Crédito malparado em Portugal

Crédito malparado em Portugal cai – mas segue exposto ao imobiliário

Os bancos em Portugal estão empenhados em reduzir ao máximo os seus empréstimos não produtivos – os chamados non-performing loans (NPL) –, sobretudo, os expostos ao imobiliário. E têm conseguido: os dados mais recentes da Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla inglesa) revelam que Portugal foi o país europeu que mais conseguiu reduzir o montante de empréstimos não produtivos e também o que possui o valor mais baixo de todos. E a percentagem de créditos malparados expostos ao imobiliário diminuiu em setembro de 2023 para 3,8%. Mas, ainda assim, o nosso país é o terceiro da Europa que tem mais NPL no imobiliário.
Subida de juros sobe prestações da casa

Sufoco das famílias com juros altos? “Importa agir com antecipação”

Está traçado o caminho para um novo agravamento das prestações da casa nos créditos habitação a taxa variável. O Banco Central Europeu (BCE) voltou a subir os juros diretores na passada quinta-feira (dia 14 de setembro), uma decisão que deverá dar um novo estímulo ao aumento da Euribor. A verdade é que com a prestação da casa a pesar cada vez mais sobre os rendimentos disponíveis, há cada vez mais famílias em dificuldades. Mas, nestes casos, “importa agir em antecipação, não procurando ajuda apenas numa situação limite”, alerta Miguel Cabrita, responsável pelo idealista/créditohabitação em Portugal, em entrevista. Renegociar ou transferir os empréstimos poderá ajudar a reduzir a prestação da casa no final do mês.
dividas

Prescrição de dívidas: o que é e como funciona?

Uma má gestão financeira pode facilmente levar a dívidas e, consequentemente, a um estrangulamento no orçamento familiar. E, mesmo que não tenhas este problema atualmente, é sempre importante estares um pouco por dentro de todos os temas. Nunca se sabe quando precisarás da informação para ti ou para ajudar alguém.
Queda dos preços das casas

Imobiliário residencial enfrenta "queda brutal" no mundo, diz FT

O setor imobiliário estava de boa saúde até ao final de 2021: comprar casa era mais fácil dado os baixos custos com o crédito habitação. E, em resultado, os preços das casas continuaram a aumentar. Mas, agora, o cenário é diferente. As famílias têm de lidar com prestações cada vez mais caras, dada a subida dos juros nos empréstimos da casa. E têm menor poder de compra devido à alta inflação. Este cenário irá enfraquecer a procura de casas e, por conseguinte, abrir caminho para o arrefecimento do mercado imobiliário global, por via da queda da venda de casas e do preço das habitações.
Incumprimento do crédito habitação

Incumprimento no crédito habitação vai subir, prevê Fitch

Hoje, o incumprimento dos créditos habitação em Portugal está nos níveis mais baixos dos últimos 24 anos. Mas o atual cenário, marcado pela inflação e pela subida dos juros a pique, pode mudar tudo. A Fitch prevê que, à medida que as taxas de juro crescem, o nível de incumprimento do crédito habitação vai aumentar em 2022 e 2023. E vai afetar, sobretudo, as famílias mais vulneráveis.
Lista negra do Banco de Portugal

Pedir um crédito habitação? O perigo de estar na lista negra do BdP

Na hora de pedir um crédito habitação para comprar casa, há vários fatores a ter em conta. Desde logo, os juros estão a subir por via dos aumentos das taxas Euribor, uma tendência que se poderá agravar com o aumento da taxa de juro diretora em 50 pontos base pelo Banco Central Europeu. E também há novos prazos para pagar o empréstimo consoante a idade. Além disso, importa saber se o teu nome consta naquela que é comumente conhecida como a lista negra do Banco de Portugal (BdP). Isto porque, se estiver, poderás ver o teu crédito habitação recusado pelo banco. Fica a conhecer o que é a lista negra do BdP e como pode afetar a tua vida se o teu nome estiver neste mapa de responsabilidades de crédito.
Subida da Euribor e das prestações da casa

Até onde irá a Euribor? "A incógnita que subirá as prestações da casa"

O universo do crédito habitação está agitado. Pela primeira vez em 11 anos, o Banco Central Europeu (BCE) subiu as taxas de juros diretoras em 50 pontos base em resposta à elevada inflação que se faz sentir. E se "os valores atuais da Euribor já acomodavam a potencial subida das taxas de juro de referência, agora confirmada, é expectável que continuem a antecipar eventuais subidas", admite o responsável pelo idealista/créditohabitação em Portugal. São muitas as dúvidas que pairam sobre as famílias que têm empréstimos habitação ou as que pretendem pedir um crédito para comprar casa. Até onde podem chegar as taxas Euribor? E quanto vão subir as prestações da casa? Miguel Cabrita responde a estas e outras questões em entrevista ao idealista/news.
Crédito à habitação: Portugueses estão mais cumpridores

Crédito à habitação: Portugueses estão mais cumpridores

No final do ano passado, havia 146.968 famílias com prestações da casa em atraso, o que representa 6,4% do total de famílias com crédito à habitação. Os números revelados pelo Banco de Portugal (BdP) permitem concluir que há menos 2.071 famílias em incumprimento face ao terceiro trimestre de 2015. Uma tendência já verificada nos dois trimestres anteriores.
bancos já receberam mais de 5.000 casas por falta de pagamento do crédito

bancos já leiloaram 1.550 casas penhoradas desde janeiro

as pessoas estão a sentir cada vez mais dificuldade para pagar a prestação da casa, o que faz com que os bancos aumentem o stock de imóveis penhorados. uma das soluções que a banca encontra para escoar as referidas habitações é recorrer às leiloeiras.