José Alvalade com investimento de 50 milhões. Estreia da nova era leonina marcada para este domingo, em jogo frente ao Arouca.
Comentários: 0
Estádio José Alvalade
Getty images

O Estádio José Alvalade, em Lisboa, está prestes a entrar numa nova fase da sua história: o projeto Alvalade 2.0 trouxe uma ambiciosa renovação com intervenções destinadas a melhorar a experiência dos adeptos e modernizar a infraestrutura. O investimento do Sporting Clube de Portugal (SCP) ronda os 50 milhões de euros.

Realizado pelos estúdios internacionais FIA – Fenwick Iribarren Architects, em parceria com o atelier português Fragmentos, responsáveis pelo desenvolvimento técnico e acompanhamento da obra, o projeto redefiniu o vínculo entre o estádio, os adeptos e a cidade. De acordo com o jornal A Bola, a primeira fase da requalificação do estádio dos leões incluiu o fecho do fosso, a ampliação das bancadas, a colocação de um relvado híbrido, várias alterações no interior do estádio, novas zonas para sócios e adeptos.

Nestas primeiras fases de renovação do estádio localizado em pleno centro da capital portuguesa, o Sporting investiu cerca de 50 milhões de euros, segundo escreve o Correio da Manhã. O montante referido pelo jornal diário engloba, também, obras já realizadas anteriormente como a remoção dos azulejos na fachada do estádio, a substituição das cadeiras que passaram a ser todas verdes, novos torniquetes, uma rede wi-fi atualizada e melhorias nos balneários.

Estádio José Alvalade
Getty images

A próxima fase passa pela criação das novas filas na bancada, que implicam mais dois mil lugares e será feita ao longo da temporada 2025/26. Outras intervenções previstas no estádio de Alvalade passam pela construção de espaços de maior luxo (que vão ter impacto positivo na receita) e a instalação de um elevador panorâmico. 

O arquiteto sócio fundador do atelier Fragmentos reconheceu que “quando recebemos o convite da FIA (Fenwick Iribarren Architects) para assumirmos o papel de Local Architect na reabilitação do Estádio José Alvalade, sabíamos que seria um enorme desafio", detalhando que "neste caso, acrescia a dificuldade de partirmos de uma pré-existência com mais de 20 anos, que naturalmente condicionava a integração das novas exigências de uma infraestrutura desta dimensão tudo dentro de um prazo muito curto".

Apesar de tudo, Pedro Silva Lopes, considera que "tem sido uma experiência incrível – aprender, crescer, trocar ideias com equipas multidisciplinares e sentir o entusiasmo de todos os envolvidos neste processo que queremos que seja um marco na história do Clube".

Esta segunda-feira, o Sporting revelou que o jogo da segunda jornada da Liga portuguesa, frente ao Arouca, marcado para o próximo domingo, às 20h30, será realizado no Estádio José Alvalade já renovado. O clube partilhou ainda um vídeo que mostra as mudanças feitas no recinto do SCP localizado na capital portuguesa, junto à segunda circular e perto do aeroporto de Lisboa.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta