Construtoras do Grupo Lena põem CGD em tribunal: valor da ação supera 258 milhões de euros
As construtoras Always Special e Lena SGPS, detidas pela família Barroca Rodrigues, avançaram com uma ação no tribunal de Lisboa contra a Caixa Geral de Depósitos (CGD) no valor de 258 milhões de euros. De recordar que, soube-se recentemente, o Grupo Lena foi extinto com a fusão das construtoras Lena SGPS e Lena Engenharia Construção na já referida Always Special.
Grupo Lena foi extinto e dívidas das construtoras passam para a esfera da Always Special
O Grupo Lena foi extinto com a fusão das construtoras Lena SGPS e Lena Engenharia Construção na também construtora Always Special. Construtoras essas da família Barroca Rodrigues que surgiram há dois anos na lista dos grandes devedores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), com dívidas na ordem dos 90 milhões de euros, segundo a auditoria da EY. Na sequência desta fusão, a Always Special passa a ser responsável pelos ativos e passivos das duas sociedades.
Hotéis do grupo Lena com PER aprovado para negociar dívida de 38,8 milhões
Os hotéis do grupo Lena, presentes no setor com a marca Eurosol, conseguiram a aprovação do seu Processo Especial de Revitalização (PER) para negociar a dívida de quase 40 milhões de euros. O acordo entre os credores – o Novo Banco é o maioritário – e a Lena Hotéis e Turismo, no âmbito do PER, foi homologado pelo tribunal de Leiria dia 13 de outubro.
Ministério Público investiga barragens da EDP construídas pela Odebrecht e pelo grupo Lena
O Ministério Público está a investigar a construção da barragem do Baixo Sabor, aprovada pelo Governo de José Sócrates.
Grupo Lena ganhou jackpot de 140 milhões com Parque Escolar com PS no poder
O programa de modernização das escolas secundárias foi a verdadeira galinha dos ovos de ouro para o Grupo Lena. A construtora encaixou mais de 140 milhões com projetos da Parque Escolar, que sustentam agora parte dos indícios de corrupção invocados pela Justiça para deter o administrador Joaquim Barroca e o ex-primeiro-ministro José Sócrates.
Operação Marquês: o luxo de estar preso numa mansão em Leiria que vale um milhão de euros...
O administrador (e filho do fundador) do Grupo Lena, Joaquim Barroca, detido no âmbito da Operação Marquês ficou a cumprir prisão domiciliária. Está alojado na Quinta de Santa Helena, em Leiria, uma propriedade de luxo avaliada pelo setor imobiliário em um milhão de euros.
Operação Marquês: detido filho do fundador do Grupo Lena
Outro suspeito foi apanhado no âmbito da Operação Marquês, que levou à detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates, indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Hoje foi a vez de ser detido um administrador do Grupo Lena, Joaquim Barroca - um dos principais acionistas e filho do fundador da construtora.
Grupo Lena constrói cidade na capital da Venezuela com 50 mil casas
O Grupo Lena está a ser responsável pela construção de uma nova cidade na Venezuela. A construtora portuguesa ganhou um contrato milionário para erguer 50 mil casas no município de Ocumare, a 60 quilómetros de Caracas, a capital do país.
Sócrates: Ligações de ex-primeiro ministro com construtora brasileira Odebrecht investigadas
O procurador Rosário Teixeira e a equipa da Autoridade Tributária que lideram a investigação da Operação Marquês estão a investigar as relações do ex-primeiro-ministro José Sócrates com a construtora brasileira Odebrecht, ligada a Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil.
Construção: Grupo Lena garante que "só" pagou 3,3 milhões a amigo de Sócrates
O Grupo Lena perante as suspeitas públicas de que tem 23 milhões de euros depositados na Suíça em nome de Carlos Santos Silva, veio garantir que apenas pagou serviços a empresas detidas pelo amigo de Sócrates no valor de 3.287.600 euros. O grupo de construção civil e obras públicas garante, em comunicado, que este foi o valor exato pago entre 2005 e 2010.
