
Casa própria Vs casa arrendada: onde se sentem mais alegres as pessoas?
Será que viver numa casa própria ou arrendada faz diferença na forma como nos sentimos? Dados de um estudo da IKEA indicam que 61% das pessoas com casa própria (proprietários) afirmam sentir alegria com mais frequência, um valor superior aos 53% dos que vivem em casa arrendada (inquilinos). “Seja numa casa própria ou arrendada, o importante é que o espaço reflita quem somos e nos ajude a viver melhor todos os dias”, afirma Ruben Frank, Home Furnishing and Retail Design Manager da IKEA Portugal.

Maioria das famílias na UE vive em casa própria - em Portugal há mais
A maioria das pessoas na União Europeia (UE) vive em casa própria (69,1%) e apenas 30,9% arrendam a habitação, com Portugal acima da média de proprietários (77,8%) segundo dados relativos a 2022, divulgados pelo Eurostat na sexta-feira (dia 30 de novembro).
Entre os Estados-membros, a Roménia (94,8

Proibição da penhora de casa própria chumbada pelo PS e partidos de direita
Os projetos de lei do PCP e do BE para proibir a penhora ou execução da hipoteca de habitação própria foram chumbados sexta-feira (28 de fevereiro de 2020) no Parlamento, com votos contra de PS, PSD, CDS, Iniciativa Liberal e Chega. Já PCP, BE, PAN, PEV e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.

Reformados admitem vender casas próprias para enfrentar gastos
A esmagadora maioria dos reformados não considera adequado o valor que aufere mensalmente e admite vender a casa própria, caso necessite de liquidez extra durante a da reforma. Entre os que têm casa arrendada, gastam em média 189,3 euros com a renda.

Como é a casa ideal dos portugueses? Tudo sobre as tendências do mercado de habitação
Um investimento no futuro, a possibilidade de criar um lar, “porque arrendar não compensa e é um desperdício de dinheiro” ou porque é preciso “deixar alguma coisa aos filhos”. A maioria dos portugueses (89,7%) continua a sonhar em ter casa própria e estes são alguns dos argumentos. E qual seria a casa ideal? Contamos-te tudo sobre as tendências atuais do mercado imobiliário, a partir das conclusões do I Observatório do Mercado da Habitação em Portugal da Century 21.

Fim do mito de que Portugal é um país de casas próprias: 16 países europeus estão à frente
Contra todos os prognósticos, Portugal não está entre os países com maior percentagem de residências em propriedade na UE. A repetida mensagem de que somos um país de compradores parece chegar ao fim: de todo o parque imobiliário de habitação, 74,8% são casas próprias, contra os 96,4% na Roménia ou os 90,5% na Croácia. Dos 28 países da UE, Portugal está no meio da tabela, situando-se no 17º lugar do ranking.
IRS: o que fazer para que não percas as deduções da casa (seja própria ou arrendada)
A declaração de IRS de 2015, cujo prazo decorre agora para a maioria dos contribuintes tem um truque para poderes beneficiar das deduções da casa, tanto para proprietários como para inquilinos. O anexo H está escondido e o valor desta dedução tem de ser inserido manualmente, com a respetiva identificação do imóvel. Caso contrário, arriscas-te a perder este dinheiro.

Primeira casa: comprar ou arrendar?
Queres sair de casa dos teus pais e estás na dúvida entre comprar ou arrendar casa? Compreendemos o teu dilema, afinal está é uma escolha que vai ter grande influência na tua vida. Mostramos-te nove fatores-chave que vão ajudar-te a decidir.

Nobel da Economia diz que ter casa própria limita sociedade inovadora
Comprar ou arrendar casa? Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem? Portugal, por exemplo, é um País de proprietários, apesar de o mercado de arrendamento estar a ganhar força. Mas não é assim em todo o lado. Veja-se o caso do Nobel da Economia Edmund Phelps, que tem 80 anos e vive num apartamento arrendado. “[O culto da propriedade de uma casa] não favorece a inovação”, explicou.

Portugal, um país de “eternos” proprietários
O mercado de arrendamento está a ganhar adeptos em Portugal, um país onde a “cultura do proprietário” está bem vincada. Esta é, no entanto, uma tendência que pode a mudar, até porque assiste-se a uma diminuição dos pedidos de crédito à habitação.
Casas inteligentes chegam ao mercado dentro de 15 anos
Quando será possível comprar uma casa verdadeiramente inteligente, ou seja, com um sistema doméstico autónomo e com aplicações próprias?

portugueses optam por entregar a casa ao banco
a crise está a obrigar cada vez mais portugueses a ter de entregar a casa ao banco. se até há pouco tempo as pessoas mostravam-se reticentes em fazê-lo, tentando a todo o custo manter a habitação, agora a tendência parece estar a inverter-se.

venderam-se menos 2.500 casas por mês no ano passado
em 2011, registaram-se 17.262 actos de compra e venda de imóveis por mês, um número que desceu bastante no ano passado, para 14.798. quer isto dizer que os portugueses estão a comprar menos casas.




há mais 45% de alojamentos que famílias no país (gráficos)
há muito mais alojamentos em portugal que famílias.

casas próprias de valor superior a 189 mil euros contam como rendimentos
as casas próprias de valor superior a 188,6 mil euros passarão a contar como rendimentos, sendo que, até agora, tal situação só se verificava com imóveis de valor superior a 215,5 mil euros.

arrendamento é mais usual nas famílias mais pobres
os portugueses continuam renitentes quanto à possibilidade de arrendar casa, havendo muitos que preferem ter casa própria, mesmo os que têm menos disponibilidade financeira.

crise obriga famílias a arrendarem a casa nas férias
muitas famílias mostram disponibilidade para sair das casas onde habitam e para viver com familiares por algumas semanas com o objectivo de arrendar os imóveis durante as férias.

divórcios levam bancos a subir spreads no crédito à habitação (vídeo)
a banca está a aproveitar os casos de divórcio para renegociar o contrato do crédito à habitação com os portugueses que se separam, subindo deste modo o spread cobrado.

isenção de imi termina mais cedo e dedução no irs será reduzida
os proprietários de imóveis que beneficiam de uma isenção automática de imposto municipal sobre imóveis (imi) de dez, oito ou quatro anos vão ter de começar a pagar imposto mais cedo.

penhoras e despejos fazem disparar pedidos de habitação social
durante anos o perfil de quem batia à porta das câmaras municipais a pedir uma habitação social não variou. eram famílias pobres e muito pobres, a viver em barracas, em bairros clandestinos.
casa pronta cresce mais de 60% em 2010
entre janeiro e novembro do ano passado foram registados mais de 100 mil procedimentos no âmbito do serviço casa pronta, o que corresponde a um crescimento de 63,7% face aos 11 primeiros meses de 2009.