Retalho em Portugal cresce e atrai cada vez mais investidores
O mercado de retalho em Portugal tem mostrado uma recuperação robusta em 2025, destacando-se como um dos setores mais dinâmicos do imobiliário comercial nacional. O crescimento abrange diferentes formatos comerciais, com destaque para o retalho de rua, centros comerciais e retail parks, refletindo uma diversificação que responde às novas exigências dos consumidores.
Sonae Sierra adquire negócio de gestão imobiliária da alemã URW
A Sonae Sierra acaba de assinar um acordo com a empresa Unibail-Rodamco-Westfield para a aquisição da sua unidade de negócios alemã dedicada à gestão de centros comerciais para terceiros (URW REM), estando apenas a aguardar que as autoridades de concorrência competentes aprovem a transação.A URW REM
Sporting compra espaço comercial Alvaláxia por 17 milhões de euros
O Sporting concluiu a aquisição do espaço comercial Alvaláxia, contíguo ao Estádio José Alvalade, em Lisboa, anunciou esta quarta-feira (13 e agosto de 2025) o bicampeão nacional de futebol, numa operação avaliada em 17 milhões de euros.
Gestora de fundos francesa Sogenial Immobilier compra Vida Ovar Shopping
O centro comercial Vida Ovar, na cidade ovarense, distrito de Aveiro, foi comprado pela gestora de fundos imobiliários de origem francesa Sogenial Immobilier, que agiu em nome de um fundo aberto francês assessorado localmente pela Serris REIM. O ativo estava na posse da portuguesa White Sand e valor do negócio não é divulgado.
Gestão do Serra Shopping adjudicada à Multi Corporation
O Serra Shopping, localizado no centro da Covilhã, será gerido pela Multi Corporation, num mandato de gestão que marca o início de uma nova colaboração estratégica com a proprietária do shopping, a Global Armorica.
Comércio de rua valoriza – mas retalho evolui em várias frentes
O setor do retalho em Portugal vive um novo impulso, sustentado pelo crescimento das rendas e pelo aumento da procura em diversos formatos comerciais. Após uma queda significativa durante a pandemia, o volume de investimento no setor voltou a subir de forma consistente, ultrapassando 1.100 milhões de euros em 2024, revela o estudo “Realizing Potential in Retail”, da consultora CBRE.
Castellana Properties investiu 323 milhões em shoppings em Portugal
A Castellana Properties, empresa especializada na gestão de centros comerciais na Península Ibérica, encerrou o exercício fiscal de 2025 com um lucro de 91 milhões de euros — um crescimento de 305% face ao ano anterior — impulsionado pela sua entrada no mercado português e pela valorização da cartei
Grupo Lar quer investir em centros comerciais em Portugal
O Grupo Lar está de olhos postos em Portugal enquanto o seu próximo passo estratégico na expansão do seu portefólio de centros comerciais.
Centros comerciais geraram mais de 14 mil milhões de euros de riqueza
Os centros comerciais receberam mais de 600 milhões de visitas e geraram um valor superior a 14 mil milhões de euros de riqueza nacional, no ano passado, segundo um estudo da Nova SBE, encomendado pela APCC.
Megavenda de shoppings na China ascende a 6 mil milhões de euros
O conglomerado Wanda recebeu luz verde das autoridades chinesas para vender 48 centros comerciais a um consórcio de investidores, numa operação que ascende a 50 mil milhões de yuan (6.084 milhões de euros), avançou a imprensa local esta segunda-feira, dia 26 de maio.O jornal oficial China Daily info
Forum Madeira tem novo dono: Castellana paga 63 milhões pelo ativo
Os shoppings em Portugal continuam a atrair investidores. O Forum Madeira, um centro comercial situado no Funchal, acabou de ser comprado pela Castellana Properties à DWS por 63,3 milhões de euros.
Centro comercial CascaisVilla começa a ser demolido terça-feira
A demolição do edifício do centro comercial CascaisVilla, em Cascais, começa esta terça-feira (8 de abril de 2025), para dar lugar a uma zona residencial e comercial com a assinatura do arquiteto londrino Norman Foster, informou a Câmara Municipal.
AdC aprova venda de 2 shoppings La Vie a fundo de capital de risco
O Fundo Shoppings Iberia já pode avançar com a compra de dois shoppings La Vie localizados na Caldas da Rainha e na Guarda. Isto porque a Autoridade da Concorrência (AdC) aprovou a transação do controlo exclusivo destes dois ativos de retalho.