Caso Sócrates: Justiça investiga contratos de obras a empresas ligadas a Carlos Santos Silva
Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro José Sócrates – ambos encontram-se em prisão preventiva por fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção –, terá beneficiado de favorecimentos na adjudicação de obras a empresas às quais estava ou esteve ligado: a Proengel e o Grupo Lena.
Grupo Lena quer entrar em bolsa até 2018
O Grupo Lena apresentou recentemente aos seus colaboradores o plano estratégico para os próximos tempos. Um dos principais objetivos passa pela entrada em bolsa. Ou seja, até 2018 uma das participadas do grupo deverá estar cotada em bolsa.
Grupo Lena vai construir 200 mil casas
O Grupo Lena assina esta sexta-feira (dia 11), na Porto Business School, um protocolo de cooperação internacional com 20 empresas portuguesas de engenharia e construção. Em causa está um projeto que visa a construção de 200 mil casas nos seis países em que a construtora está presente ou em mercados que venha a entrar no futuro, nomeadamente em África ou na América do Sul.
construção: lena perdeu 32% de trabalhadores em 2012
no ano passado, a lena engenharia e construções reduziu 32% o número de trabalhadores. ou seja, no final de 2011, a empresa empregava 856 colaboradores enquanto no final de 2012 contava com 576 (menos 280 trabalhadores). “de 2011 para 2012 ocorreu um decréscimo de 32% na estrutura da empresa.
mais de metade da facturação do grupo lena foi conseguida no exterior
o grupo lena fechou o ano de 2012 com um volume de negócios que, pela primeira vez, foi alcançado maioritariamente no exterior, como consequência de um processo de internacionalização que se iniciou há cerca de 15 anos.
Venezuela: grupo lena visto como exemplo na construção de casas pré-fabricadas
O Cônsul-Geral de Portugal em Caracas, Paulo Santos, revelou que as autoridades venezuelanas vêm o Grupo Lena como um exemplo a seguir no que diz respeito à construção de casas pré-fabricadas. “É tema obrigatório praticamente em todas as conversas que vou tendo com as autoridades venezuelanas.
grupo lena inaugura mais uma fábrica na venezuela
o grupo lena inaugurou em ocumare del tuy, venezuela, a segunda fábrica de pré-fabricados para habitação. em comunicado, a empresa anunciou que a unidade tem uma capacidade instalada para a construção de 14 edifícios por mês.
construção: crise, desemprego e falências – resumo 2012
a construção é seguramente um dos sectores mais afectados pela crise. à semelhança do que aconteceu no ano passado, 2012 trouxe muitas falências e muito desemprego, sendo que apenas parecem escapar a este flagelo os grandes grupos, as grandes construtoras.
grupo lena constrói 20 mil casas na argélia em cinco anos
o grupo lena, em parceria com uma empresa do estado argelino, a indjab, vai construir 20 mil casas no país do norte de áfrica nos próximos cinco anos.
habitação social: fábrica portuguesa de painéis pré-fabricados inaugurada na venezuela
foi inaugurada na venezuela, este domingo, a primeira de duas fábricas de painéis pré-fabricados para a construção de moradias sociais, construída pelo grupo português lena. a iniciativa permitirá construir 14 casas por dia.
construtoras portuguesas na corrida por 70 mil moradias na venezuela
o grupo lena, a visabeira e a teixeira duarte estarão na corrida para novos contratos de construção de 70 mil vivendas para a classe média-alta que o governo venezuelano quer edificar.
grupo lena negoceia injecção de capital para reestruturação de abrantina
o grupo lena continua em negociações com a banca nacional para chegar a um acordo que permita injectar novo capital na participada abrantina e permitir a reestruturação desta construtora.
crise obriga grupo lena a suspender plano de reestruturação
a crise no sector da construção parece não ter fim à vista, estando inclusive a acentuar-se, devido às dificuldades de financiamento junto da banca.
construção de 12.500 casas na venezuela ainda não arrancou
a construção de 12.500 casas na venezuela, acordada em outubro aquando da visita do presidente hugo chávez a portugal, ainda não arrancou. na altura, o chefe de estado venezuelano assinou vários acordos e memorandos de entendimento.