Rendas das casas em Portugal

Casas para arrendar em Portugal ficaram 4,5% mais caras no verão

Os portugueses têm, agora, de fazer contas à vida tendo em conta a subida da inflação (atingiu os 9,3% em setembro), que está a contagiar todos os setores, inclusive o da habitação. No mercado de arrendamento, os preços das casas em Portugal subiram 4,5% no terceiro trimestre face ao trimestre anterior. Arrendar casa no país tinha um custo mediano de 11,8 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de setembro, segundo o índice de preços do idealista.
Preços das casas para comprar

Casas para comprar: onde é que os preços mais sobem no mundo?

A inflação está em alta e reflete-se em todos os setores, como é o caso do imobiliário. Mas há cidades do mundo onde os preços das casas têm crescido mais e outras menos. Em Istambul, na Turquia, os preços das casas deram o salto de 184,9% entre o segundo trimestre de 2021 e o mesmo período de 2022, aponta o Knight Frank Global Residential Cities Index, que reúne as 150 maiores cidades do mundo. Já em Lisboa os preços das casas subiram 10,9% entre estes dois momentos. E no Porto, as casas ficaram 12,9% mais caras. Fica a conhecer como variam os preços das casas nas diferentes cidades do globo.
Preços das casas a subir

Casas mais caras em 2022: preços disparam 17,2% no início do ano

O contexto económico atual está a pressionar o poder de compra dos portugueses. A inflação deu o salto de 8,7% em junho e as taxas de juro no crédito habitação estão a subir com a evolução a pique da Euribor. E também as casas continuam a ficar mais caras em Portugal. Nos primeiros três meses do ano, o preço das casas subiu 17,2% face ao mesmo período do ano passado. Contas feitas, comprar casa custou 1.454 euros por metro quadrado (euros/m2), em termos medianos, no início de 2022.
Um passeio inédito pelo interior... da casa mais cara do mundo

Um passeio inédito pelo interior... da casa mais cara do mundo

Pela primeira vez, as câmaras conseguiram aceder àquela que atualmente é detentora do título de casa residencial mais cara do mundo. Trata-se de um palácio do século XX que está localizado numa zona exclusiva – a Riviera Francesa – e que está à venda pela módica quantia de 350 milhões de euros.

Portugueses são quem mais casas de luxo compram

O negócio das casas de luxo está em alta para a RE/MAX Collection, que representa já um total de 16% do volume de negócios da RE/MAX em Portugal. A imobiliária, que opera no segmento premium, fechou o primeiro trimestre deste ano com um crescimento de 55% em volume de negócios e 48% no volume de transações, atingindo os 481 imóveis transacionados. E os portugueses continuam a ser os maiores compradores deste tipo de imóveis de alta gama.
As 10 casas de luxo mais visitadas este verão (e que continuam à venda)

As 10 casas de luxo mais visitadas este verão (e que continuam à venda)

Apesar de não estarem acessíveis a todos os bolsos, cada vez mais, os utilizadores dedicam parte do seu tempo livre a ver casas de luxo na internet, aproveitando assim o período de descanso das férias. Plataformas online como o idealista permitem, ainda que seja virtualmente, que todos os utilizadores possam conhecer o interior destas casas e, porque não, sonhar em passar nem que seja uma noite nelas.
Assim está a evoluir o preço das casas em Portugal e noutros países europeus desde 2008

Assim está a evoluir o preço das casas em Portugal e noutros países europeus desde 2008

Os preços das casas em Portugal subiram 6,9%, o que corresponde ao maior crescimento desde o segundo trimestre de 2008, de acordo com os dados do Eurostat. E não foi o único país da zona euro a registar subidas: também as principais potências, como a França, Alemanha, Reino Unido e Irlanda ou a vizinha Espanha. Apresentamos-te um gráfico com a evolução do custo da habitação desde 2005 nos principais países europeus. Os dados de Portugal são a partir de 2008.
Preços das casas a recuperar em força no Algarve

Preços das casas a recuperar em força no Algarve

Os três principais mercados residenciais do Algarve estão em alta, com os preços de venda das casas a manter a tendência de subida nos concelhos de Albufeira, Loulé e Portimão. Em termos de volume de vendas os preços das casas subiram mais de 5% entre 2014 e 2015.
Alojamento local: limitações pedidas pelo BE rejeitadas na Assembleia Municipal de Lisboa

Alojamento local: limitações pedidas pelo BE rejeitadas na Assembleia Municipal de Lisboa

A Assembleia Municipal de Lisboa rejeitou, esta terça-feira, a proposta do BE que defendia a introdução de um conjunto de limitações ao Alojamento Local, tendo por base a convicção de que este está a contribuir para “um aumento significativo dos preços dos imóveis”, numa cidade “com graves carências no acesso à habitação”. A CML também se mostrou contra a moção dos bloquistas.