
No 1º trimestre de 2025, a taxa de poupança das famílias caiu 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior para 12,4% do rendimento disponível, divulgou esta terça-feira (24 de junho de 2025) o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, as despesas de consumo final aumentaram 1,5%, variação superior ao crescimento de 1,3% do Rendimento Disponível Bruto (RDB) – 1,9% e 3,2% no trimestre anterior, respetivamente.
“Relembra-se que, salvo indicação em contrário, as variáveis aqui apresentadas estão em termos nominais, o que, no caso do consumo final, significa que a sua evolução é também influenciada pelo crescimento dos preços. Em termos reais, o consumo final aumentou 0,9% no ano acabado no 1º trimestre de 2025”, lê-se no boletim do instituto.
No que diz respeito à capacidade de financiamento das famílias, fixou-se nos primeiros três meses do ano em 4,4% do PIB, menos 0,2 p.p. que no trimestre anterior. “Em termos reais, o RDB ajustado per capita das famílias aumentou 0,5% no 1º trimestre de 2025 (crescimento de 2,0% no 4º trimestre de 2024)”, conclui o gabinete nacional de estatísticas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta