Organizada pela Feira Internacional do Porto, a iniciativa recebe projetos de profissionais do design, arquitetura e artesanato.
Comentários: 0
inProjecta
InProjecta
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

O setor de mobiliário português, cujo volume de exportações em 2025 deverá voltar a superar os dois mil milhões de euros, voltará a estar em destaque na segunda edição da inProjecta – Furniture, Hotel and Interior Design, feira da Exponor direcionada para o setor de design de interiores e decoração, que se realizará entre os dias 26 a 28 de fevereiro.

Sob o tema “From Concept to Emotion”, esta iniciativa, organizada pela Feira Internacional do Porto, vai receber projetos de profissionais de design, arquitetura, artesanato, assim como estudantes que incorporem ADN de identidade portuguesa, adianta a organização do evento, em comunicado.

Na edição deste ano será reforçada a visibilidade de fabricantes e representantes de marcas da fileira casa que investem em produtos autênticos e em soluções personalizáveis. Estes são também os princípios que norteiam uma das iniciativas de maior destaque: o Prémio inProjecta Creative Call. O júri escolherá, entre os 10 projetos finais que estarão em exposição, o vencedor, um segundo lugar e/ou até um máximo de três menções honrosas de natureza não pecuniária.

inProjecta
InProjecta

O inProjecta Pop-up é outras das manifestações do certame, realizado fora das instalações da Exponor, na loja Vida Portuguesa. Esta iniciativa, que tem curadoria do designer André Teoman, contará com uma seleção de peças de algumas das empresas expositoras.

Relativamente ao ciclo de conferências, uma das palestras é proposta do consultor Roberto Cortez. Sob o tema “Como utilizar a IA no setor do mobiliário para aumentar as vendas online”, esta palestra incidirá sobre o impacto da inteligência artificial no setor. 

Destaque ainda para o seminário internacional da rede FITT-NESS (Fostering Innovation and the Twin Transition for iNclusive EnvironmentS and Smart Homes). Trata-se de um projeto europeu com empresários de quatro ecossistemas regionais de inovação no setor de mobiliário – Lombardia e Sicília (Itália), Múrcia (Espanha) e Norte de Portugal –, centrado na promoção de casas inteligentes, digitalizadas e mais ecológicas, assim como de ambientes inclusivos, amigos do idoso. Esta atividade é dinamizada pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA).

No ano passado, a primeira edição da feira contou com 60 empresas e a visita de quase quatro mil profissionais (arquitetos, designers de interiores, decoradores, especialistas da área hoteleira e armazenistas). A ambição da Exponor para este ano é superar os números da edição anterior.

InProjecta
InProjecta

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta