Portugal no top 3 dos mercados residenciais de luxo mais dinâmicos
O terceiro trimestre de 2025 registou um reforço do crescimento no mercado imobiliário residencial global, impulsionado pela descida das taxas de juro. Neste contexto, Portugal destacou-se como um dos mercados mais dinâmicos, alcançando mesmo o terceiro lugar mundial em termos de crescimento nominal dos preços da habitação, com uma subida anual de 17,7%.
As 10 ruas mais caras para comprar casa em Portugal
Portugal é um dos países onde o custo da habitação mais está a crescer: registou a quarta maior subida da UE no preço das casas no primeiro trimestre do ano, em termos homólogos. A loucura do imobiliário nacional reflete-se no segmento de luxo. Segundo um estudo realizado pelo idealista, as dez ruas mais exclusivas do mercado português encontram-se em Lisboa, Setúbal, Algarve e Porto.
Portugal na mira dos investidores imobiliários espanhóis
Há cada vez mais promotores imobiliários espanhóis a investir em Portugal. Primeiro as notícias sobre a Via Célere, uma companhia imobiliária especializada na promoção, desenvolvimento e gestão de ativos residenciais que decidiu investir em território português, e logo depois sobre o Andbank España, que lançou um veículo de investimento imobiliário para fazer o mesmo.
Preços das casas disparam em todo o país, com pouca oferta para tanta procura
O mercado imobiliário em Portugal continua a ferver e já não é só em Lisboa que os preços das casas registam aumentos contínuos. O "boom" do setor estendeu-se a todo o território nacional. Porto e Algarve juntaram-se à capital no ranking das regiões onde está (muito) difícil encontrar casas a preços razoáveis. Um cenário alimentado pelo aumento da procura – que supera a escassez da oferta – e pelo significativo investimento estrangeiro. Atualmente, na Europa, o aumento médio registado no setor é de 4,5%, ao passo que Portugal atingiu os 8% no último trimestre.
Estas 10 ruas são as mais caras para comprar casa em Portugal. Lisboa domina ranking
Os preços das casas em Portugal dispararam. No primeiro trimestre do ano, aumentaram 7,9% face ao mesmo período do ano passado. A euforia em torno do imobiliário nacional chegou também ao segmento de luxo. Segundo um estudo realizado pelo idealista, as dez ruas mais exclusivas do mercado português encontram-se em Lisboa, Cascais, Algarve e Porto.
Governo cria unidade de missão para atrair "vítimas" do Brexit para Portugal
O efeito Brexit já se começou a sentir em certas zonas de Portugal, como no setor imobiliário residencial no Algarve, por exemplo. Agora, o Governo quer tentar tirar partido do fenómeno de saída do Reino Unido da União Europeia de uma forma mais global. Para isso, o Executivo vai criar uma unidade de missão que visa captar para Portugal a instalação de empresas que querem sair do território inglês.
Bancos e imobiliárias antecipam arrefecimento do crédito à habitação
Tudo aponta para que 2017 venha a ser outro bom ano em termos de crédito à habitação, mas aquém dos resultados registados no ano passado, segundo perspetivam vários bancos e mediadoras imobiliárias a operar no mercado nacional.
Portugal “na mira” dos milionários que investem em casas de luxo
Portugal é um dos destinos preferidos dos milionários para comprarem casas de luxo. Falamos, regra geral, de imóveis de design com piscina e vistas desafogadas, entre outros pormenores, que custam mais que os valores praticados em média no mercado.
Vitória de Trump terá efeitos positivos para mercado imobiliário em Portugal
A vitória de Donald Trump como presidente dos EUA terá implicações diretas no mercado imobiliário internacional, com consequências positivas em todo o mundo, nomeadamente em Portugal. Esta é a convicção de vários especialistas em imobiliário ouvidos pela publicação internacional Property Wire, que antecipam um maior investimento em imobiliário por parte dos americanos em mercados alternativos ao dos Estados Unidos.
CTT acusados pela Autoridade da Concorrência de abuso de posição dominante
Os CTT estão, desde 2012, a bloquear o acesso de outros operadores postais à sua rede de distribuição de correio, violando as regras de livre mercado. A conclusão é da Autoridade da Concorrência (AdC), que acusou hoje a empresa de correios de abuso de posição dominante.
Britânicos “à pesca” de casas em Portugal graças ao Brexit
Com a vitória do Brexit, há mais britânicos a querer saber como funciona o programa português de Autorizações de Residência para Atividade de Investimento (ARI), mais conhecido por vistos gold. Serão precisos, no entanto, alguns meses, para perceber se este interesse se materializa em investimentos. Para Luís Lima, presidente da APEMIP, o setor pode beneficiar de alguma deslocalização de investimentos imobiliários para Portugal.
Magnata chinês investe 250 milhões em mega projeto imobiliário em Setúbal
Um mega projeto imobiliário vai nascer em Setúbal, pela mão do empresário chinês David Chow. O Clube Naval Setubalense será transformado num resort de luxo com marina, dois hotéis, apartamentos, um mercado e muito mais num investimento total de 250 milhões de euros. As obras do empreendimento deverão arrancar em 2017, sendo este o primeiro investimento da Macau Legend em Portugal e na Europa.
Vistos gold mais que duplicaram em um ano
Depois da tempestade a bonança. A polémica em torno dos alegados casos de corrupção relacionados com os vistos gold parece já fazer parte do passado. No primeiro semestre foram atribuídos 821 vistos gold, mais que os 766 concedidos no ano passado. Durante estes seis meses foram ainda captados 509 milhões de euros, mais 111% que no período homólogo.
Rede europeia de imobiliárias de luxo "ataca" Portugal à procura de imóveis de topo
A EREN European Real Estate Network, plataforma com cerca de 20 de consultoras imobiliárias especializadas no luxo, tem os olhos postos no mercado nacional. A rede europeia acaba de fazer uma parceria com a portuguesa Quintela e Penalva Real Estate, especializada na comercialização (venda e arrendamento) de imóveis para o segmento médio-alto e alto.
Home staging: Paris será toujours Paris. E Portugal agora é a Flórida da Europa!
Ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o objetivo desta rubrica do idealista/news Portugal, assegurada pela Home Staging Factory. Hoje, fica a crónica, na primeira pessoa, de Catarina Diniz, sobre o Salão Imobiliário de Paris, que decorreu na semana passada, e que mostra bem o alto poder de atração dos imóveis portugueses atualmente junto dos investidores internacionais.
deco alerta para subida nas comissões com crédito à habitação
a maioria dos consumidores que contraiu um crédito à habitação está a pagar comissões de processamento de prestação que acabam por encarecer o encargo financeiro.