
Donos do Terra Nostra investem 7,55 milhões no Convento de Alpendurada
O grupo Bensaude, detentor do Terra Nostra nos Açores, adquiriu o Convento de Alpendurada, em Marco de Canaveses, por 7,55 milhões de euros. Trata-se de um investimento de peso no continente, duas décadas depois da entrada em Lisboa com o Hotel Açores. Jorge Aguiar, administrador da Bensaude Turismo afirma que a prioridade passa por recuperar o património e devolver-lhe o nome original: Mosteiro de Alpendurada.

Riqueza das famílias cresce à “boleia” do imobiliário – mas menos
Boa parte (cerca de metade) da riqueza das famílias portugueses está alocada no património imobiliário, ou seja, nas casas que as pessoas possuem. Em 2024, o aumento do património não financeiro (ou seja, a habitação) foi de 4% face ao ano anterior para um total de 505.701 milhões de euros. Um crescimento homólogo, no entanto, inferior ao verificado em anos anteriores.

Évora é Capital Europeia da Cultura 2027 - e vai recuperar património
A Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora 2027 vai poder aplicar na recuperação de património 25 milhões de euros, oriundos da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou o Governo, esta segunda-feira, dia 31 de março.Este reforço de verbas para a CEC Évora 2027 foi divulgado

Castelos, piscinas e sinagoga na lista de património europeu em risco
Uma sinagoga na Polónia, um complexo de piscinas na Suécia e um mosteiro medieval na Arménia estão entre os sete monumentos e sítios europeus mais ameaçados em 2025, foi anunciado esta terça-feira, dia 18 de março.A lista foi divulgada esta terça-feira pela organização Europa Nostra e pelo Instituto

Habitação pesa mais de metade no património dos portugueses
A casa continua a ser o maior ativo das famílias portuguesas, pensado 55% no seu património líquido no primeiro trimestre de 2024, o valor mais alto de desde que há registos contabilizados pelo Banco Central Europeu (BCE). O facto de a maioria das famílias possuírem habitação própria e o aumento dos preços das casas ajuda a explicar estes números.

Palácio da Independência está a ser reabilitado – e vai ser museu
As obras de reabilitação do Palácio da Independência, em Lisboa, arrancaram este ano, apesar do projeto de arquiretura ter começado a ser desenhado em 2016. A ideia é tornar este palácio, classificado como Monumento Nacional, no novo Museu da Independência, que vai contar com um centro de interpretação moderno de momentos importantes da História de Portugal.

Portugal tem 4.600 imóveis de património cultural classificado
Portugal contava em 2022 com mais de 4.600 imóveis de património cultural classificado, espalhados por todo o território nacional, com exceção de cinco municípios, revelou o "Atlas Artístico e Cultural de Portugal", que foi apresentado dia 27 de setembro de 2024, em Lisboa.

Itália endurece impostos sobre património que podem afetar imobiliário
O Governo de Itália aprovou o aumento do valor da taxa fixa com que tributa os rendimentos no estrangeiro das pessoas singulares que transferem a sua residência fiscal para o país transalpino.

Portugueses refugiam-se na habitação: riqueza quase duplica em 10 anos
O imobiliário é considerado um refúgio financeiro para investidores e famílias, sobretudo, em tempos de crise.

Agravar impostos sobre imóveis mais caros? Governo admite mexidas
O Governo pondera estudar propostas que visam agravar os impostos sobre a compra de habitações de elevado valor, no sentido de travar a fuga de casas para grandes fundos e a especulação imobiliária. A possibilidade foi avançada pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, no Parlamento.

Burgos lança crowdfunding para salvar património histórico
Poderia perfeitamente ser o enredo de um filme 'blockbuster': uma povoação quase desabitada vê, como resultado da passagem do tempo, um dos seus edifícios históricos e mais emblemáticos deteriorar-se sem que ninguém faça nada.

Felicidade, talento e cultura no Norte: assim nasce o Lionesa Group
Bem a norte de Portugal, há um centro de escritórios bem conhecido, o Lionesa Bussiness Hub. E, agora, a Lionesa vai apresentar-se pela primeira vez enquanto grupo empresarial, com um posicionamento “centrado na felicidade”. Mas não só: a sua estratégia passa por acrescentar talento, cultura, património e arte à região Norte, tornando-a num “território mais feliz para se viver”.

