Carmo Wood

Casas de madeira: Carmo Wood com nova imagem e áreas de negócio

A Carmo Wood, reconhecida pela experiência na construção em madeira e soluções de casas modulares, anunciou uma nova etapa na evolução da marca com o lançamento de uma nova identidade corporativa e a reorganização da sua estrutura em duas áreas de negócio distintas: a CW Farm e CW Form.
casa legos

As casas modulares que podes construir como se fossem Lego

Se o mundo dos Legos sempre te fascinou e continuas a gostar de fazer construções empilhando pequenos blocos uns sobre os outros, então não vais querer perder a oportunidade de construir uma casa...de verdade.Não se pode dizer que é exatamente igual, mas em muito se assemelha à construção dos Legos,
Crise na habitação

Espanhola Bechester aterra em Portugal e aposta na habitação flexível

Portugal está mergulhado numa crise habitacional e facto de haver muita procura de casas e pouca oferta – nomeadamente a preços que possam ser suportados pela generalidade das pessoas –, somado “a um crescente interesse em soluções de habitação flexível, gerou uma oportunidade única para o mercado”. Foi (também) por isso que a proptech espanhola Bechester, especializada em mobiliário integral, decidiu entrar mercado nacional, sendo que já está presente também em França.

Criar retiros naturais com casas pré-fabricadas inovadoras

Na arquitetura moderna, especialmente na área do ecoturismo, surgiu uma tendência para a utilização de cabines pré-fabricadas e personalizáveis ​​em paisagens naturais. Estas cabanas não só oferecem uma forma eficiente e rápida de construir, como também permitem uma maior integração com o ambiente natural, proporcionando experiências únicas na natureza. 

Crise na habitação? “Futuro passa pela construção pré-fabricada”

“Acreditamos que o futuro da construção passa pela construção pré-fabricada, porque as técnicas são mais rigorosas, rápidas e eficientes, reduzindo o desperdício de materiais e o impacto ambiental”. Quem o diz é Francisco Salgado Ré, que fundou a empresa UNIT Living em 2023, juntamente com a jornalista alemã Esther Banhe. E será que este tipo de construção pode ajudar a aumentar a oferta de casas no mercado? “É uma solução eficaz que em muito pode contribuir para resolver a crise habitacional”, revela o arquiteto e designer ao idealista/news. 

Casas modulares são solução para a crise: o que falta para dar o salto?

Portugal enfrenta uma crise na habitação, agudizada pela falta de oferta disponível. Em resposta a essa escassez, a construção modular apresenta-se como solução promissora, oferecendo uma alternativa rápida e eficiente para ampliar o parque habitacional, face à redução significativa dos prazos de construção e melhor controlo dos custos, por exemplo. No entanto, este novo modelo construtivo debate-se com desafios importantes, como o necessário investimento em infraestruturas e tecnologia, formação e capacitação profissional, ou aperfeiçoamento de regulamentações específicas, tal como explicaram vários especialistas do setor ao idealista/news. O futuro, é certo, passa pela industrialização. Mas que passos falta dar?
Casas em madeira em Portugal

“Casas em madeira são alternativa de habitação em todos os segmentos”

“A sustentabilidade é algo que hoje não é uma escolha, já não é uma opção, é uma obrigação. E, portanto, a construção em madeira, do ponto de vista da sustentabilidade, é claramente a melhor opção”. Quem o diz é José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, que decidiu apostar na construção industrializada de casas em madeira em 2021, com a Kõzõwood. As casas em madeira revelam-se, assim, uma “alternativa de habitação em todos os segmentos”, desde o luxo à classe média. É por isso que o responsável não tem dúvidas que “vai-se ver cada vez mais a construção em madeira a espalhar-se pelo país”, até porque “a quantidade de promotores que já estão a querer fazer casas em madeira é brutal”, diz em entrevista ao idealista/news.