Comentários: 0
autárquicas: reacções à noite eleitoral

na ressaca das eleições autárquicas deste domingo, fazemos um breve resumo do que disseram alguns candidatos às câmaras municipais, derrotados ou vencedores, bem como outros intervenientes activos na vida política nacional   

antónio costa, reeleito presidente da câmara de lisboa: “[foi o melhor resultado] alguma vez alcançado por um partido [em lisboa]. os eleitores estão cá para mandar no país e não deixar que outros mandem por nós”

fernando seara, candidato derrotado na câmara municipal de lisboa: “a responsabilidade é exclusivamente minha. fui eu que falhei. assumo a responsabilidade. quando se perde, perde-se sozinho, quando se ganha, ganhamos todos”

rui moreira, eleito presidente da câmara municipal do porto: “pela primeira vez venceu o porto. não vos vou desapontar. o porto não se deixa influenciar por promessas irresponsáveis. vamos cumprir e daremos o exemplo a portugal”

luís filipe menezes, candidato derrotado na câmara municipal do porto: “não é uma derrota do psd, mas uma derrota minha. a minha mensagem e as minhas propostas não chegaram aos eleitores”

basílio horta, eleito presidente da câmara municipal de sintra: “as grandes vitórias são sempre renhidas. foi uma vitória muito saborosa. sabemos para onde queremos ir e sabemos com quem queremos ir. o nosso projecto é claro, primeiro combater o desemprego, fixando o investimento e atraindo novo investimento, o que implica abrir ssintra ao país e ao mundo”

marco almeida, candidato derrotado na câmara municipal de sintra: “este concelho não voltará a ser o mesmo a partir de hoje. foi uma demonstração enorme da força que os cidadãos têm. temos uma responsabilidade para os próximos quatro anos e não vamos defraudar as expectativas. este movimento não se extingue hoje”

pedro passos coelho, líder do psd e primeiro-ministro: “o psd registou uma derrota eleitoral nacional. foi um dos seus piores resultados, ao nível daqueles no final dos anos 80 e início dos anos 90. o psd tinha como fasquia ganhar as eleições, vencendo o maior número de câmaras, e isso não aconteceu. como presidente do psd e como primeiro-ministro, continuarei a bater-me pelo caminho que temos vindo a percorrer, que é um caminho indispensável à recuperação da crise económica, recuperação de confiança e do crescimento para portugal”

antónio josé seguro, secretário geral do ps: “o ps venceu as autárquicas. nestas eleições ficou claro que há um vencedor, o ps, e derrotados, os partidos do governo. o ps tudo fará para corresponder às expectativas dos portugueses. “a pesada derrota dos partidos do governo expressou (…) uma enorme vontade de mudança”

paulo portas, líder do cds-pp e vice-primeiro-ministro de portugal: “conseguimos esta noite voltar a ser um partido relevante nas autarquias locais. terão que contar connosco na associação nacional de municípios portugueses. 

alberto joão jardim, presidente do psd madeira: “foi o pior resultado de toda a história do psd. é um resultado extremamente negativo [o psd perdeu sete das 11 câmaras da região que detinha desde 2009, incluindo o funchal] 

notícia relacionada

costa reeleito em lisboa e rui moreira vence no porto

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta