Portugal entre países da OCDE com subida real nos salários

Dados mostram que rendimentos do trabalho no país cresceram acima da inflação em 2025, gerando ganho efetivo de poder de compra.
Dinheiro
Freepik
Lusa
Lusa

Os salários antes de imposto sobre o rendimento aumentaram em 35 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), incluindo Portugal, entre 2024 e 2025, segundo os dados mais recentes divulgados pela organização internacional.

O salário médio aumentou em todos os países da OCDE entre 2024 e 2025 em termos nominais, e aumentou em 35 dos 38 países em termos reais, de acordo com o documento da organização, que especifica que o rendimento real após impostos para um trabalhador solteiro que ganha o salário médio aumentou em 28 países em termos reais durante o mesmo período.

Publicidade

Em Portugal, os salários nominais brutos aumentaram 4,9% no ano passado. Na OCDE, a variação anual destes salários em 2025 oscilou de 0,7% na Suíça a 39,8% na Turquia.

Impostos sobre o trabalho
Source: OECD (2026), Taxing Wages 2026

De forma geral, as variações nos níveis de salários nominais nos países da OCDE superaram a inflação, sendo que em Portugal a variação anual dos níveis de salários reais (antes do IRS e das contribuições para a Segurança Social) foi de 2,6%.

Foram 21 os países que registaram um crescimento salarial real de até dois pontos percentuais em 2025, enquanto outros 14 países apresentaram aumentos superiores a dois pontos percentuais.

"Em dez países da OCDE, o rendimento real após impostos de um trabalhador solteiro sem filhos que ganha o salário médio foi menor em 2025 do que em 2024, seja porque a taxa média de imposto aumentou ou permaneceu inalterada, enquanto o salário real antes dos impostos diminuiu, ou porque a taxa média de imposto aumentou mais do que o salário real antes dos impostos", indicou a organização.

Por outro lado, o salário real após impostos desse tipo de família aumentou em 28 países em 2025, incluindo Portugal.

A taxa média do imposto que incide sobre o rendimento do trabalho diminuiu ou permaneceu inalterada, enquanto o salário real antes dos impostos aumentou na Austrália, Bélgica, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Suécia e Estados Unidos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.