Professor é a Palavra do Ano 2023

A Palavra do Ano 2023 é…

“Professor” é a Palavra do Ano 2023. “Os professores continuam a reivindicar a valorização da profissão em centenas de protestos por todo o país”, lê-se no site da iniciativa, organizada pela Porto Editora. A verdade é que “professor” foi, sem dúvida, a palavra mais votada, tendo recolhido quase metade (48,1%) dos votos. A completar o pódio encontram-se as palavras “médico” e “inteligência artificial”, com 9,99% e 9,96% de votos, respetivamente.
Pais têm de pagar a prestação da creche ou do colégio? Dicas imprescindíveis na pandemia

Pais têm de pagar a prestação da creche ou do colégio? Dicas imprescindíveis na pandemia

O primeiro-ministro, António Costa, já abriu a porta à possibilidade das creches abrirem em maio. Creches essas que encerraram, tal como as escolas, devido à pandemia do novo coronavírus – a telescola (aulas pela televisão) arranca esta segunda-feira (20 de abril de 2020) para mais de 850 mil alunos. Será que os pais estão obrigados a pagar a prestação da creche ou do colégio dos filhos? É uma pergunta complexa, sendo que a resposta pode variar consoante os casos.
RX ao perfil dos professores na UE e em Portugal

RX ao perfil dos professores na UE e em Portugal

Em 2017, havia 5,8 milhões de professores do ensino básico ao secundário na UE, sendo que 4,2 milhões eram mulheres (72%). No caso de Portugal, havia quase 132 mil professores há dois anos, dos quais 70% eram mulheres.
Jovens LGBTI sentem-se inseguros nas escolas por causa da orientação sexual

Jovens LGBTI sentem-se inseguros nas escolas por causa da orientação sexual

Mais de um terço dos jovens LGBTI sentem insegurança na escola por causa da sua orientação sexual, e 27,9% por causa da sua expressão de género, revela o Estudo Nacional sobre o Ambiente Escolar. Os resultados mostram que os insultos, assédio e outras atitudes discriminatórios impedem os jovens de mostrar “realmente quem são”.

Mais de 1.500 professores vão entrar diretamente para os quadros

A partir de Setembro de 2015 todos os docentes com mais de cinco contratos anuais e consecutivos entram automaticamente na Função Pública.Esta situação deverá atingir pelo menos 1.585 os professores, uma vez que no ano letivo de 2015/2016 deverá entrar em vigor a nova lei, anunciada na sexta-feira p
rumores

rumores

governo tem “plano b” que cobre chumbo do constitucional: o pacote de austeridade proposto pelo governo no orçamento do estado para 2014 inclui um almofada orçamental de cerca de 900 milhões de euros, uma verba que permite acomodar um eventual chumbo do tribunal constitucional a medidas de contenção
rumores

rumores

bpn concedeu 135 milhões de crédito de risco depois da nacionalização: o banco português de negócios (bpn) concedeu, em 2010, quando estava ainda nas mãos do estado, um financiamento de 135 milhões de euros à sociedade sln valor, tendo como única contrapartida acções de duas sociedades com uma situa
pais desembolsam mais de 500 euros no regresso às aulas

pais desembolsam mais de 500 euros no regresso às aulas

a despesa das famílias portuguesas com o regresso às aulas ultrapassa em média o valor do salário mínimo nacional ao atingir os 525 euros, segundo um estudo da nielson, empresa de estudo de mercado, que revela ainda que existe mais despesa e preocupações de poupançaem 2010, a média foi de 499 euros,
rumores

rumores

ensino perdeu milhares de alunos e professores num ano: as estatísticas do ano lectivo 2011/2012 mostram um sistema de ensino em retracção acelerada, com menos alunos, menos diplomados, menos adultos em formação e menos professores.
rumores

rumores

quatro universidades portuguesas entre as 500 melhores do mundo: as universidades de lisboa, porto, universidade técnica de lisboa e a universidade de coimbra são as quatro universidades portuguesas que estão entre as 500 melhores do mundo, no “academic ranking of world universities (ARWU) 2013”, el
rumores

rumores

autarquias com sistema de alerta quando inflacionarem receitas: as autarquias vão ter um sistema de alerta quando sobreorçamentarem receitas durante dois anos consecutivos.

acordo entre professores e governo põe fim à greve às avaliações

o líder da federação nacional de professores (fenprof), mário nogueira, anunciou nesta terça-feira o regresso à “normalidade” na sequência do acordo entre o ministério da educação e ciência (mec) e os sindicatos de profesores“agora é possível dizer que a mobilidade especial não se aplica a nenhum pr
rumores

rumores

greve às avaliações vale corte de um dia no salário dos professores: os professores que estão a fazer greve às reuniões de avaliação dos alunos podem vir a ter uma desagradável surpresa quando receberem o salário deste mês.
governo não fecha escolas pela primeira vez em dez anos

greve de professores: alunos ficam sem exames

cerca de 75.000 alunos só hoje ficaram a saber se tinham ou não oportunidade de fazer os exames de português e de latim, uma vez que o governo não alterou a data das provas e os sindicatos mantiveram a greve.
rumores

rumores

seguro propõem pagar 3.000 milhões de euros de dívida às empresas: o secretário-geral do ps propôs esta terça-feira, em torres vedras, que o governo pague os três mil milhões de euros que deve às empresas, para dinamizar a economia e manter postos de trabalho.
rumores

rumores

segundo dia de greve dos professores afecta 90 mil alunos: os professores cumprem hoje o segundo dia de greve às avaliações, o que poderá afectar cerca de 90 mil alunos.
rumores

rumores

fenprof pode prolongar greve: a fenprof admitiu, esta quinta-feira, prolongar a greve às avaliações e entregar sexta-feira novos pré-avisos para paralisações entre 18 e 21 de junho, desde que haja acordo entre todos os sindicatos.