
Autárquicas 2021: as novas cores políticas de Portugal
As eleições autárquicas 2021 ficaram marcadas, em grande parte, pela vitória de Carlos Moedas, candidato do PSD, em Lisboa, que levou a melhor sobre Fernando Medina (PS), com 34,25%. Significa isto que, 14 anos depois, a Câmara Municipal voltou a ser do PSD. Mas há outras conclusões a retirar, sendo que o PS voltou a ser, tal como em 2017, o partido mais votado. Foi também, no entanto, a força política que registou pior saldo entre câmaras ganhas e perdidas.

As autárquicas e a habitação – eis o que a Deco recomenda aos candidatos
As eleições autárquicas 2021 estão aí à porta: realizam-se domingo, dia 26 de setembro. No artigo desta semana da Deco Alerta, falamos sobre os interesses e direitos do consumidor em tempo de eleições autárquicas, nomeadamente no que diz respeito à área da habitação. Recentemente, recorde-se, recomendou a criação de balcões municipais especializados para a habitação.

Deco recomenda criação de balcões municipais para a habitação
A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor recomenda a criação de balcões municipais especializados para a habitação, no âmbito da Agenda do Consumidor para as eleições Autárquicas 2021, que se realizam dia 26 de setembro. A Deco reconhece “que alguns municípios têm vindo a criar gabinetes desta natureza”, mas alerta para o facto de ainda haver “muito caminho a ser percorrido relativamente a este serviço em particular”.

Autárquicas no dia 26 de setembro: guia para novas eleições em pandemia
As eleições autárquicas 2021 acontecem dentro de um mês, no dia 26 de setembro. Os portugueses voltam às urnas em tempos de pandemia (e ainda com máscara), para votar e decidir o futuro das suas autarquias nos próximos quatro anos. Nestas alturas, surgem sempre dúvidas: Como e onde posso votar?

Quanto ganham presidentes da câmara e vereadores?
O salário dos presidentes da câmara e dos vereadores varia consoante o concelho, sendo quanto menos eleitores tiverem menos ganham os autarcas. É sem surpresa, por isso, que os presidentes das câmaras de Lisboa e Porto ganham quase 4.000 euros brutos, um valor que ultrapassa no total os 5.220 euros tendo em conta também as despesas de representação. De recordar que as eleições autárquicas estão aí à porta: realizam-se já no dia 26 de setembro.

Autárquicas: BE quer câmaras a garantir “parque de habitação” para regular mercado
O acesso a habitação condigna é um dos problemas essenciais a dar resposta no pós-pandemia da Covid-19 para o Bloco de Esquerda (BE) e, nesta luta, Catarina Martins defende mesmo que as autarquias "têm de responder às famílias mais vulneráveis, mas têm de fazer mais: têm também de garantir um parque público de habitação que regule o mercado”, permitindo que existam casas de arrendamento acessível para toda a população em todo o país.

Autárquicas 2017: não sabes o teu número de eleitor? Ou onde deves votar? Ajudamos-te
A ida às urnas de voto para as eleições autárquicas acontece já no próximo domingo, dia 1 de outubro de 2017. Para votar só precisas de saber o teu número de eleitor e a freguesia da tua mesa de voto. Ainda te restam dúvidas? Fica a saber que o Portal do Eleitor - do Ministério da Administração Interna- disponibiliza estas e outras informações de forma gratuita.

Autárquicas 2017: Habitação aquece debate entre candidatos em Lisboa
A menos de um mês das eleições autárquicas, que se realizam a 1 de outubro de 2017, a habitação volta a estar na ordem do dia, assumindo-se como uma prioridade em matéria de discussão entre os candidatos de Lisboa. Apresentamos-te agora as posições partidárias que já são públicas sobre o tema.
Lisboa: Cristas quer atribuir casas municipais num prazo máximo de dois meses
Assunção Cristas, candidata do CDS-PP à Câmara Municipal de Lisboa (CML), revelou que há 1.600 fogos de habitação social fechados na capital. Tendo em conta este cenário, a responsável disse querer atribuir casas municipais num prazo máximo de dois meses.
Lisboa: freguesia de Alvalade cria programa para aconselhar inquilinos
O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, quer pôr a funcionar o programa “Renda Digna” (RD), que vai aconselhar inquilinos sobre a nova lei do Arrendamento Urbano – entrou em vigor a 12 de novembro do ano passado – e ajudar a preencher candidaturas ao Subsídio Municipal de Arrendam
Lisboa já tem sítio para nova Feira Popular
A Câmara de Lisboa já escolheu uma nova localização para a Feira Popular. O regresso da feira tinha sido prometido por António Costa e dez anos depois do encerramento do recinto em Entrecampos, a autarquia vai criar uma nova feira.

porto: rui rio leva a leilão oito espaços antes de deixar a autarquia
rui rio e o seu executivo estão prestes a abandonar a gestão da câmara municipal do porto, que será liderada por rui moreira, vencedor na últimas eleições autárquicas.

radiografia do dia: as “cores políticas” do país após as autárquicas
o psd foi o grande derrotado das eleições autárquicas, que se realizaram domingo, perdendo protagonismo para o ps.

o que se diz “lá fora” e na blogosfera sobre as autárquicas
a imprensa estrangeira online não “esqueceu” as eleições autárquicas realizadas em portugal este domingo, sublinhando a “pesada derrota” do psd. um facto, de resto, salientado pelo presidente do partido e primeiro-ministro pedro passos coelho.

eleições: as apostas imobiliárias em lisboa e no porto
durante a campanha foram recorrentes as promessas e os discursos sobre o sector imobiliário, urbanismo e a habitação nas duas maiores cidades do país.

autárquicas: reacções à noite eleitoral
na ressaca das eleições autárquicas deste domingo, fazemos um breve resumo do que disseram alguns candidatos às câmaras municipais, derrotados ou vencedores, bem como outros intervenientes activos na vida política nacional antónio costa, reeleito presidente da câmara de lisboa: “[foi o m

costa reeleito em lisboa e rui moreira vence no porto. vê aqui todos os resultados
o socialista antónio costa voltou a ganhar as eleições autárquicas em lisboa, tendo conseguido 50,91% dos votos (as projecções avançadas pelas televisões apontavam para entre 51 a 55%).

rumores
antónio costa firme em lisboa e rui moreira vence no porto: o socialista antónio costa será reeleito na presidência da câmara de lisboa com 48% das intenções de voto, reforçando a maioria absoluta, e o independente rui moreira será o novo presidente da câmara do porto, segundo uma sondagem com simul

números e curiosidades sobre as autárquicas
mais de 9,5 milhões de eleitores elegem domingo os dirigentes de 3.399 autarquias, numas eleições que estão definitivamente marcadas pela redução de freguesias e pela alteração dos rostos dirigentes em centenas de localidades, devido à lei da limitação dos mandatos.

rumores
suíça é o país com mais riqueza por habitante: a suíça é o país mais rico por habitante, com um património médio de quase 142 mil euros, segundo um estudo da seguradora allianz, que mostra que portugal tem uma riqueza per capita de 20 mil euros.

passos fala no risco de um segundo resgate
já antes de participar em acções de campanha, passos coelho tinha falado da possibilidade de um segundo resgate, mas a corrida eleitoral levou o primeiro-ministro a elevar o tom nesta matéria para justificar os cortes junto do eleitorado psdem declarações ao diário económico, fonte da direcção socia
autárquicas: lei das rendas sem consenso entre os candidatos a lisboa
o candidato da coligação “sentir lisboa”, fernando seara, respondeu às críticas de antónio costa sobre a sua proposta de alteração à lei das rendas, afirmando que esperava o seu apoio.
candidatos proibidos de usar facebook em vésperas de eleições
os candidatos às eleições autárquicas não vão poder usar o facebook na véspera e dia das eleições, que se realizam dia 29.

impostos não vão baixar, avisa passos (vídeo)
(vídeo sic notícias)durante uma acção de campanha do psd, em barcelos, para as eleições autárquicas, passos coelho afirmou que os "tempos de dificuldades" que hoje se vivem não permitem, "infelizmente", aliviar a curto prazo os impostos.

porto: rui moreira aposta na reabilitação de casas sociais
rui moreira, candidato independente à câmara municipal do porto, quer continuar a apostar na reabilitação da habitação social, pretendendo colocar guardas-nocturnos e videovigilância em bairros “onde se justifique”.