Famílias procuram casas à venda onde custam menos de 300 mil euros

Santarém é o distrito com mais municípios no top 50 da procura de habitação, tendo preços mais acessíveis, revela idealista.
Procurar casas para comprar
Magnific

Hoje, as famílias enfrentam o grande desafio de adquirir habitação sem que as despesas com a casa pesem demasiado no seu orçamento, de forma a manterem qualidade de vida. E é por isso que têm vindo a procurar casas nas periferias das grandes cidades, como Lisboa e Porto, onde o preço da habitação é menos elevado. Esta é uma tendência que se tem vindo a acentuar, já que 30 dos 50 municípios mais procurados para comprar casa em Portugal apresentam preços medianos inferiores a 300.000 euros, revelam os dados do segundo trimestre de 2026 do idealista. Santarém, com 14 municípios no top 50, é o distrito mais representado. O Alentejo e as Beiras concentram grande parte dos preços mais acessíveis.

Municípios junto a Lisboa lideram top 10 dos mais procurados para comprar casa

O município mais procurado para comprar casa em Portugal no segundo trimestre de 2026 é Sobral de Monte Agraço, no distrito de Lisboa, com um preço mediano de 404.362 euros. Seguem-se a Amadora (328.016 euros, 2.º lugar) e Odivelas (453.359 euros, 3.º lugar). O próprio município de Lisboa, com preço mediano de 699.727 euros, surge apenas em 17.º lugar, ultrapassado sobretudo por municípios com menor pressão de preços, mas maior expressão de procura.

Publicidade

O distrito de Lisboa coloca 12 municípios no top 50 da procura de habitação para comprar, mas a dispersão de preços é significativa. Oeiras (708.118 euros, 5.º lugar) e Sintra (566.476 euros, 13.º lugar) surgem entre os mais caros do ranking. Já Alenquer (277.000 euros, 9.º lugar) é o único município lisboeta onde comprar casa custa menos de 300.000 euros. A pressão da procura concentra-se na periferia norte e oeste da capital, onde os preços ainda ficam abaixo dos concelhos mais consolidados.

No caso do distrito do Porto, é preciso recuar até a 32.ª posição para encontrar o município mais procurado para comprar casa: Santo Tirso (371.414 euros). Além deste, estão ainda Valongo (312.825 euros, 44.º lugar) e Paredes (313.036, 48.º lugar). O próprio município da Invicta não aparece neste ranking. 

A ilha da Madeira também marca presença no top 50, com Santana no 28.º lugar (312.445 euros) e Porto Moniz no 50.º lugar (216.188 euros).

Acessibilidade da habitação em Santarém atrai famílias 

Com 14 municípios nos top 50 da procura de habitação, Santarém é o distrito mais representado no ranking e aquele com a fasquia de preços das casas mais acessível entre os concelhos com maior pressão de procura.

Os municípios do Ribatejo e do Médio Tejo têm uma presença particularmente forte:

  • Almeirim surge em 4.º lugar (244.603 euros);
  • Constância em 10.º lugar (212.181 euros);
  • Sardoal na 11.º posição (138.235 euros);
  • Cartaxo na 12.º posição (290.236 euros). 

A forte presença destes concelhos no ranking indica que o corredor Lisboa-Santarém representa uma alternativa consolidada para compradores que procuram preços das casas mais acessíveis do que os praticados na capital e na sua periferia imediata.

Casas à venda em Santarém
Vítor Oliveira | Flickr | Creative Commons

Interior tem casas à venda abaixo dos 200.000 euros

Em 13 municípios do ranking da procura de casas à venda, o preço mediano fica abaixo dos 200.000 euros, estando todos localizados no interior do país. Portalegre é o distrito com mais representatividade neste grupo: Nisa (80.856 euros, 34.º lugar), Alter do Chão (91.096 euros, 21.º lugar), Monforte (112.657 euros, 27.º lugar), Elvas (138.759 euros, 31.º lugar) e Avis (169.323 euros, 35.º lugar). 

O município mais acessível do ranking é Barrancos, no distrito de Beja, com preço mediano de 55.000 euros, mostram os dados do idealista.

Esta presença do interior profundo no ranking de procura de casa, com concelhos do Alentejo, Beiras e Trás-os-Montes entre os mais procurados, é um sinal de que a procura de compra residencial se está a alargar geograficamente, com compradores a explorar mercados fora das áreas metropolitanas tradicionais. 

Municípios com casas mais caras entre os mais procurados

Apenas quatro municípios do top 50 da procura registaram preços medianos das casas à venda acima dos 500.000 euros:

  •  Oeiras (708.118 euros, 5.º lugar);
  •  Lisboa (699.727 euros, 17.º lugar);
  • Sintra (566.476 euros, 13.º lugar);
  • Almada (548.488 euros, 23.º lugar). 

Todos pertencem à Área Metropolitana de Lisboa. A sua posição no ranking confirma que os preços mais elevados não correspondem necessariamente à maior procura proporcional — Oeiras, o mais caro, surge apenas em 5.º lugar, sendo ultrapassado por municípios com preços consideravelmente mais baixos.

Casas para comprar em Portugal
Foto de Stephan Leuzinger no Pexels

Metodologia

Calculámos o ranking dos 50 municípios mais procurados para comprar casa durante o segundo trimestre de 2026, entre os que apresentaram uma oferta igual ou superior a 500 anúncios de venda residencial no idealista (o marketplace imobiliário do sul da Europa). Foram também analisados os preços medianos dos 50 municípios mais procurados para comprar casa em Portugal.

Utilizando os dados de comportamento dos utilizadores do idealista, recolhemos o indicador de pressão da procura relativa sobre a oferta. Este indicador baseia-se no número de leads (contactos por email, apresentação de ofertas e imóveis guardados em favoritos) recebidos por anúncio publicado no idealista. Os preços correspondem ao valor mediano dos anúncios de venda residencial publicados no idealista, por zona e período temporal em análise, após exclusão de valores anómalos.

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.