
radiografia do dia: despesas dos vários ministérios
o gráfico em cima indica quais são as despesas dos vários ministérios. segundo o dinheiro vivo, a liderar a lista está o ministério das finanças, com 149 mil milhões de euros de despesa.
cerca de 90% dos trabalhadores do estado vão ver ordenado reduzido
os cortes salariais inscritos na proposta de orçamento do estado para 2014 (oe2014) atingirão 90% dos trabalhadores da administração pública e sector empresarial do estado, num total de cerca de 660 mil funcionários, disse o secretário de estado da administração pública, hélder rosalinosegundo o res

rendimentos passam a ditar valor das pensões de sobrevivência
as pensões de sobrevivência vão mesmo ser cortadas a partir de janeiro do próximo ano. esta é mais uma medida de poupança que o governo quer incluir no oe/2014 e que pode equivaler a um corte de despesa de 100 milhões de euros.

hospitais públicos com cortes adicionais de pelo menos 4% na despesa
o governo informou os centros de saúde e os hospitais do sector público administrativo que terão de fazer cortes adicionais de pelo menos 4% na despesa com pessoal, elevando para 14,75% a redução com estes gastossegundo o jornal de negócios, que teve acesso a uma circular que chegou às instituições

governo admite reduzir impostos
no dia em que foram conhecidos os dados da execução orçamental de maio, onde a receita fiscal regista um bom comportamento, vítor gaspar assinalou a disponibilidade do governo em descer a carga fiscal, caso haja uma redução sustentada da despesa e um alargamento contínuo da base tributável – isto é,
função pública suporta quase metade dos cortes até 2014
entre este ano e o próximo, o governo vai ter de poupar um total de 4700 milhões de euros no âmbito da reforma do estado, dos quais 46% incidem sobre a função pública.
sem orçamento rectificativo não há subsídio de férias
o governo justificou esta quarta-feira que sem o orçamento rectificativo os serviços não podem pagar os subsídios em junho.
saúde poupa 760 mil euros com corte de rendas em lisboa e vale do tejo
a administração regional de saúde (ars) de lisboa e vale do tejo decidiu reorganizar o seu parque imobiliário, de forma a cortar nos custos com as rendas de espaços. segundo o jornal de negócios, a medida vai gerar uma poupança de 760 mil euros por ano.

cortes na despesa do estado afectam sobretudo a saúde
os ministérios terão de cortar 732 milhões de euros na despesa, sendo que a saúde será o sector mais afectado, ficando responsável por 25% dos cortes, o equivalente a cerca de 200 milhões.

cortes na função pública só serão apresentados a meio de maio. governo afasta aumento de impostos (vídeo)
a antecipação de medidas estruturais previstas para 2014 e 2015, poupanças nos fundos comunitários, renegociação e possível aplicação de impostos às parcerias público-privadas rodoviárias (ppp), controle apertado nas contratações para a função pública e possível redução de funcionários são algumas d

rumores
gaspar quer subsídio de férias pago com poupança nos serviços: depois de ter ordenado o congelamento dos orçamentos dos serviços, vítor gaspar quer agora acomodar nas verbas ainda não comprometidas a despesa necessária para o pagamento dos subsídios de férias aos funcionários públicos.

cortes de quatro mil milhões anunciados após decisão do tc ser conhecida
o governo está à espera do acórdão do tribunal constitucional (tc) sobre o orçamento do estado (oe) para 2013 para dar a conhecer as medidas concretas do pacote de cortes permanentes na despesa no valor de quatro mil milhões de euros.

portugal poupa 14,9 milhões se tiver as condições da grécia
o estado português poupará cerca de 14,9 mil milhões de euros – 9% do produto interno bruto (pib) – se beneficiar das mesmas condições que foram cedidas pelos líderes europeus para o empréstimo da “troika” à grécia.

passos coelho quer país preparado para caminhar “pelo próprio pé”
o primeiro-ministro pedro passos coelho defendeu esta segunda-feira em aveiro, numa conferência sobre responsabilidade social, que a reforma do estado é um “imperativo de coesão social”. “o nosso estado social não é suficientemente eficaz”, referiu, salientando que precisa de ser reformado.

fmi propõe novas medidas para cortar quatro mil milhões de euros
a solução encontrada pelo fundo monetário europeu (fmi) para que o estado consiga “um corte permanente na despesa de quatro mil milhões de euros a partir de 2014” contempla um conjunto de medidas.

“redução estrutural da despesa evita impostos extraordinários”, diz portas
o ministro de estado e dos negócios estrangeiros, paulo portas, referiu que “uma redução estrutural da despesa evita impostos extraordinários ou suspensões extraordinárias de pensões ou de subsídios”.

“troika” quer plano b para cortes na despesa
a proposta de orçamento do estado para 2013 está entregue, mas esse não será o único plano do governo para o próximo ano.

vítor gaspar pede aos deputados propostas para cortar na despesa
o ministro das finanças, vítor gaspar, pediu aos deputados do psd e do cds-pp para apresentarem propostas para cortes da despesa do estado entre 500 a 1000 milhões de euroso ministro respondia assim a deputados da maioria que o interpelaram sobre a abertura do governo para propostas ao orçamento do

parque escolar: oe prevê corte de quase 176 milhões na despesa
o executivo quer cortar 240,8 milhões de euros na despesa com aquisição de bens de investimento por empresas públicas reclassificadas (epr), dos quais 175,9 milhões de euros na parque escolar.
gaspar quer recuar nos impostos e aumentar corte na despesa
o ministro das finanças garantiu esta segunda-feira, no luxemburgo, que o governo vai “tentar com afinco” substituir algumas das medidas de agravamento de impostos anunciadas para o próximo ano por outras de contenção de despesavítor gaspar falava no final de uma reunião de ministros das finanças da
governo retira apoio a 14 fundações e extingue 38
a fundação cidade de guimarães vai ser extinta e as fundações casa de bragança, oriente e para as comunicações móveis vão perder a totalidade dos apoios públicos.
défice: faltam 400 milhões para cumprir limites impostos pela “troika”
o défice está a 400 milhões do limite imposto pelas autoridades internacionais para o terceiro trimestre, de acordo com o boletim de execução orçamental publicado pela direcção-geral do orçamento (dgo).

factura do gás natural sobe 4%
o gás natural deverá sofrer uma subida superior a 4%, a partir de 1 de julho, data em que entrará em vigor o novo plano tarifário fixado pela entidade reguladora do sector energético (erse) para este segmento.

saúde quer poupar 800 milhões com combate ao desperdício
o ministro da saúde, paulo macedo, disse esta segunda-feira que três estudos publicados sobre o sector referem que "é possível fazer uma poupança na ordem dos 700 a 800 milhões de euros através do combate ao desperdício".

governo quer cortar 1,5 mil milhões na despesa das antigas scut
álvaro santos pereira vai estar hoje no parlamento para falar de emprego e obras públicas.