Criado em 2024, o IMT Jovem já permitiu isenções e reduções no imposto a milhares de compradores até aos 35 anos.
Comentários: 0
Jovens a comprar casa
Freepik
Lusa
Lusa

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, adiantou, esta quinta-feira, dia 25 de setembro de 2025, que até ao momento mais de 55 mil pessoas compraram casa beneficiando do IMT Jovem.

Este número foi avançado numa declaração aos jornalistas, sem direito a perguntas, durante a reunião de dia 25 de setembro de 2025, do Conselho de Ministros, em Lisboa, destinado a aprovar medidas para fazer face à crise da habitação.

O IMT Jovem começou a ser aplicado em agosto de 2024, tendo sido criada uma tabela deste imposto para os beneficiários da medida e que contempla quatro escalões, contemplando isenção total nas compras que se encaixem no 1.º destes escalões e a aplicação de uma taxa de 8% no valor que 'encaixa' no escalão seguinte.

Com a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) e a atualização dos escalões do IMT em 2,3%, o valor de transação que beneficia de isenção total ficou fixado nos 324.058 (subindo cerca de sete mil euros face ao valor em vigor em 2024), enquanto a parcela tributada a 8% avançou para 648.022 euros (contra 633.453 euros em 2024).

Para terem acesso a esta medida, que é atribuída de forma automática, os jovens não podem ter sido proprietários de imóveis nos três anos anteriores à compra da casa, sendo a idade limite (35 anos) aferida à data da escritura.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta