, a consultora antecipa que cada vez mais sociedades de investimento imobiliário francesas entrem no mercado português, especialmente no segmento de retail parks, e que os diversos REITs já presentes em Espanha aumentem também o investimento em centros comerciais portugueses.
Apesar das perspetivas positivas, a JLL alerta para a escassez de nova oferta imobiliária, sobretudo na região de Lisboa, o que poderá intensificar a concorrência e aumentar a pressão sobre os preços de arrendamento.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta