Encontra imóveis à venda para uma vida mais sossegada, a preços acessíveis, desde 75 mil euros.
Comentários: 0
casa de luxo
idealista

Se andas à procura de uma mudança de ritmo, reunimos uma seleção de casas à venda a partir de 75 mil euros, em zonas interiores, rodeadas de natureza e mais sossegadas em comparação com as grandes cidades.

Entre vilas no Alentejo, paisagens de serra no interior ou lugares com forte espírito de comunidade, encontrarás aqui opções ideais para abrandar e viver com mais calma seja a tempo inteiro ou apenas durante a estação quente.

Quais são as características das casas para viver mais devagar?

jardim
idealista

Aqui se seguem aquelas que consideramos ser as características-chave para quem procura uma casa tranquila:

  1. Localização em zonas calmas: falamos de casas à venda situadas em vilas, pequenas cidades ou áreas rurais com baixa densidade populacional e pouco movimento;
  2. Proximidade à natureza: dúvidas não existem quando falamos em abrandar pensamos em paisagens naturais, riachos e montanhas nos arredores, onde até o chilrear dos pássaros ecoa de forma diferente;
  3. Tipologia compacta e funcional: a maioria das casas à venda ideais para viver devagar contam com 1 ou 2 quartos. Portanto, foram pensadas para casais, pequenas famílias ou para quem pretende viver sozinho;
  4. Arquitetura tradicional e acolhedora: são imóveis com traços rústicos e uma vincada identidade regional, prontos a habitar ou com potencial de reabilitação;
  5. Espaço exterior privativo: poderás contar com um quintal, horta ou jardim que te facultarão os momentos de lazer, cultivo e até a máxima liberdade para os teus animais.

Outro ponto a destacar nestes imóveis à venda é a combinação entre o preço acessível e o potencial de valorização. Por norma, são casas à venda por valores bastante convidativos, o que te permite investir com tranquilidade, seja para melhorares a tua qualidade de vida, seja para rentabilizar mais tarde, por exemplo, transformando o espaço numa casa de férias para turistas.

Como viver mais devagar durante o verão?

terraço
idealista

Para quem não consegue desligar, viver mais devagar durante o verão pode parecer impossível. No entanto, talvez esse seja um sinal de que precisas de fazer mudanças na tua vida. Esta estação convida naturalmente ao descanso, graças aos dias mais longos e uma luz suave ao início e ao fim do dia. Assim, surgirá o desejo de aproveitar o tempo em casa, saboreando cada momento. Podes por isso:

  • Criar uma zona de leitura: seja no jardim, varanda ou até num cantinho da sala junto à janela, basta colocar uma almofada grande no chão, uma manta leve e escolher um livro que te acompanhe nesta leitura sem pressas;
  • Refrescar-te: se não tens piscina, não faz mal. Uma mangueira no jardim podem ser o suficiente para te refrescares. Atira água aos pés, improvisa uma pequena cascata com os miúdos ou simplesmente molha os pulsos e a nuca. O importante é parar para sentir a água e respirar fundo;
  • Conhecer a vizinhança: aproveita o final do dia para partilhar conversas à sombra da bananeira, levar fruta fresca a quem vive sozinho ou combinar um café gelado no quintal. Viver devagar também é voltar a criar laços simples com quem está por perto.

Onde é que posso viver mais devagar em Portugal?

jardim moderno
idealista

Agora que sabes o que caracteriza uma vida mais tranquila, apresentamos os principais locais em Portugal onde muitos escolhem abrandar verdadeiramente nesta temporada. Estes destinos podem ser a tua nova casa ou uma segunda habitação perfeita para desfrutar das férias com calma.

Torres Novas, Santarém

É considerada uma das cidades mais seguras do país, graças aos seus baixos níveis de criminalidade. Combina na perfeição tranquilidade, natureza e uma boa oferta de serviços.

Alvito, Beja

Esta é uma vila alentejana muito calma, com poucos habitantes e um ambiente acolhedor. Ideal para quem procura um ritmo de vida mais lento e seguro.

Vila Real e Amarante, Vila Real

Estas cidades proporcionam qualidade de vida e segurança a preços razoáveis e oferecem ainda acessos próximos ao coração de Portugal. São perfeitas para quem quer natureza sem abrir mão de bons acessos.

Fundão e Idanha-a-Nova, Castelo Branco

Com baixa densidade populacional, oferecem uma vida simples e segura. São boas opções para famílias ou quem pretende teletrabalhar no interior do país e ter finalmente a sua casa.

Guarda e Sabugal, Guarda

jardim de casa
idealista

Situadas num dos distritos mais seguros de Portugal, respiram tranquilidade. As paisagens de serra e a ligação à natureza são os grandes atrativos.

Arganil, Coimbra

É uma vila rodeada por natureza, com imóveis baratos e ambiente pacato. A proximidade com Coimbra torna-a ainda mais apelativa, sobretudo para quem tem de fazer deslocações até à cidade depois do período de descanso.

Chamusca, Lisboa

Apesar da proximidade com a capital, mantém o espírito de vila e o custo de vida baixo. É ideal para quem quer fugir do stress da cidade.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta