Logística

Logística em Portugal: terceiro trimestre mostra resiliência e solidez

O terceiro trimestre de 2025 revelou uma evolução consistente dos preços de venda no mercado logístico português, impulsionado pela crescente procura por espaços modernos e bem localizados. Já no segmento de arrendamento registou-se uma estabilidade contínua. Estes são alguns dos resultados do Iberia Property Market Report Q3 2025, estudo trimestral da MVGM sobre as tendências do mercado logístico em Portugal.
Urbanos

Urbanos tem novo armazém em Castanheira do Ribatejo – são 10.000 m2

A Logicor, uma das principais empresas europeias a operar no setor da logística, como proprietária, promotora e gestora de ativos, arrendou um armazém ao operador logístico Urbanos. Trata-se de um ativo localizado em Castanheira do Ribatejo, Concelho de Vila Franca de Xira, com um total de 10.000 metros quadrados (m2) de área coberta.
Investimentos

Investimento imobiliário comercial no país deve superar volume de 2024

O mercado português continua a apresentar altos valores de atratividade no que respeita ao investimento imobiliário comercial. Só até ao final do terceiro trimestre deste ano, houve um crescimento de 72% no volume de investimento, face a igual período do ano passado. Esta atratividade é sustentada pela estabilidade dos fundamentais económicos, pelo interesse de investidores internacionais e pela crescente sofisticação do produto nacional.
Hotéis no Porto

Hotel de luxo Le Monumental Palace comprado pelo grupo espanhol H10

Integrou o portefólio do Banco Espírito Santo (BES) e passou para as mãos do empresário Mário Ferreira em 2013. O empresário português vendeu-o, depois, ao grupo francês Paris Inn Group, detentor da marca hoteleira de luxo Maison Albar, por cerca de 38 milhões de euros. Falamos do Maison Albar - Le Monumental Palace, um hotel de luxo no Porto com 63 quartos e 13 suites que volta agora a ter novo dono, tendo sido vendido pelo grupo Centaurus (ex-Paris Inn Group) ao grupo espanhol H10.
HOP – Heart of Porto

Mercadona chega ao centro do Porto: terá loja no projeto HOP

A Mercadona, reconhecida cadeia de supermercados espanhola, assinou um contrato para a instalação de uma nova loja no projeto HOP – Heart of Porto, mas ainda sem data prevista de abertura. Será, de resto, a primeira loja da marca no centro da cidade Invicta. A sua chegada ao HOP representa um marco no desenvolvimento deste destino urbano integrado, um edifício que combina escritórios flexíveis e modernos com uma oferta diversificada de retalho.
Loja da Decathlon em Matosinhos

Santander vende a maior Decathlon da Península Ibérica – em Matosinhos

A Santander Asset Management, gestora de ativos do banco espanhol, vendeu aquela que é a maior loja da Decathlon na Península Ibérica. Está localizada em Matosinhos e tem cerca de 8.000 metros quadrados (m2). O negócio foi assessorado pela equipa de Capital Markets da WORX Real Estate Consultants, mas o nome do comprador e o valor da transação não são divulgados.
Malveira Prime Logistics

Malveira Prime Logistics com 70.000 m2 será concluído em 2026

O Malveira Prime Logistics, uma plataforma logística de última geração com cerca de 70.000 metros quadrados (m2) de área bruta locável, vai ficar concluído no segundo trimestre de 2026, oferecendo ao mercado soluções flexíveis e sustentáveis para responder à crescente procura do setor. Localizado em Mafra, junto à A21 e a 25 minutos de Lisboa, o projeto promete reforçar a capacidade logística da região.
Obra Aviludo

Aviludo terá novo centro logístico na Zona Industrial da Maia

A Aviludo terá um novo centro logístico na Zona Industrial da Maia, um projeto de 10.500 metros quadrados (m2) que pretende aumentar a capacidade de resposta da empresa no Norte e sustentar a sua estratégia de crescimento. A obra, a cargo da Garcia e Garcia, tem um prazo de execução estimado de 12 meses e será desenvolvida em modelo Design & Build.
Logística

Setor industrial e logística a recuperar e com perspetivas de crescer

O setor industrial e logístico no país registou uma área de ocupação de 129.405 metros quadrados (m2) durante o segundo trimestre de 2025, o que representa um aumento de 68% face ao primeiro trimestre do ano e sinaliza uma recuperação no volume de ocupação após um início de ano moderado.Estas são as
Quinta da Marquesa

