
Se pensavas que o naturismo era algo raro ou reservado a festivais alternativos, é hora de mudar essa ideia. Em Portugal, já existem nove praias oficialmente reconhecidas para a prática do naturismo, e o número continua a crescer — aos poucos, mas com consistência.
Sim, é legal, seguro e cada vez mais normal. Descobre agora quais são essas praias, o que diferencia naturismo de nudismo, se o topless é permitido e o que não podes mesmo fazer nestes espaços.
A primeira a receber aprovação foi a Praia da Bela Vista, na Costa da Caparica em 1995. Já a mais recente remonta a 30 de abril de 2019, com a Praia do Meco a fazer-se juntar a este grupo de praias específicas para tal.
Praias naturistas em Portugal: onde é legal o nudismo?

De norte a sul, Portugal já conta com 9 praias oficiais onde a prática do naturismo é permitida por lei. Essas praias estão devidamente sinalizadas e reconhecidas pela Federação Portuguesa de Naturismo (FPN).
Os dados são divulgados pela Federação Portuguesa de Naturismo, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1977.
Lista das 9 praias naturistas reconhecidas:
- Praia da Bela Vista, na Costa da Caparica, oficializada a 21 de fevereiro de 1995;
- Praia do Meco, em Sesimbra, oficializada a 28 de julho de 1995;
- Praia das Adegas, em Aljezur, oficializada a 19 de novembro de 2004;
- Praia do Salto, em Porto Covo, oficializada a 20 de agosto de 2002;
- Praia do Homem Nu, em Tavira, oficializada a 19 de novembro de 2004;
- Praia dos Alteirinhhos, em Odemira, oficializada a 21 de abril de 2008;
- Praia da Barreta, em Faro, oficializada a 28 de fevereiro de 2011;
- Praia da Adiça, na Fonte da Telha, oficializada a 26 de junho 2015;
- Praia do Malhão, em Vila Nova de Mil Fontes, oficializada a 30 de abril 2019.
Existe ainda uma lista de praias que são “toleráveis”, o que significa que não se estranha ver alguém sem qualquer peça de roupa porque existe o hábito, apesar de estas não terem o devido reconhecimento.
Ainda assim, em qualquer praia que não tenha licença oficial, importa que impere o bom senso, tendo sempre em atenção que há quem não seja a favor e possa acionar a Polícia Marítima.
Naturismo vs. Nudismo: qual a diferença?

De acordo com declarações expressas pela Federação Portuguesa de Naturismo no próprio portal, naturistas e nudistas “partilham, o gosto pela nudez social em liberdade (...), em particular junto da natureza e ar livre”.
No entanto: “o naturismo é muito mais do que nudismo”, defendeu a Presidente da Federação, Filipa Gouveia à comunicação social. Embora sejam ambos termos que na prática levam ao mesmo, há quem acredite que a principal diferença reside no próprio conceito.
- Naturismo é tido em conta como um estilo de vida em harmonia com a natureza, promovendo a saúde física e mental através da nudez social consciente, sobretudo ao ar livre;
- Nudismo refere-se sobretudo ao ato de estar nu por várias razões sejam elas conforto, liberdade ou protesto.
É legal fazer Topless em Portugal?

A resposta é sim. Ainda que recentemente em Albufeira tenha sido aprovado um novo Código de Conduta que proíbe a circulação em biquíni e tronco nu na via pública ou em esplanadas, certo é que não existe nenhuma lei que proíba o topless na praia.
O que não se pode fazer numa praia naturista?
Embora existam áreas marítimas onde é efetivamente legal o naturismo – depois de um processo burocrático cuja autorização compete às câmaras municipais – nem tudo é permitido.

Apesar da liberdade, existem regras claras:
- A prática de naturismo só é legal em zonas reconhecidas;
- O respeito pelo espaço e privacidade dos outros é fundamental;
- É proibido fotografar ou filmar pessoas sem o seu consentimento;
- Qualquer comportamento de teor sexual pode ser considerado crime de importunação;
A Lei nº 53/2010, publicada em Diário da República a propósito da prática de nudismo, esclarece que esta é legal, quando o naturismo é “utilizado como forma de desenvolvimento da saúde física e mental dos cidadãos, através da sua plena integração na natureza”.
Portugal é, discretamente, um dos países mais abertos à prática do naturismo — e há um número crescente de praias onde podes sentir-te livre, em contacto total com a natureza.
Se estás a pensar experimentar, começa por uma das praias oficiais. Quem sabe descobres uma nova forma de estar mais perto de ti mesmo e do mar.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta