Garantia do Estado pesa mais de 25% do total de crédito habitação
A compra de casas por jovens com recurso à garantia pública representou 25,9% do total atribuído nos primeiros dez meses do ano, tendo sido utilizado 46,5% do montante total alocado a este programa, anunciou o BdP esta sexta-feira, dia 28 de novembro.De acordo com dados divulgados esta sexta-feira p
Mercado laboral estável: taxa de desemprego está em mínimos de 3 anos
O mercado laboral em Portugal tem mostrado vários sinais de estabilidade. Desde logo porque a taxa de desemprego voltou a recuar em outubro para 5,9%, o valor mais baixo desde 2022. E também a taxa de subtutilização do trabalho fixo-se em 10,1%, um valor mínimo em mais de dez anos.
Economia portuguesa cresceu 2,4% no verão de 2025
A economia portuguesa cresceu 2,4% no terceiro trimestre, em termos homólogos, e 0,8% em cadeia, impulsionada pela procura interna, confirmou esta sexta-feira, dia 28 de novembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE).Estes números confirmam a estimativa rápida divulgada no final de outubro pelo
OE2026 com luz verde: o que vai mudar na habitação e no imobiliário
Depois de uma larga discussão parlamentar, o Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) foi finalmente aprovado na votação final global esta quinta-feira, dia 27 de novembro.



Mega complexo residencial arde em Hong Kong: autoridades investigam
Um incêndio devastador consumiu esta quarta-feira, dia 26 de novembro de 2025, um complexo residencial em Tai Po, no norte de Hong Kong, deixando um rasto de destruição que se tornou na maior tragédia deste tipo na história da região.
Países Baixos ganham novo projeto com mais de mil camas para estudantes
O setor de alojamento para estudantes na Europa continua em expansão.
Câmara de Lisboa aprova proposta para regular Alojamento Local
A Câmara de Lisboa aprovou esta quinta-feira, dia 27 de novembro de 2025, a proposta da liderança PSD/CDS-PP/IL para alteração do Regulamento Municipal do Alojamento Local (RMAL), viabilizada com o apoio do Chega, para que o rácio de contenção absoluta seja reduzido de 20% para 10%.
Amancio Ortega compra edifícios de escritórios no Canadá por 680 milhões
O fundador e principal acionista da Inditex, Amancio Ortega, continua a expandir os seus investimentos imobiliários através do seu braço de investimento Pontegadea. A sua mais recente aquisição foi um edifício de escritórios no centro de Vancouver, pelo valor de 1.100 milhões de dólares canadianos (680 milhões de euros), tornando-se uma das maiores operações realizadas no Canadá. Trata-se do complexo ‘The Post’, composto por duas torres de 22 e 19 pisos, cujo principal inquilino é a Amazon, estando também ocupadas por empresas como a Starbucks. Esta é a quinta compra de Ortega no mercado canadiano.
Hong Kong prepara-se para receber um ícone urbano inovador
Hong Kong prepara-se para receber um novo ícone urbano. O grupo imobiliário Land Development anunciou o arranque do Central Yards, um projeto de uso misto avaliado em 63 mil milhões de dólares de Hong Kong (702 milhões de euros à taxa de câmbio atual). A peça central do design será o chamado ‘landscraper’, uma estrutura horizontal com 400 metros de comprimento, situada numa parcela de 4,8 hectares frente à costa de Hong Kong. Este edifício acolherá escritórios de última geração, lojas inovadoras e um centro cultural vibrante, criando um destino dinâmico e atrativo.
Berlim aprova prolongamento do controlo das rendas até 2029
O Senado de Berlim decidiu prolongar por mais quatro anos a lei de controlo das rendas em toda a cidade. Segundo anunciou esta segunda-feira, dia 24 de novembro de 2025, a Chancelaria do Senado, a nova prorrogação entrará em vigor a 1 de janeiro de 2026 e manter-se-á até 31 de dezembro de 2029, alinhando-se com a extensão aprovada pelo parlamento federal da Alemanha (Bundestag) da lei federal alemã que visa limitar os aumentos das rendas em áreas com mercados de habitação sobreaquecidos (Mietpreisbremse).
Casa de infância de Trump em Nova Iorque à venda por quase 2 milhões
No exclusivo bairro de Jamaica Estates, em Queens (Nova Iorque), encontra-se a casa onde Donald Trump passou os primeiros anos da sua vida. Esta habitação, de estilo Tudor e construída pelo próprio pai do atual presidente dos Estados Unidos, foi agora colocada à venda por 2,3 milhões de dólares (quase dois milhões de euros ao câmbio atual), segundo o The Wall Street Journal.
"Portugal é, de certa forma, uma mini-Merlin"
A Merlin Properties (MP), Socimi espanhola que está presente em Portugal há vários anos – tem investido nos segmentos imobiliários de escritórios e logística e em centros comerciais e data centers –, está a entrar numa nova fase, marcada por uma mudança estrutural no seu negócio: a entrada dos centros de dados como eixo de crescimento e peça central da transformação provocada pela Inteligência Artificial (IA) no setor imobiliário. Em entrevista ao idealista/news, o CEO da empresa, Ismael Clemente, refere-se ao mercado nacional como sendo, “de certa forma, uma mini-Merlin", continuando o país a ser um destino de investimento atrativo.
Mais-valias na venda da casa sem dedução de juros: porquê?
A venda de um imóvel com lucro é, para o Fisco, considerada uma mais-valia – e, como tal, sujeita a tributação. E a esse ganho podem ser deduzidas várias despesas, como impostos e custos com obras.



