PIB português cresceu 2,3% em 2023

PIB português cresceu 2,3% em 2023 e evitou recessão no 4º trimestre

A economia portuguesa cresceu 2,3% no ano passado e 2,2% no quarto trimestre em termos homólogos, divulgou esta quinta-feira (29 de fevereiro de 2024) o Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmando os dados da estimativa rápida do final de janeiro. Já em cadeia (face ao trimestre anterior), o INE também confirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) subiu 0,8% no último trimestre de 2023, escapando à recessão técnica (dois trimestres seguidos de contração).
Preços das casas na Suécia a descer

Preços das casas na Suécia descem 11% pelos altos juros e recessão

Quem resolve comprar casa tem sentido o impacto do aumento das taxas de juro um pouco por todo o mundo, à medida que os bancos centrais tentam controlar a inflação. Este é o caso da Suécia, que não só está a enfrentar os elevados custos de financiamento, mas também uma recessão económica. Em resultado, os preços das casas na Suécia caíram 11% em relação ao ano anterior nos 12 meses até setembro. Esta foi mesmo a queda mais acentuada em 56 mercados globais monitorizados pela Knight Frank.
Recessão no imobiliário Europeu

Imobiliário na Zona Euro já está em recessão, alerta BCE

Num contexto de fraco crescimento económico, inflação elevada e tensões geopolíticas, as elevadas taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) estão a afetar cada vez a economia real. E todo este cenário já se está a fazer sentir no imobiliário da Zona Euro, nomeadamente no mercado residencial onde os altos juros estão a arrefecer a procura de casas para comprar provocando uma queda nos preços.
Imobiliário na Suécia ameaça agravar crise económica no país

Imobiliário em queda livre na Suécia ameaça agravar crise económica

A subida da taxa de inflação e o aumento dos custos relacionados com a compra de casa levaram os preços da habitação a uma trajetória de queda acentuada em todo o mundo, mas um dos países onde essa tendência está a manifestar-se de forma mais rápida é a Suécia. Depois de um boom imobiliário de décadas alimentado por crédito habitação barato, escassez de oferta e empréstimos apenas com juros, a maior economia da região nórdica está agora a atravessar uma forte contração do mercado imobiliário, que ameaça aprofundar uma crise económica iminente, a maior entre os Estados-membros da União Europeia (UE).
Taxas de juro estão a aumentar nos EUA

EUA: Fed aumenta taxas de juro em 75 pontos base

A Reserva federal norte-americana (Fed) decidiu aumentar as taxas de juro em 75 pontos base, a quarta subida este ano, foi anunciado esta quarta-feira (27 de julho de 2022). As taxas de referência vão agora situar-se entre 2,25% e 2,50%, o valor mais alto desde 2018.
Preço das casas nos EUA

As ameaças ao boom imobiliário nos EUA: juros, inflação e recessão

Os principais mercados imobiliários da maior economia mundial, os EUA, começam a abrandar a subida imparável dos preços devido a fatores como o aumento das taxas de juro dos créditos habitação e da taxa de inflação e aos receios de recessão. Cidades como Miami, Phoenix, Los Angeles ou São Francisco são um claro exemplo de mercados “quentes” que começam a apresentar sintomas de fadiga.
Rumores

Rumores

Passos admite recessão mais fraca para 2013: O primeiro-ministro acredita que a recessão económica do ano passado deverá ser ainda mais fraca do que o previsto em outubro.
Portugal tem mais 10,8% de milionários que no ano passado

Portugal tem mais 10,8% de milionários que no ano passado

A crise parece ter vindo para ficar. Aumenta o desemprego e há cada vez mais portugueses a emigrarem, sendo que a economia nacional sofreu em 2012 a mais profunda recessão desde 1975. Mas há no País, paralelamente, mais milionários, que também viram as fortunas engordar.
rumores

rumores

portugal sai da recessão mas não da crise: nos números que vai divulgar amanhã, o ine (instituto nacional de estatística) deverá anunciar uma saída de portugal da recessão, dois anos e meio depois da economia ter começado a cair a pique.
previsões indicam fim da recessão no segundo trimestre em portugal

previsões indicam fim da recessão no segundo trimestre em portugal

a maioria das previsões sobre a economia portuguesa no segundo trimestre aponta para o fim da recessão, antecipando-se uma evolução positiva do produto interno bruto (pib), que oscila entre os 0,3% e os 0,6%segundo o i online, a estimativa mais otimista é a da universidade católica, que calcula que
rumores

rumores

70% da austeridade serve para tapar efeito da recessão: cerca de 70% da austeridade que vai ser aplicada durante este ano serve só para tapar o buraco orçamental provocado pela recessão.
rumores

rumores

regresso de portugal aos mercados está para breve: portugal pode regressar aos mercados de dívida de médio e longo prazo mais cedo que o previsto.
rumores

rumores

bdp prevê recessão de 1,9% em 2013: no boletim económico de inverno, publicado terça-feira pelo banco de portugal, a instituição liderada por carlos costa aponta para uma quebra de 1,9% do pib em 2013, praticamente o dobro daquela que é prevista pelo governo e pelas autoridades internacionais: 1%.
rumores

rumores

empresas públicas podem perder 2,5 mil milhões com juros: os contratos feitos pelas empresas públicas, principalmente para se protegerem do risco de taxa de juro, podem vir a ditar perdas superiores a 2,5 mil milhões de euros.
rumores

rumores

recessão será o dobro do esperado no próximo ano: a economia portuguesa deverá registar uma contração de 2% em 2013, o dobro do estimado pelo governo, segundo as previsões do núcleo de estudos de conjuntura da economia portuguesa (necep), divulgadas esta quarta-feira.
rumores

rumores

"troika" quis privatizar a caixa geral de depósitos: a "troika" queria a privatização da caixa geral de depósitos em 2012, ou seja, este ano, revelou esta terça-feira o ex-secretário de estado do tesouro, carlos costa pina.