
O atelier português Openbook foi distinguido com o prémio ‘Popular Choice Award’ na categoria de ‘Best Commercial Firm’ na 13.ª edição dos Architizer A+Awards, um dos mais conceituados concursos internacionais de arquitetura contemporânea. O prémio, atribuído por votação pública entre cinco finalistas de todo o mundo, consagra a Openbook como uma das principais referências globais na criação de espaços comerciais inovadores e transformadores.

"Este prémio é mais do que uma distinção internacional – é a validação global do nosso talento disruptivo e diferenciador, somado ao compromisso com a excelência, a proximidade e a transformação positiva dos espaços e das comunidades. Trata-se de um reconhecimento não apenas do trabalho desenvolvido até aqui, mas sobretudo da visão, do compromisso e da paixão com que o Grupo desenha cada projeto", afirma Paulo Jervell, CEO e partner do Grupo Openbook.

O prémio ‘Popular Choice’ destaca-se por refletir diretamente a preferência do público, evidenciando o impacto emocional e funcional dos projetos reconhecidos.

Este prémio surge numa fase de forte crescimento para a Openbook, que recentemente reforçou a sua presença internacional com a abertura de um escritório no Dubai. A par da expansão geográfica, o estúdio lançou uma nova identidade de marca que sublinha a sua abordagem multidisciplinar e centrada nas pessoas, consolidando a sua proposta de valor global.

Este é o segundo ano consecutivo em que a Openbook é distinguida nos Architizer A+Awards: em 2024, o projeto do Ritz Pool Bar no Hotel Ritz Four Seasons Lisboa foi galardoado na categoria de Bares e Adegas.
Projetos vencedores dos Architizer A+Awards
A edição de 2025 dos Architizer A+Awards contou com mais de quatro mil candidaturas oriundas de 85 países, avaliadas por um painel internacional de mais de 250 especialistas das áreas da arquitetura, design, arte, tecnologia e cultura.
Os vencedores deste ano destacam-se pela mestria no uso de materiais, pela valorização do artesanato regional e por ideias inovadoras que refletem a evolução global da arquitetura, construída de forma enraizada no contexto local, segundo a organização. Novas categorias — como as que homenageiam inovações locais e inovações em materiais — juntam-se às distinções para projetos de reconversão adaptativa, renovação urbana e construção sustentável, completando o foco desta edição na arquitetura que alia relevância global e identidade local.
- Legacy of Bodegas Faustino Winery by Foster + Partners (Oyón, Espanha)

- Hudson River Park’s Gansevoort Peninsula by Field Operations (Nova Iorque, EUA)

- Academia Atlas by Sordo Madaleno (Zapopan, México)

- Kuwait University Administration Facilities by Skidmore, Owings & Merrill (SOM) (Shadadiya, Kuwait)

- Populus by Studio Gang (Denver, EUA)

- Nokha Village Community Centre by Sanjay Puri Architects (Nokha, Índia)

- Portland International Airport Main Terminal by ZGF Architects (Portland, EUA)

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta