“Vamos ter uma linha para as cooperativas que tiveram tão bons resultados nos anos 80 e 90”, diz Gonçalo Regalado, presidente da instituição.
Comentários: 0
Cooperativas de habitação
Gonçalo Regalado, CEO do Banco Português de Fomento Créditos: imagem retirada do site do Banco Português de Fomento

O setor da habitação é uma das prioridades do Banco Português de Fomento (BPF). A garantia é dada pelo CEO da instituição estatal, Gonçalo Regalado, que centra atenções, por exemplo, no financiamento das cooperativas de habitação, funcionando como braço financeiro do Estado para potenciar a construção e reabilitação de habitação a custos acessíveis.

“Vamos ter uma linha para as câmaras municipais, para as estratégias locais de habitação; vamos ter uma linha para as Parcerias Público-Privadas (PPPs); vamos ter uma linha para as cooperativas que tiveram tão bons resultados nos anos 80 e 90 e que depois se descontinuaram. Portanto, cooperativas em que as instituições cooperativas de habitação se juntam, com o apoio ou não de promoção pública, e fazem a construção de habitação em regime cooperante”, disse Gonçalo Regalado, em declarações ao Jornal Económico. 

Segundo o CEO do BPF, a entidade pretende, na habitação, “apoiar os empresários que são promotores de construção de habitação”, em parceria com o Governo. “Hoje há estratégias locais de habitação de todos os municípios. Vamos pegar nos 308 municípios e vamos conceder-lhes garantias públicas para acelerarem a execução e terem financiamento mais competitivo e com uma maturidade mais longa. Portanto, vamos conceder garantias públicas para que as câmaras municipais possam implementar as suas estratégias locais de habitação. Este é o primeiro ponto”, explicou citado pela publicação

Gonçalo Regalado acrescenta, ainda, que o BPF vai “conceder garantias para que as PPPs de habitação possam ser ativadas”. E explica: “Isto é, há uma parceria pública entre uma instituição pública, uma câmara municipal, por exemplo, e um promotor privado em que o terreno é da Câmara Municipal que faz o licenciamento e há um promotor privado que faz a construção dedicada à Habitação Pública ou Privada. Pode ser das duas formas. Se for para a Habitação Pública a Câmara faz a gestão, se for para a Habitação Privada fica uma gestão mista em que na verdade há um modelo de arrendamento”.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta