Evolução do top 20 das principais economias mundiais desde 1980

EUA mantiveram-se na liderança do ranking entre 1980 e 2025. Alemanha, Reino Unido e França são potências estáveis na Europa, com papel central no comércio global.
Economia mundial
Visual Capitalist
Flavio Di Stefano
Flavio Di Stefano

O panorama económico global mudou de forma radical. Enquanto alguns países mantiveram a sua posição dominante, outros passaram de uma relativa irrelevância para integrar o grupo das maiores economias do mundo. Uma infografia da Visual Capitalist traçou uma evolução das principais economias mundiais nos últimos 45 anos, entre 1980 e 2025, com dados do World Economic Outlook do FMI (outubro de 2025).

Segundo a publicação, os Estados Unidos mantiveram-se no primeiro lugar durante todo este período. Em 1980, o PIB americano rondava os 2,9 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual), em 2025, ultrapassou os 30 mil milhões (28 mil milhões de euros), muito à frente de qualquer outra economia.

Publicidade

A China foi a mudança mais impressionante. Em 1980, nem sequer estava entre as cinco maiores economias, com um PIB pouco acima dos 300 milhões de dólares (280 milhões de euros). Em 2010, superou o Japão e tornou-se a segunda economia mundial, atingindo quase 19,4 mil milhões de dólares (18 mil milhões de euros) em 2025, graças à industrialização rápida, às exportações, à urbanização e a investimentos massivos em infraestruturas.

O Japão liderou como segunda maior economia durante grande parte dos anos 80 e 90, alcançando o auge na metade dos anos 90. Porém, um crescimento mais lento e desafios demográficos fizeram-no cair para a quarta posição em 2025.

As principais economias europeias – Alemanha, Reino Unido e França – mantiveram-se no topo, com um crescimento mais constante do que a China, continuando a desempenhar um papel central no comércio e nas finanças globais.

Além da China, outros mercados emergentes subiram posições: a Índia entrou entre os cinco maiores em 2025, enquanto países como Indonésia, Turquia e Arábia Saudita ganharam relevância graças à expansão e diversificação económica. Por outro lado, economias que em 1980 ocupavam posições elevadas, como Itália e Argentina, perderam terreno face às economias de crescimento mais rápido.

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal