O novo ano já começou e Guimarães aparece como destaque no lista dos 20 melhores destinos do mundo para visitar em 2026, elegidos pela BBC. Ao lado de cidades como Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos, Ishikawa no Japão, Santo Domingo na República Dominicana, entre outras, o berço de Portugal completa 25 anos da distinção como Património Mundial da UNESCO e o futuro título de Capital Verde Europeia.
A apenas 65 km do Porto, Guimarães passa surpreendentemente despercebida, apesar de ser considerada o berço de Portugal no século XII e a sua primeira capital. Segundo a BBC, o seu centro medieval, incrivelmente preservado, é um labirinto de praças e ruas empedradas, pontuado por grandes palácios e restaurantes com esplanadas, desde espaços premiados com estrelas Michelin até locais mais descontraídos e bares de cerveja artesanal.
A cidade pulsa com energia jovem e criativa, fruto de ser uma das mais antigas cidades universitárias de Portugal, com quase metade da população com menos de 30 anos. A cultura contemporânea convive naturalmente com as suas ruas medievais: galerias futuristas construídas para a Capital Europeia da Cultura de 2012 misturam-se com museus em antigos claustros e espaços “hipster” criados em velhas fábricas.
Em 2026, Guimarães celebra simultaneamente 25 anos como Património Mundial da UNESCO e o título de Capital Verde Europeia – um reconhecimento de duas décadas de trabalho em sustentabilidade espalhado por toda a cidade. Passeia pelos novos oásis verdes urbanos e por edifícios históricos reutilizados de forma criativa, ou percorre as margens de rios restaurados, ligados entre si por uma frota de autocarros elétricos. É, segundo a BBC, "uma das surpresas mais cativantes da Europa".
Que outros destinos destaca a BBC?
Além de Guimarães, a BBC destaca os seguintes destinos como os melhores para visitar em 2026:
- Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos;
- Argélia (Argel, Constantine, Timgad, Djémila e deserto do Saara);
- Vale do Colchagua, Chile;
- Ilhas Cook, Polinésia;
- Costa Rica (Península de Osa e áreas protegidas);
- Hébridas, Escócia;
- Ishikawa, Japão (Kanazawa e península de Noto);
- Ilhas Komodo, Indonésia;
- Loreto, Baixa California Sul, México;
- Montenegro (Baía de Kotor, Cetinje e interior montanhoso);
- Costa do Oregon, Estados Unidos;
- Oulu, Finlândia;
- Filadélfia, Estados Unidos;
- Phnom Penh, Camboja;
- Uluru, Austrália;
- Uruguai (Montevidéu, Colónia do Sacramento, Cabo Polónio);
- Samburu, Quénia;
- Santo Domingo, República Dominicana;
- Vale de Slocan, Canadá.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta