Imposto sobre bancos

OE2025 mantém imposto sobre a banca que pode ser inconstitucional

A proposta do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) mantém o imposto adicional de solidariedade sobre a banca e ainda contribuição sobre o setor bancário, que juntos poderão representar um encaixe superior a 250 milhões de euros nos cofres públicos. Mas este imposto adicional sobre a banca tem sido contestado pelo setor bancário e já foi considerado inconstitucional pelo tribunal, podendo mesmo deixar de existir. A par de tudo isto, o Banco de Portugal quer ainda que instituições financeiras usem os seus lucros para gerar almofadas de capital numa altura de incerteza global.
Isenção de IMT para jovens

Jovens vão comprar mais casas em Portugal com isenção do IMT

Os jovens até aos 35 anos já vão poder comprar casa em Portugal sem ter de pagar IMT e Imposto de Selo, depois de a proposta do Governo de Montenegro ter sido aprovada no Parlamento esta quarta-feira, dia 12 de junho. Esta é uma medida “positiva” que vai facilitar o acesso à habitação por parte dos jovens e que tem potencial para impulsionar a compra de casas por estas famílias, admitem os vários especialistas ouvidos pelo idealista/news. Mas também alertam que há riscos a serem considerados, nomeadamente o potencial de subir ainda mais o preço das casas por via do aumento da procura, e ainda o facto de abranger a população jovem que não precisa de apoio para adquirir casa.

Receita pública cresceu 9% em 2023 à boleia dos impostos

Os impostos diretos e indiretos foram responsáveis por mais de metade do aumento da receita pública em 2023, respondendo as contribuições sociais por quase um terço daquela variação, segundo um relatório do Conselho das Finanças Públicas (CFP) publicado esta quarta-feira, dia 15 de maio. De acordo
Carga fiscal em Portugal

Carga fiscal dispara em Portugal – e deverá continuar a subir até 2024

Sempre a escalar. Portugal foi dos poucos países da União Europeia (UE) que, nos últimos 25 anos, mais aumentaram as taxas máximas do imposto sobre o rendimento, ao contrário da maioria dos Estados-membros. Um cenário que se deverá manter nos próximos tempos, com as estimativas a apontarem para um aumento da carga fiscal – medida pelo peso da receita fiscal e contributiva no PIB – de 0,5% até 2024: a subida apenas será mais elevada em Chipre (1,3%) e Roménia (0,9%).
Que países têm maior competitividadse fiscal

Que países têm maior competitividade fiscal? Portugal no fim da lista

O Índice de Competitividade Fiscal para 2022 é liderado pela Estónia, com Letónia e Nova Zelândia a completarem o pódio, ocupando o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Portugal está no final da tabela, encontrando-se no 36º lugar num total de 38 países – apenas à frente de França e Itália. Trata-se de um recuo face à classificação conseguida em 2021, tendo Portugal ficado na 34ª posição. 
Mulher a escrever

Calendário fiscal 2023: taxas e impostos a não perder de vista

Não tens contabilista, mas queres aprender o básico sobre as Finanças para não te perderes nas datas a cumprir e arriscares multas? Nós compreendemos-te e queremos ajudar. Afinal de contas, pagar taxas e impostos é obrigatório. E se não podemos escapar, ao menos aprendemos a não pagar mais do que é suposto. 
Impostos em Portugal

Competitividade fiscal em Portugal desce - e é a 3ª pior da OCDE

Para as economias funcionarem, os países arrecadam receitas fiscais por via de uma combinação de impostos cobrados às empresas, trabalhadores, bens, serviços e património. E numa avaliação aos quadros fiscais dos diferentes países da OCDE, Portugal voltou a ficar no fundo da tabela, sendo o terceiro país com pior competitividade fiscal dos 38 estados. Os elevados impostos às empresas é uma das fraquezas apontadas ao sistema fiscal português no estudo levado a cabo pela Tax Foundation.
Pagar IMI

OE2022: segunda avaliação da casa vai contar para o IMI

Há mudanças à espreita no que diz respeito ao cálculo do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). De acordo com a nova proposta de Orçamento de Estado de 2022 (OE2022), daqui em diante uma segunda avaliação do imóvel vai contar para calcular o IMI a pagar, algo que até agora não acontecia.
IRS 2022

IRS 2022: o calendário fiscal para maximizar o reembolso

Mais um ano arranca e chegou o momento de fazer contas à vida para apurar o rendimento total auferido em 2021. No apuramento das contas finais, entra o valor a pagar ou a receber no IRS 2022. Este ano a entrega da declaração do imposto está agendada para dia 1 de abril de 2022.
Salários Vs impostos: portugueses ganham 73% do vencimento bruto

Salários Vs impostos: portugueses ganham 73% do vencimento bruto

Um português ganha apenas 73% do seu ordenado bruto, sendo que a percentagem restante vai para os cofres do Estado através de contribuições sociais e impostos. Se a estas contas se juntar o valor que o próprio empregador paga à Segurança Social por cada remuneração, o peso dessas obrigações é ainda mais maior, com 41% do valor despendido pelos patrões a não chegar à conta dos  funcionários. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a carga fiscal praticada em Portugal é mais pesada que a média dos países da entidade.
Tudo sobre o IRS e o IMI num guia que não podes perder

Tudo sobre o IRS e o IMI num guia que não podes perder

O mês de abril chegou e trouxe com ele o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). A nota de cobrança do imposto já terá chegado, por esta altura, à casa de muitos portugueses. Mas o IMI não veio sozinho. Abril também é o mês do IRS. A corrida à entrega da declaração de rendimentos já começou, mas há detalhes – e novidades – que nunca são demais recordar.

Fisco anda "à caça" dos beneficiários indevidos da isenção de IMI - já emitiu notas para 40 mil imóveis

A isenção automática do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), e da qual têm beneficiado emigrantes e estrangeiros, continua em vigor, mas a Autoridade Tributária tem agora em curso um plano de ação que visa corrigir as situações indevidas. Em causa estão 132 mil contribuintes sem rendimentos em Portugal, sendo que as Finanças emitiram já notas de liquidação corretivas referentes a quase 40 mil imóveis.
Combustíveis voltam a subir (para o valor mais alto dos últimos oito meses)

Combustíveis voltam a subir (para o valor mais alto dos últimos oito meses)

O preço dos combustíveis voltou a subir esta segunda-feira (dia 2). Em média, tanto a gasolina como o gasóleo aumentaram dois cêntimos por litro, tendo atingido o valor mais elevado dos últimos oito meses. Desde janeiro os preços já subiram mais de dez cêntimos face ao valor praticado no final do ano passado. Por cumprir está a promessa do Governo de baixar o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) por cada aumento de 4,5 cêntimos.