Estas casas de betão moldam-se para se integrar na paisagem mexicana
Às quintas-feiras levamos-te a descobrir casas de sonho e hoje viajamos até Valle de Bravo, no México, para conhecer Las Rocas, um conjunto de quatro habitações que se integram de forma harmoniosa na paisagem natural. O projeto, assinado pelo arquiteto mexicano Ignacio Urquiza e pela designer de interiores Ana Paula de Alba, respeita o relevo rochoso e a vegetação endémica, criando casas únicas que se relacionam com o ambiente sem o alterar.
O hotel que inspirou Pablo Picasso e Hemingway renasce em França
Uma vez por mês, o idealista/news apresenta hotéis com encanto que redefinem o conceito de estadia. Hoje viajamos até ao sul de França, para o coração histórico de Arles, onde um ícone artístico renasce: o Grand Hôtel Nord-Pinus, antigo refúgio de Pablo Picasso e Ernest Hemingway, reabre portas após uma renovação muito esperada. O hotel, situado na mítica Place du Forum, foi durante décadas um ponto de encontro de artistas, escritores, fotógrafos e boémios que ajudaram a moldar a identidade cultural da cidade.
Hotéis à venda em Portugal: oferta está concentrada em 5 distritos
A hotelaria tem-se revelado uma verdadeira estrela no investimento imobiliário comercial em Portugal nos últimos anos. A elevada procura por turistas, a par das taxas de rentabilidade podem ajudar a explicar esta atratividade dos imóveis turísticos. Mas onde há mais hotéis à venda em Portugal? Os investidores que procuram oportunidades para investir em hotelaria no nosso país vão encontrar a maior oferta em cinco distritos: Lisboa, Porto, Faro, Évora e Beja, tal como revelam os dados mais recentes do idealista, editor desta newsletter.
Amortização do crédito habitação: chumbado novo alívio nas comissões
Se nada for feito a nível legislativo, a isenção da comissão por reembolso antecipado nos créditos habitação a taxa variável vai mesmo terminar a 31 de dezembro de 2025.
Inauguração das luzes de Natal no Porto: data e programação de 2025
Num dos momentos mais aguardados do ano, o Porto transforma-se num cenário de sonho: centenas de ruas iluminadas, uma árvore de Natal na Avenida dos Aliados e espetáculos que dão voz à cidade. Acender as luzes de Natal no Porto é celebrar tradição e aquele espírito natalício. Além disso, a iluminação natalícia envolve inovação energética, com milhões de LEDs de baixo consumo a criarem um espetáculo sustentável para todos desfrutarem. Descobre quando é a inauguração das luzes de Natal no Porto.
Esta casa pré-fabricada da Amazon combina preço baixo e montagem rápida
O acesso à habitação continua a ser um dos grandes desafios para o mundo, mas a Amazon acaba de surpreender o mercado com uma solução revolucionária: uma casa pré-fabricada com até quatro quartos e um preço inferior a 7.000 euros – mais precisamente, 6.887 euros. O melhor? Monta-se em menos de 10 minutos, sem obras nem complicações, e adapta-se até aos terrenos mais difíceis.
Estepona cresce no setor imobiliário de luxo e rivaliza com Marbella
O município de Estepona, na província de Málaga, passou por uma profunda transformação na última década, colocando-se no mapa internacional como um dos destinos residenciais mais desejados do sul da Europa. Este crescimento assenta num modelo urbano moderno e de alta qualidade, sem perder, porém, a sua essência de vila branca.
Habitação social insuficiente agrava pobreza e exclusão em Espanha
Hoje em dia, ter uma casa própria parece um sonho inatingível para grande parte da população, mas viver de renda também não é acessível. De facto, o número de pessoas sem-abrigo em Espanha aumentou 25% na última década, segundo os dados mais recentes do INE do país vizinho, referentes a 2022. Segundo a Provivienda, quatro em cada dez agregados familiares empobrecem ao pagar a renda, e 60% enfrentam algum problema habitacional. Gema Gallardo, diretora-geral da Provivienda, descarta a hipótese de uma bolha imobiliária, sublinhando que a situação é, na realidade, ainda mais preocupante.
Los Javis colocam à venda a sua mansão em Madrid por 5 milhões
Após anunciarem a sua separação, depois de 13 anos juntos, Javier Ambrossi e Javier Calvo – mais conhecidos como Los Javis – colocaram à venda a sua espetacular mansão em Pozuelo de Alarcón, nos arredores de Madrid, por 5 milhões de euros. A propriedade, com 975 m2 construídos num terreno de 2.500 m2, tem atraído atenção mediática pelo seu design vanguardista e pelo caráter social e criativo. A casa foi projetada pelos arquitetos Benjamín Iborra, do estúdio Mesura, e Raúl Hinarejos, da Viraje.
Dos relvados para o imobiliário: a nova vida de um ex-jogador de elite
Depois de uma carreira em equipas como o Atlético de Madrid, o Deportivo ou o Valência, Javier Arizmendi deu uma viragem para o mundo financeiro. Atualmente, aconselha clientes em banca privada e defende a importância de planear, diversificar e investir com critério. A sua história é um exemplo de reinvenção profissional e de como a literacia financeira pode fazer a diferença.
Vender a casa e ficar nela: “Valor transforma-se em qualidade de vida”
O envelhecimento da população em Portugal é uma questão social urgente, sobretudo, para muitos idosos que enfrentam sozinhos o aumento do custo de vida com baixas pensões.
OE2026: Parlamento rejeita dedução de juros da casa no IRS
O parlamento rejeitou esta quinta-feira, dia 20 de novembro de 2025, as propostas apresentadas pelos partidos da oposição para os proprietários que compraram casa desde 2012 deduzirem parte dos juros dos empréstimos no IRS. As iniciativas do PAN, Chega, PCP e BE de alteração à proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) foram chumbadas com o voto contra do PSD e CDS-PP e com a abstenção do PS.