
Legislativas: SEDES sugere foco na reabilitação de imóveis do Estado
A SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social alerta que os riscos que o contexto geopolítico apresenta devem ser tidos em conta nas políticas propostas nos programas eleitorais e alerta para a necessidade de uma reforma fiscal "urgente".
IMI: a cruz dos proprietários que este ano pesou mais - resumo 2015
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é a cruz que todos os proprietários têm de carregar. Mas este ano, os donos de imóveis sentiram um peso maior, provocado pelo final da cláusula de salvaguarda, tal como se antecipava. A fatura a pagar foi entre 30% e 40% mais alta, e houve casos de até mais 500%. Mas o ano que vem promete ser menos doloroso, nomeadamente por causa do IMI familiar.
IRS 2015: despesas de saúde com IVA a 23% afinal podem ser deduzidas
Depois da polémica, afinal as despesas de saúde com IVA a 23% vão poder ser deduzidas no IRS deste ano. As alterações à lei do IRS foram ontem publicadas em Diário da República, com efeitos retroativos a 1 de janeiro, para permitir aos contribuintes a dedução deste tipo de gastos, entre outros.

Sacos de plástico: taxa já rendeu 1,6 milhões ao Estado
Durante o período transitório da lei que criou a taxa sobre sacos de plástico leves, cinco mil comerciantes declararam ao Fisco ter em stock um total de 16 milhões deste tipo de embalagens. Tendo em conta que cada saco custa dez cêntimos, o primeiro encaixe financeiro do Estado com a medida, adotada no âmbito da reforma da Fiscalidade Verde, foi de 1,6 milhões de euros (IVA incluído).
IRS 2015: senhorios podem juntar rendas a outros rendimentos sem ir ao banco
A reforma do IRS traz mais novidades para os senhorios em 2015. Os proprietários de imóveis arrendados que queiram agregar os valores recebidos com outros rendimentos na declaração de IRS de 2015 estarão livres de solicitar ao banco até 31 de janeiro uma declaração a fazer prova dos ganhos de capitais conseguidos durante o ano de 2014.

Reforma do IRS: de inquilinos a senhorios, toca em todos - resumo 2014
A reforma do IRS, que vai começar a ter efeitos a partir de 2015, marcou a agenda política e noticiosa do ano. Desde as especulações, às várias propostas da Comissão responsável pela reforma, até à versão final que foi aprovada em dezembro no Parlamento, muito se escreveu sobre o tema. Uma coisa é certa e comum às várias versões, nesta reforma fiscal ninguém escapa, nomeadamente no setor imobiliário: desde senhorios a inquilinos todos são afetados.

Consultório de imobiliário: Como é que se vai calcular o IMI de 2015?
O idealista News Portugal tem um novo consultório de imobiliário destinado a agentes do setor, proprietários e inquilinos, assegurado pela PLMJ - Sociedade de Advogados. As novas regras do IMI são o tema do segundo artigo. Envia a tua questão por email para o redaccao@idealista.pt.

IMI: Finanças garantem que imposto está a ser cobrado devidamente
A atualização do imposto municipal sobre Imóveis (IMI) está a ser feita de três em três anos, como está previsto no Código do IMI. A garantia foi dada esta quinta-feira pelo Ministério das Finanças, na sequência de uma denúncia da Deco de que este imposto está a ser cobrado em excesso (244 milhões de euros a mais) por falta de atualização automática da idade e do valor dos imóveis.

IRS 2015: Passos promete criar salvaguarda para proteger famílias sem filhos
Vai ser criada “uma espécie de cláusula de salvaguarda que impedirá que famílias sem filhos sejam prejudicadas” com as alterações da reforma do IRS. A garantia foi dada esta terça-feira pelo primeiro-ministro, Pedros Passos Coelho.
OE 2015: como é que vai ser o IRS para solteiros e casados? (simulações)
O idealista News Portugal está a publicar um dossier especial sobre o Orçamento do Estado 2015, em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC). Aqui tens um conjunto de simulações para que percebas o impacto que a nova reforma fiscal, apresentada ontem pelo Governo, vai ter no teu IRS.

OE 2015: portugueses preparem-se porque vêm aí mais impostos sobre o consumo
A breves horas da publicação do Orçamento do Estado (OE) para 2015 discutem-se na praça pública, acima de tudo, as mexidas na tributação sobre o rendimento. Curiosamente, não se tem falado muito das possíveis alterações em matéria de tributação indireta, cujos impactos no dia a dia dos portugueses podem ser bastante onerosos e imediatos.
parceiros sociais querem alargar reforma fiscal ao irs e ao iva
os patrões e centrais sindicais querem que a reforma do irc se estenda a outros impostos como o irs e o iva, de forma a atingir não só as empresas, mas também os rendimentos das famílias e o consumoà saída da reunião da concertação social onde o governo apresentou o anteprojecto da reforma de irc el

sistema de impostos pode ser alterado, diz gaspar
o ministro das finanças vítor gaspar esclareceu as afimações que fez esta quarta-feira no parlamento, a propósito de uma eventual reforma fiscal em 2014, e admitiu novidades: "uma vez vencido o desafio do ajustamento e concluído o programa haverá, como está previsto, a possibilidade de examinar a es