Paço Real de Caxias à procura de novo investidor
O Paço Real de Caxias, um edifício público do século XVII em Oeiras classificado como imóvel de interesse público, está novamente à procura de um investidor para ser requalificado como estabelecimento hoteleiro.

Quinta dos Condes de Carnide agora é Monumento de Interesse Público
A Quinta dos Condes de Carnide, incluindo o palácio, o jardim, a mata, as dependências agrícolas e o respetivo património móvel, em Lisboa, foi classificada como Monumento de Interesse Público. Fundada em finais do século XVII, este imóvel é considerado um testemunho das antigas quintas dos arr

Qual o membro do Governo que tem mais casas? E quem é o mais rico?
Apesar da atual desconfiança dos proprietários quanto às medidas do Governo quanto ao setor, António Costa sempre foi dando sinais de acreditar no imobiliário. Desde os tempos em que era presidente da Câmara de Lisboa, até agora que ocupa o lugar de primeiro-ministro, pela segunda vez.

Imóveis do Estado fintam a pandemia e valorizam
O mercado imobiliário tem-se mostrado resiliente à passagem da pandemia da Covid-19. E o negócio imobiliário do Estado português, depois de ter sentido os seus efeitos em 2020, conseguiu iniciar a rota de recuperação em 2021.

Russos a viver em Portugal sem elevado património ou rendimentos altos
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem uma Unidade de Grandes Contribuintes (UGC) que está encarregue de acompanhar a situação tributária dos cidadãos que possuem elevados rendimentos em Portugal, tenham um património avultado ou manifestem sinais de grandes fortunas no exterior.

Baía do Tejo na Rota Europeia de Património Industrial
A Baía do Tejo, na margem sul do rio, tornou-se membro efetivo da Rota Europeia do Património Industrial.

UNESCO exige proteção do património cultural da Ucrânia
À luz da escalada devastadora de violência na Ucrânia, na sequência da invasão russa, a UNESCO mostra-se “profundamente preocupada” com os acontecimentos neste país e diz estar a trabalhar para avaliar os danos nas esferas da sua competência, nomeadamente educação, cultura, património e informação,

Lisbonweek’22: "conhecer espaços nunca antes vistos" em Marvila
Já há novidades sobre a 7ª edição da Lisbonweek (LW’22). Este ano o palco escolhido foi o bairro de Marvila e o programa cultural deverá arrancar no próximo dia 1 de maio, o Dia do Trabalhador, uma data que vai ao encontro do tema de reflexão desta edição: “O Trabalho”. Além das exposições, visitas guiadas e conferências que vão decorrer durante todos os fins de semana de maio, esta edição conta ainda com o “Programa de Residências LW’22” que convida jovens artistas a participar. E as inscrições já estão abertas.

Hasta pública de edifício histórico no Funchal ficou deserta
O Governo da Madeira indicou esta segunda-feira (7 de fevereiro de 2022) ter excluído a única proposta de aquisição do edifício Golden Gate, apresentada em hasta pública, por ser inferior à base de licitação, que é cerca de sete milhões de euros.

Celorico de Basto: três estações ferroviárias em ruínas reabilitadas
A Câmara de Celorico de Basto está a recuperar antigas estações ferroviárias, encerradas em 1990, que estavam em ruína, incluindo a reabilitação de painéis de azulejos, a pensar no turismo, disse esta quinta-feira (3 de fevereiro de 2022) o presidente do município.

Torre dos Figos será o novo polo cultural e turístico de Lamego
A Torre dos Figos, situada no Bairro do Castelo de Lamego, vai ser transformada num novo polo de dinamização cultural e turística da cidade, anunciou a autarquia.

Livraria Lello no Porto reclassificada como monumento nacional
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) pretende classificar a Livraria Lello e Irmão, no Porto, como monumento nacional, decorrendo por 30 dias úteis um período de discussão pública, segundo anúncio publicado em Diário da República (DR).De acordo com a publicação em DR, o diretor-geral d

Museu Nacional de Arqueologia será remodelado – obras custam 24,5 milhões
O Museu Nacional de Arqueologia (MNA), em Lisboa, ficará encerrado até 2025 para uma “profunda remodelação”, que custará 24,5 milhões de euros, provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou esta quarta-feira (22 de dezembro de 2021) a direção. Numa apresentação pública da requalificação do museu, no Mosteiro dos Jerónimos, onde está localizado, o diretor, António Carvalho, explicou que o MNA “encerrará em breve” e só reabrirá em 2025, para que seja feita uma “requalificação integral que não é comum em Portugal”.