Notícias sobre o turismo em Portugal. O setor turístico português está a crescer muito mais do que a média europeia e é um dos principais potenciadores da economia do país. Se lhe interessa pode ver as casas para férias disponíveis para arrendar no idealista.

 

Novo empreendimento nos Açores une turismo e tradição equestre

A Ilha de São Miguel, nos Açores, prepara-se para inaugurar, neste mês de outubro, o seu novo empreendimento turístico de quatro estrelas. Situado em Ponta Delgada, o Lusitano Garden Villas já está em ‘soft-opening’ desde março e combina a atividade equestre com experiências turísticas exclusivas.
Museu Nacional da Arte Antiga

Obras do PRR fecham museu em Lisboa sem data de regresso

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, vai encerrar ao público a 29 de setembro no âmbito de obras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sem data prevista de reabertura, anunciou esta segunda-feira, dia 22 de setembro de 2025, aquela entidade, em comunicado.
Ponte pedonal Foz d'Égua

Arganil aposta no turismo com ponte pedonal metálica em Foz d’Égua

Na aldeia de Foz d’Égua, no concelho de Arganil, foi inaugurada, no dia 30 de julho de 2025, uma nova ponte metálica pedonal suspensa que se tornou na grande atração da zona. Com 58 metros de comprimento e mais de 20 metros de altura, a ponte oferece uma vista sobre a praia fluvial recentemente requalificada, valorizando ainda mais este ponto turístico e natural da região centro de Portugal.
Hotel e casas no Centro Cultural de Belém

Alves Ribeiro assina contrato para construir hotel e casas no CCB

O Grupo Alves Ribeiro vai assinar contrato esta terça-feira, dia 15 de julho, para construir um hotel de luxo, apartamentos turísticos e lojas no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, com a abertura prevista para julho de 2029.O grupo foi o vencedor do concurso internacional para a construção d

Casagrand Lisboa traz 13 apartamentos turísticos de luxo a Alfama

Chama-se Casagrand Lisboa e é um projeto de luxo pensado para famílias e grupos que valorizam conforto, exclusividade e uma verdadeira imersão na cultura local, estando localizado no coração de Alfama, um dos bairros mais autênticos e históricos da capital. Sai do papel após um investimento de cerca de 22,5 milhões de euros do Grupo Aspasios, com presença em Barcelona, Madrid e Porto, e da portuguesa Pujolinvest, que passam também a deter, assim, uma unidade turística em Lisboa.

Alojamento Local em alta: GuestReady adquire empresa nos Açores

A GuestReady, que foi fundada em 2016 e gere arrendamentos de curto e médio prazo em sete países e dezenas de cidades, como Paris, Londres, Lisboa, Madrid ou Dubai, anunciou esta quarta-feira (4 de junho de 2025) que adquiriu o portefólio e as operações da Azores Casa, que tem uma ação sólida e reconhecida no segmento do Alojamento Local (AL) nas ilhas onde já opera há mais de 10 anos.
Turismo em Portugal

Turismo atrai investimento - mas oferta de hotéis à venda caiu 28%

Há cada vez mais turistas a visitar Portugal ano após ano, uma tendência que tem dado força à aposta em novas unidades hoteleiras. Aliás, a hotelaria tem sido mesmo um dos setores que tem dado mais impulso ao investimento imobiliário comercial no nosso país. Esta elevada procura acabou por reduzir em 28% a oferta de imóveis com licença turística à venda em Portugal no último ano, revelam os dados do idealista, editor desta newsletter. Foi nos distritos do Porto, Setúbal e Lisboa onde se observou uma maior descida do número de estabelecimentos turísticos disponíveis para venda.
Arrendar casas a turistas

Arrendar casas a turistas fora do AL: como funciona a regra especial?

Os proprietários que querem colocar uma casa para arrendar podem fazê-lo por diferentes períodos, sendo o prazo mínimo de um ano. Mas também há um regime especial que permite arrendar casas por menos de 12 meses, nomeadamente para fins turísticos. Esta é mesmo uma forma de os senhorios arrendarem as casas a turistas fora do regime legal do Alojamento Local (AL). Mas também há regras e tudo deverá ficar claro no contrato de arrendamento. Explicamos como funciona este regime especial de arrendamento para turistas neste artigo preparado pelo idealista/news com fundamento legal.
Alojamento local e negócios turísticos

AL em Lisboa e no Porto atrai criação de negócios para turistas

É em Lisboa e no Porto, onde há maior concentração de estabelecimentos de Alojamento Local (AL), somando um total de 29 mil registos. Um novo estudo mostra agora que a maior densidade de AL tende a atrair novos negócios orientados para turistas, como restaurantes e bares. E ajuda os pequenos retalhistas na área da alimentação a manter a sua atividade.
Casas turísticas no Porto

Aparthotel com 58 casas turísticas vai abrir no Porto em 2026

O alojamento alternativo de curta e média duração está a ganhar força em Portugal. Será no Porto que vai abrir um novo aparthotel com 58 casas turísticas em 2026, após um investimento de 12 milhões de euros. Esta nova unidade hoteleira vai ser gerida pelo Líbere Hospitality Group, que conclui assim, o seu segundo investimento na cidade Invicta e o terceiro em Portugal.
Alojamento local em Portugal

Licenças de AL deixam de caducar a cada 5 anos – e setor aplaude

O Alojamento Local (AL) terá novas regras a partir de 1 de novembro, depois de o Governo da AD ter publicado um diploma que vem dar mais poderes aos municípios para regular e fiscalizar esta atividade turística e ainda revogar várias medidas do Mais Habitação. Assim, as licenças de AL deixam de ter prazo de validade de 5 anos e passam a ser transmissíveis. E os condomínios deixam de aprovar os novos registos de AL. As associações do setor já estão a reagir a estas novidades e a aplaudir as medidas, que podiam ter ido mais longe.
Alojamento local em Portugal

AL está em “ponto de viragem” – mas “correu o risco de não estar aqui”

O Alojamento Local (AL) atravessou um “momento difícil” no último ano e meio, marcado por várias medidas penalizadoras da atividade, desde a taxa extraordinária à suspensão de licenças, que nasceram com o Mais Habitação do antigo Governo de Costa. Nesse processo “penoso”, houve o “risco real de parte considerável do segmento não estar aqui”, admitiu o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP). Mas, agora, o setor do AL está a passar por um “ponto de viragem”, depois de estas medidas terem sido revogadas pelo atual Governo de Montenegro, assinalou Eduardo Miranda no I Congresso Nacional da ALEP, que decorre esta terça-feira, dia 1 de outubro, na Alfândega do Porto.