Subida das rendas das casas volta a abrandar para 5,2% em maio, revela o INE.
Comentários: 0
Rendas pagas pelos inquilinos
Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

As rendas das casas pagas pelos inquilinos iniciaram um ciclo de desaceleração no início de 2025, que tende a continuar. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que as rendas das casas voltaram a abrandar o ritmo de subida para 5,2% em maio. É preciso recuar mais de um ano para observar um crescimento tão lento das rendas.

“A variação homóloga das rendas de habitação por metro quadrado foi 5,2% em maio de 2025 (5,3% no mês anterior)”, explica o INE no boletim publicado esta quinta-feira, dia 12 de junho. Isto quer dizer que as rendas das casas efetivamente pagas pelos inquilinos continuam a subir em 2025, mas a um ritmo mais lento. Aliás, durante vários meses de 2024, as rendas aumentaram em torno de 7%.

A nível geográfico, “todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo a Madeira registado o aumento mais intenso (7,5%)”, explica ainda o INE.

Rendas das casas em Portugal
INE

Em maio, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado registou uma variação mensal de 0,3% (0,4% no mês anterior). “A região com a variação mensal positiva mais elevada foi também a Madeira (0,4%), não se tendo observado qualquer região com variação negativa do respetivo valor médio das rendas de habitação”, indicam ainda.

Recorde-se que estas estatísticas consideram os contratos de arrendamento atualmente em vigor e não apenas os novos. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta