Portugal desceu no Índice Global de Qualidade de Vida da Numbeo. Em 2015 ocupava o 26.º lugar, mas em 2025 já não figura no top 30, segundo a Visual Capitalist. Em contra partida, Espanha registou um avanço no Índice Global de Qualidade de Vida elaborado pela Numbeo, situando-se no 18.º lugar a nível mundial em 2025, face ao 24.º lugar que ocupava há uma década, o que representa uma melhoria de seis posições, conforme revela esta imagem da Visual Capitalist.
O relatório, que avalia 30 países com base em dados sobre custo de vida, segurança, saúde, poluição e outras variáveis. Este progresso insere-se numa reconfiguração significativa do ranking, onde Luxemburgo e os Países Baixos lideram a lista, enquanto a Suíça, que era líder em 2015, desceu ao quinto lugar.
Outros países europeus, como a Estónia e a Lituânia, também registaram subidas notáveis. Este crescimento deve-se, em parte, ao sistema de saúde, às políticas de bem-estar social e a um ambiente seguro, que aumentaram a satisfação de vida entre a população.
Para poder comentar deves entrar na tua conta