Parque industrial em Palmela com 26.000 m2 muda de mãos

É mais um negócio imobiliário que comprova que Portugal continua no radar dos investidores, nomeadamente no segmento comercial. Falamos da aquisição da Quinta da Marquesa, um parque industrial de 26.000 metros quadrados (m2) em Palmela, às portas de Lisboa, que foi comprado pela Patron Capital em parceria com a INBRIGHT. O valor da transação não é divulgado – sabe-se apenas que a transação foi financiada pelo BCP – e o vendedor é um fundo imobiliário português aberto, cujo nome não é divulgado.
Construção de hotéis no Algarve

Vai nascer um resort de luxo de 60 milhões de euros em Lagos

Vai nascer na Meia Praia, em Lagos (Algarve) – junto à praia –, um resort turístico de cinco estrelas com 158 unidades. A empreitada de construção foi adjudicada à MAP Engenharia e Construção, empresa do MAP Group, e o projeto é promovido pela Sonae Sierra em parceria com a PGIM Real Estate (detida pela seguradora norte-americana Prudential) e IHSP - Iberian Hospitality Solutions, representando um investimento de 60 milhões de euros.
Centro logístico

Sustentabilidade é pilar primário no progresso logístico de Portugal

A procura de espaços logísticos em Portugal superou largamente a oferta existente durante o primeiro trimestre de 2025, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Esta grande procura tem levado ao aumento dos preços e da concorrência, intensificando também a pressão sobre a disponibilização de infraestruturas modernas e bem localizadas.
Porto Business Plaza

Terminal do Porto Business Plaza acolhe maior self-storage do Norte

A cidade Invicta está prestes a receber o maior self-storage do Norte de Portugal, com a instalação da OrangeSpace no Terminal do Porto Business Plaza. O espaço que outrora foi o terminal de autocarros do Campo 24 de Agosto tem atualmente 4.500 metros quadrados (m2), mas está a ser remodelado para expandir a sua área que, assim, ficará com 6.300 m2.
Logística em Portugal

Logística: investimento no setor mantém-se, mas contexto é desafiante

O setor logístico em Portugal mantém-se resiliente e com intenções claras de investimento em 2025, apesar de estarmos perante um contexto económico e operacional mais desafiante. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo Logistics Confidence Index Portugal, desenvolvido pela consultora CBRE. Segundo o mesmo, o índice de confiança dos operadores caiu ligeiramente para 51,7%, menos 2,5% que em 2024, mas o setor continua a demonstrar uma atitude proativa e orientada para o crescimento.

Logística na rota do ESG: “Portugal tem verdadeiros diamantes em bruto”

A empresa alemã INBRIGHT, que aposta na reabilitação sustentável de imóveis ‘light industrial’ (industriais ligeiros) e logísticos existentes, identificando os que têm “potencial de desenvolvimento” e modernizando-os “com base em critérios ESG”, aterrou em Portugal recentemente, tendo esta sido “uma decisão estratégica e natural”, explica ao idealista/news o cofundador e sócio-gerente da INBRIGHT Portugal. Segundo Christoph Gumlich, há muitos “ativos obsoletos com enorme potencial para reabilitação sustentável” no país, o que torna “o mercado muito atrativo, tanto para utilizadores como para investidores”, até porque o mercado nacional “está no início da transformação ESG”. “Portugal tem verdadeiros diamantes em bruto”, desabafa.
Investimento comercial em retalho em alta em Portugal

Retalho em alta: “Prevemos que a dinâmica positiva se mantenha”

É mais um indicador que mostra que o segmento de retalho em Portugal continua na mira dos investidores nacionais e estrangeiros. Segundo a JLL, no primeiro trimestre do ano, o volume de investimento em ativos de retalho ascendeu a 356 milhões de euros, representando 57% do total investido neste período: 625 milhões de euros transacionados. “Prevemos que esta dinâmica positiva se mantenha ao longo do ano”, antecipa Augusto Lobo, Head of Capital Markets da JLL Portugal.
Investimento em Imobiliário comercial em Portugal em alta

Investimento em imobiliário comercial em Portugal bate recordes

O investimento em imobiliário comercial apresentou uma franca recuperação no primeiro trimestre deste ano, tendo o montante investido quase triplicado face ao mesmo período do ano passado: totalizou 625 milhões de euros transacionados, contra 234 milhões de euros nos primeiros três meses de 2024 (+167%). Em causa estão dados que constam no research trimestral da JLL “Market Dynamics”, que acompanha a atividade de investimento, ocupação e transação do mercado imobiliário nos segmentos comerciais e residencial.