Programa E-Lar

E-Lar: IVA nos eletrodomésticos é pago - bombas de calor excluídas

Abrem esta terça-feira (30 de setembro de 2025) as candidaturas ao Programa E-LAR, que tem como objetivo melhorar o conforto térmico das habitações e apoiar as famílias na aquisição de equipamentos eficientes e na eletrificação de consumos energéticos, contribuindo para a descarbonização e para a recolha e reciclagem de equipamentos a gás. Sabe-se, agora, que as bombas de calor estão excluídas do programa e que os consumidores da classe média, apesar de não pagarem os eletrodomésticos, terão de suportar o Imposto de Valor Acrescentado (IVA) relativo à compra dos mesmos.
Programa E-Lar

Adeus gás em casa: tudo sobre as candidaturas ao programa E-Lar

O Programa E-Lar – Eficiência Energética em Edifícios Residenciais tem feito correr muita tinta. Sabe-se agora que as candidaturas ao programa – uma iniciativa do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa substituir equipamentos a gás por alternativas elétricas mais seguras, eficientes e sustentáveis – estarão abertas a partir de 30 de setembro de 2025. No artigo desta semana da Deco Alerta, explicamos tudo sobre o E-Lar, nomeadamente quem se pode candidatar e como se pode aproveitar ao apoio dado às famílias.
Programa E-Lar

Adeus gás em casa: programa E-Lar alargado a todas as famílias

O arranque do prazo de candidaturas ao novo programa E-Lar - Eficiência Energética e Conforto Térmico, que apoiará a compra de eletrodomésticos mais eficientes, deverá arrancar em breve (ainda em julho). Já se sabe, no entanto, que os cheques para substituir equipamentos antigos a gás por modelos elétricos, de classe A ou superior, vão estar disponíveis para todas as famílias, e não apenas para as mais pobres.
Arranjos na cozinha

Efeitos do apagão: posso ser indemnizado por danos em eletrodomésticos?

Um inesperado apagão deixou, recentemente, a Península Ibérica às escuras durante largas horas. Milhões de pessoas ficaram sem eletricidade e comunicações, um fenómeno que teve consequências, nomeadamente nas casas, com vários equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos a ficarem danificados. Será que há, neste caso, direito a indemnizações? Explicamos tudo sobre este assunto neste artigo da Deco Alerta.
Gadgets para ter em caso de apagão

Como sobreviver a um apagão: todos os gadgets que vais precisar

Os apagões como aquele da passada segunda-feira 28 de abril já foram mais comuns do que agora. Sejam curtos ou prolongados, podem causar desconforto mas não precisam de gerar pânico. A melhor resposta? Estar preparado. Esquece a imagem de correr à procura de velas e fósforos à pressa.

Guia prático: como sobreviver a um apagão

Na passada segunda-feira, 28 de abril, um inesperado apagão deixou a Península Ibérica às escuras, provocando uma extensa interrupção no fornecimento de energia elétrica que deixou milhões de pessoas sem eletricidade e comunicações durante horas. Este mega apagão levantou várias questões práticas e de segurança e mostrou como é vital saber reagir perante uma falha de energia. Neste guia, o idealista/news explica desde o que aconteceu e como atuar em casos de emergência, como proteger alimentos, até saber o que diz a lei laboral quando ficas sem luz para trabalhar.
Apagão faz estragos em casa

Efeitos do apagão em casa: procura por serviços de reparação dispara 114%

O apagão elétrico que se verificou em Portugal continental durante boa parte do dia 28 de abril de 2025 continua a deixar marcas um pouco por todo o país. A plataforma Fixando revela que registou, até às 11h00 desta terça-feira (29 de abril de 2025), um aumento de 114% na procura por serviços de reparação, comparativamente com o mesmo dia da semana anterior.
Tarifa social de energia

Tarifa social de energia: o que é e quem pode ter acesso aos apoios?

O frio aperta e a pobreza energética é um problema que afeta muitas casas famílias e casas em Portugal. E a despesa com a fatura da eletricidade é sem dúvida uma das mais elevadas que os consumidores têm com a casa. Há, no entanto, famílias que podem ter acesso a apoios. Falamos da tarifa social de energia, que contempla descontos superiores a 30%. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Fatura da luz em 2025

Fatura da luz vai aumentar 2,1% a partir de janeiro de 2025

A fatura de eletricidade para os clientes que estão no mercado regulado vai aumentar, em média, 2,1% a partir de 01 de janeiro, indicou esta segunda-feira (dia 16 de dezembro) a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE)."No mercado regulado de Portugal continental, as tarifas transitórias
Fatura da Luz

Como poupar energia no inverno: dicas para baixar a fatura da luz

A fatura da eletricidade é uma das principais despesas que os consumidores têm mensalmente com a habitação. E no inverno, com a chegada do frio, aquecer a casa é uma tarefa complicada para muitas famílias. Poupar energia é, então, um objetivo a ter em conta. Mas como fazê-lo? Como utilizar a energia mais eficientemente? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Fatura da Luz

Como entender a fatura da eletricidade e o que se paga?

A fatura da eletricidade é seguramente uma das despesas mais elevadas que os consumidores têm com a casa. E mesmo fazendo uma boa gestão de alguns equipamentos, como por exemplo do ar condicionado, por vezes é complicado fazer baixar o valor mensal a pagar. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos, por exemplo, como se deve olhar para a fatura da luz de forma a entender os valores que estão em causa.
ligação elétrica

Contador de luz: o meu vizinho pode emprestar-me eletricidade?

Quando ocorre um corte de luz numa casa ou rua seja por avaria técnica ou por obras, uma solução rápida e mais prática poderia ser recorrer à ajuda de um vizinho para emprestar luz através de uma puxada elétrica.  Este seria efetivamente um gesto de solidariedade que permitiria manter o fornec
Fatura da luz a baixar

Fatura da luz vai mesmo baixar em 2025 com alargamento do IVA a 6%

O alargamento do IVA de 6% na eletricidade para 3,4 milhões de famílias, que foi promulgado esta terça-feira (dia 23 de julho) pelo Presidente da República, vai avançar em 2025 e terá um impacto orçamental de 90 milhões de euros. A medida, com data de entrada em vigor em janeiro de 2025, partiu de