Mau tempo: Atrium Saldanha fechado sem data para reabrir em Lisboa
O centro comercial Atrium Saldanha, em Lisboa, vai ficar fechado sem data prevista para reabrir na sequência dos danos causados pela depressão Martinho, revelou hoje o espaço comercial. Num comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa gestora do centro disse que os
Fundo Shoppings Iberia compra dois centros comerciais em Portugal
O Fundo Shoppings Iberia notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da aquisição do controlo exclusivo sobre os centros comerciais La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda, segundo uma nota divulgada esta terça-feira, 11 de março de 2025.
Sierra diversifica imóveis sob gestão – e fecha mais arrendamentos
A multinacional Sonae Sierra tem focado a sua aposta na diversificação de imóveis que tem sob gestão em Portugal, passando do retalho à habitação, escritórios e novos espaços de lazer.
Espanhola Castellana Properties ultima compra do Fórum Madeira no Funchal
É mais uma notícia que confirma que a espanhola Castellana Properties está a investir forte no segmento de retalho em Portugal. Depois de adquirir o LoureShopping, o 8.ª Avenida, o RioSul Shopping e metade do Alegro Sintra, a empresa está a ultimar a compra do centro comercial Fórum Madeira, no Funchal, que é detido pela DWS, unidade de gestão de ativos do banco alemão Deutsche Bank.
Aquisição do Colombo e Vasco da Gama pela Sonae Sierra com "luz verde"
A Autoridade da Concorrência (AdC) deu ‘luz verde’ à compra do controlo exclusivo das sociedades proprietárias dos centros comerciais Colombo e Vasco da Gama, em Lisboa, pela Sonae Sierra, de acordo com informação divulgada no ‘site’ do regulador.O Conselho de Administração da Autoridade da Concorrê
Castellana e Tiekenveen ficam com controlo conjunto do Alegro Sintra
É mais um negócio que mostra que o segmento de retalho em Portugal está cada vez mais no radar dos investidores, nomeadamente estrangeiros. O centro comercial Alegro Sintra passou a ser detido, em conjunto, pela Castellana Properties, detida pelo fundo de investimento imobiliário sul-africano Vukile, e pela holandesa Tiekenveen, dos donos da Auchan.
Escritórios, logística e centro comerciais elevam receitas da Merlin
A espanhola Merlin Properties, uma das maiores empresas imobiliárias cotadas na bolsa de valores em Portugal, acumulou um total de 373,5 milhões de euros em rendas brutas até setembro. E por detrás deste valor está o crescimento das rendas cobradas em escritórios, ativos logísticos e centros comerciais em Portugal e Espanha.
Investimento em imobiliário comercial acelera no 3º trimestre
Os segmentos de retalho, logística e escritórios estão a impulsionar o investimento imobiliário comercial em Portugal, tendo sido investidos no terceiro trimestre do ano 342 milhões de euros, um crescimento de 39% face ao período homólogo e de 9% em relação ao trimestre anterior. Em causa estão dados divulgados recentemente pela CBRE.
Sonae Sierra quer “controlo exclusivo” do Colombo e do Vasco da Gama
A Sonae Sierra, braço imobiliário do grupo Sonae, pretende ficar com o “controlo exclusivo” dos centros comerciais Colombo e Vasco da Gama, em Lisboa, segundo uma nota divulgada esta quarta-feira (30 de outubro de 2024) pela Autoridade da Concorrência (AdC).
Portugueses aderem em força aos centros comerciais
A pandemia da Covid-19 forçou as pessoas a ficarem em casa e a apostarem no comércio online, ou seja, a fazerem compras sem sair do sofá. Mas agora a tendência de encher centros comerciais parece estar de volta. E são mutos os portugueses que voltaram a fazer compras de forma física.
Centro comercial TorreShopping comprado por fundo de banco brasileiro
O segmento imobiliário dos centros comerciais parece estar a ter uma reta final de ano animada. Dez anos depois de ter sido comprado pelo fundo alemão Deka Immobilien, o TorreShopping, localizado em Torres Novas, volta agora a mudar de mãos, tendo sido adquirido pelo fundo de investimento imobiliário Iberia Shoppings, que foi recentemente fundado pelo banco brasileiro BTG Pactual.
Sul-africana Lighthouse Properties compra Alegro Montijo por 178 milhões
A empresa sul-africana Lighthouse Properties comprou o centro comercial Alegro Montijo por 177,8 milhões de euros. Localizado no município do Montijo, que faz parte da Área Metropolitana de Lisboa, tem 120 lojas, 20 restaurantes, seis salas de cinema NOS e um hipermercado Continente, segundo se lê no site do shopping. Em breve terá uma loja da Primark.