Construtora Lucios entra em insolvência com 51 milhões em dívidas
A construtora Lúcio da Silva Azevedo & Filhos, conhecida no mercado como Lucios, encerrou atividade após acumular dívidas de 51,3 milhões de euros a 1.223 credores, deixando 68 trabalhadores desempregados. A empresa, com sede em Vila do Conde, destacou-se em obras como a reabilitação do Pavilhão Rosa Mota – Super Bock Arena e do Mercado do Bolhão, mas não resistiu às dificuldades financeiras agravadas pela pandemia e pelo aumento das taxas de juro.
Itália prepara Plano Habitação com 100 mil casas a preços controlados
Um plano de habitação com 100 mil casas a preços controlados e uma nova intervenção no custo da energia. Estas são as duas primeiras medidas económicas anunciadas pela presidente do governo italiano, Giorgia Meloni, para 2026, ano em que pretende acelerar o crescimento, incluindo a disponibilidade para assinar “um novo pacto” com os parceiros sociais que não tenham “preconceitos” em trabalhar com o executivo.
Pacote fiscal da habitação é boa notícia? O que ganha o imobiliário
Aumentar a oferta de casas no mercado para a classe média é a solução apontada pelo Governo e pelos vários players do setor imobiliário para dar resposta à crise na habitação que se vive em Portugal, ou de acesso à habitação, como a ela se referem muitos especialistas. O Executivo, atento ao problema, viu ser aprovado no Parlamento, na generalidade, um pacote fiscal com medidas que prometem mudar o panorama residencial, como a descida do IVA para 6% na construção. Que impacto terão, afinal, as propostas anunciadas para o setor imobiliário? Damos resposta a esta e outras perguntas com a ajuda de especialistas.
Novo hotel de luxo na República Dominicana: um paraíso nas Caraíbas
Todas as quartas-feiras, o idealista/news apresenta hotéis com encanto que merecem ser descobertos. Hoje viajamos até ao clima tropical das Caraíbas para conhecer o Eurostars Grand Cayacoa, o primeiro cinco estrelas da cadeia Eurostars na República Dominicana – um refúgio caribenho que acaba de renascer após uma remodelação completa.
Inflação em Portugal desacelera subida para 2,3% em 2025
A taxa de inflação em Portugal evidenciou uma "tendência de estabilização" ao longo do ano passado, registando uma variação média anual de 2,3% em 2025, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Construção do futuro: casas pré-fabricadas que se encaixam como legos
Quem negar que a construção do futuro se assemelha àquela que se fazia em criança, empilhando blocos uns sobre os outros, pode estar enganado. É isso mesmo que demonstram estas habitações modulares da SYSTEM 3E. Estas casas pré-fabricadas são construídas como LEGO, graças ao seu sistema de construção de paredes dry-stack (um método que empilha materiais como pedras ou tijolos), único no mundo.
Comprar casa para arrendar em Portugal rende 6,5% no final de 2025
Uma das soluções para resolver a crise de acesso à habitação em Portugal passa por estimular o mercado de arrendamento, aumentando a oferta, tal como reconhece o Governo. E uma forma de o fazer passa por comprar casas e colocá-las a arrendar, um tipo de negócio que pode ser bem atrativo quer para investidores, quer para famílias com liquidez. Isto porque a compra de casa para arrendar em Portugal apresentou uma rentabilidade bruta de 6,5% no quarto trimestre de 2025, de acordo com os dados do idealista, editor desta newsletter. E este investimento na habitação apresenta menos riscos face ao final de 2024.
Edifício da Ordem dos Contabilistas Certificados volta a estar à venda
A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) vai voltar a tentar alienar o edifício que detém na Avenida Almirante Gago Coutinho, em Lisboa, com o objetivo de financiar a melhoria dos serviços prestados aos seus membros. A intenção consta do plano de atividades e orçamento para 2026 e surge depois de várias tentativas falhadas de venda do imóvel.
Lamine Yamal estreia-se como ‘youtuber’ e faz house tour do apartamento
Lamine Yamal não domina apenas a bola dentro de campo, agora também conquistou o YouTube. O extremo do FC Barcelona, uma das grandes sensações do futebol mundial com apenas 18 anos, lançou o seu canal pessoal na plataforma e surpreendeu milhões de seguidores com o primeiro vídeo: um house tour pelo apartamento onde viveu nos últimos anos, antes de se mudar para a sua nova casa.
IKEA encerra sete lojas na China e redefine estratégia no país
O gigante sueco do mobiliário e da decoração, IKEA, decidiu encerrar a atividade de sete das suas lojas em várias cidades da China a partir de 2 de fevereiro. Em paralelo, vai alterar a sua estratégia de expansão no país, apostando nos mercados-chave de Pequim e Shenzhen, onde prevê abrir mais de uma dezena de lojas de pequeno formato nos próximos dois anos. “Esta decisão é um passo importante na profunda transformação da Ikea na China, com o objetivo de lançar as bases para um crescimento empresarial mais resiliente”, anunciou a multinacional.
Reabilitar casas nos centros históricos: “O luxo tem de ser vivido”
A história desta empresa familiar portuguesa começou há 75 anos, quando se dedicava apenas à construção civil.
Habitação: Parlamento chumba propostas da oposição – só a do PS segue
Os deputados com assento na Assembleia da República discutiram e votaram uma série de propostas na área de habitação esta sexta-feira, dia 9 de janeiro. Mas só o pacote fiscal do Governo destinado a aumentar a oferta habitacional é que obteve luz verde.
Governo aprova construção do Hospital Central do Algarve
O Governo aprovou esta sexta-feira, dia 9 de janeiro de 2026, a construção do Hospital Central do Algarve, um investimento de mais de 420 milhões de euros a realizar em modalidade de Parceria Público-Privada, anunciou o ministro da Presidência.
Pacote fiscal da habitação aprovado no Parlamento: o que se segue?
O ambicioso pacote fiscal do Governo destinado a travar a crise de acesso à habitação em Portugal foi aprovado no Parlamento esta sexta-feira, dia 9 de janeiro, após uma discussão entre cores políticas que se limitou a uma manhã.
Construir casas novas: custos aceleram subida para 4,5% em novembro
Construir uma casa nova em Portugal voltou a ficar mais caro à boleia do aumento das despesas com a mão de obra.
Banca está a esticar prazos no crédito habitação – BdP quer pôr travão
Numa altura em que a compra de casa com crédito habitação está em alta, Álvaro Santos Pereira, governador do Banco de Portugal (BdP) alerta que as instituições bancárias estão a esticar os prazos dos novos contratos além dos limites recomendados, o que permite elevar os montantes emprestados.
É oficial: Mário Centeno é candidato a vice-presidente do BCE
O Ministério das Finanças anunciou esta sexta-feira, dia 9 de janeiro de 2026, que entregou, na quinta-feira, ao presidente do Eurogrupo a candidatura do ex-governador do Banco de Portugal Mário Centeno à vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE). Com o prazo das candidaturas quase a terminar, juntam-se a esta corrida outros cinco "adversários", como o finlandês Olli Rehn e candidatos de países bálticos e da Croácia, todos à procura de reforçar a representação dos Estados-membros mais recentes na instituição.
IMI 2026: qual é o imposto a pagar em cada município? Vê neste mapa
Já se sabe quais são as taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) fixadas para 2026. A maioria dos municípios vai cobrar a taxa mínima, de 0,30%. E contam-se ainda 31 autarquias que optaram por descer este imposto.
Juros das obrigações sobem em Portugal - em França ainda mais
O mercado obrigacionista da zona do euro sofreu grandes mudanças em 2025. Os juros das obrigações dos países tenderam a subir, com destaque para França que deu o salto para 3,56% no final do ano passado - o maior valor registado entre os países da zona euro. Portugal também entra neste grupo, com os rendimentos das obrigações a aumentar para 3,16%. Já Itália foi o único país a registar uma queda.
Construtor burla 114 famílias e acumula dívidas de cerca de 27 milhões
A Diagramamotriz – Construção Unipessoal, Lda., constituída em 2017, tornou-se protagonista de um dos maiores escândalos imobiliários recentes em Portugal. A empresa, liderada por Romeu Joel Marçalo da Silva, vendeu várias vezes as mesmas casas em complexos residenciais de luxo no concelho de Palmela, angariando milhões em sinais junto de dezenas de promitentes compradores.
Sócia da Sonae MC adquire empresa de parques de estacionamento
A CVC Capital Partners, que detém 25% da Sonae MC, anunciou a aquisição da iPark, uma das maiores plataformas de infraestruturas de estacionamento da Península Ibérica. Fundada em 2013 em Vitoria-Gasteiz, a empresa conta atualmente com mais de 30 mil lugares distribuídos por mais de 80 parques, localizados em centros urbanos, aeroportos, hospitais e estações de transporte em Portugal e Espanha.
Novas regras no IUC aplicadas só em 2028 após ano transitório
A proposta de lei do Governo para alterar o modo de pagamento do IUC deu esta quarta-feira, dia 7 de janeiro de 2026 entrada no parlamento, prevendo que o futuro modelo se aplique a partir de 2028, já que há um regime transitório em 2027.
Preço médio das casas no Canadá cai 21% depois de atingir máximo
O mercado imobiliário canadiano registou uma correção significativa nos últimos três anos e meio. Segundo dados da Icaria Capital, em março de 2022 foi atingido um máximo histórico de 841.800 dólares (cerca de 718.000 euros à taxa de câmbio atual). No entanto, em novembro, o preço médio desceu para 664.900 dólares (aproximadamente 570.000 euros), o que representa uma queda de cerca de 21%.
A casa de madeira que capta a luz e a paisagem do sul do Chile
Na metade sul do Chile ainda é possível observar uma paisagem preservada, muito selvagem e majestosa. Com vistas para a extensa cordilheira dos Andes, antes de chegar à planície, o cenário encontra-se pontuado por numerosos lagos.
OCDE sugere seguro sísmico obrigatório para todos os edifícios
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sugere que Portugal implemente um seguro obrigatório contra catástrofes naturais para todos os edifícios, como forma de proteger os proprietários e reduzir a exposição financeira do Estado. A recomendação, apresentada pelo diretor de estudos Luiz de Mello durante o “Economic Survey Portugal 2026”, visa criar um mecanismo formal de partilha de riscos público-privados, atualmente fragmentado e pouco estruturado.