
Do megaluxo às barracas: a crise habitacional que afeta Ibiza
Ibiza tem dois extremos. Por um lado, a Ibiza do luxo, das discotecas e das moradias de sonho. Por outro, a Ibiza das barracas e da exclusão habitacional. Já não é novidade que os preços altíssimos das casas obrigam muitas pessoas a abandonar a ilha por não conseguirem encontrar uma habitação com uma renda acessível. E estes preços exorbitantes estão a gerar um fenómeno que, na verdade, ressuscita um velho problema: os bairros de barracas. Em Ibiza, este tipo de acampamentos tem vindo a proliferar, ao ponto de alguns considerarem a ilha como uma verdadeira cidade de caravanas.

Castelo de sonho procura novo dono - respira história e natureza
O Castelo Rubinal respira história e natureza, e localiza-se no coração de El Figaró, em Barcelona (Espanha). Este imóvel único classificado como Sítio de Interesse Cultural (BIC) é um exemplar da arquitetura moderna catalã, conjugada com uma estética neomedieval.

Espanha aposta na habitação industrializada: investimento de 1.300 milhões
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou esta quinta-feira (24 de abril de 2025) uma aposta na habitação industrializada como eixo central da sua política de acesso à habitação. No âmbito da feira Rebuild, Sánchez detalhou a criação do Projeto Estratégico para a Recuperação e Transformação Económica (Perte) da Habitação, um projeto estratégico que contará com um investimento público de 1.300 milhões de euros ao longo de uma década, com o objetivo de modernizar o setor, reduzir custos e acelerar os processos de construção.

Empreendimento de luxo em Múrcia com novas moradias desde 229 mil euros
Chama-se Altaona e é o novo empreendimento residencial de excelência da região espanhola de Múrcia.

Vistos gold em Espanha: ponto final... 12 anos depois
Entrou em vigor em Espanha esta quinta-feira (3 de abril de 2025) a modificação da Lei 14/2013, de 27 de setembro, de apoio aos empreendedores e à sua internacionalização, pela qual se eliminam os vistos de investimento, mais conhecidos como Golden Visa, após a publicação, em janeiro, da Lei Orgânica 1/2025, de medidas em matéria de eficiência do Serviço Público de Justiça. A primeira lei aprovada de 2025 dava três meses de margem para a supressão dos artigos 63 a 67 da Lei 14/2013, que até agora regulavam o regime de residência para estrangeiros que realizam investimentos significativos no país, incluindo a compra de casas em Espanha por um valor mínimo de 500.000 euros.

Casas para turistas em Madrid: há mais de 15.200 apartamentos ilegais
O Governo espanhol identificou mais de 15.200 apartamentos usados ilegalmente como alojamento turístico na cidade de Madrid, revelou o Ministério dos Direitos Sociais e Consumo.

Preço das casas em Espanha teve em 2024 maior subida em 17 anos
O preço das casas em Espanha aumentou 8,6% em 2024, a maior subida desde pelo menos 2007, segundo dados divulgados na sexta-feira (dia 7 de março) pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).Em 2024, o preço de compra e venda das casas em Espanha subiu pelo 11.º ano consecutivo, além de te

Esta cidade perto da fronteira procura residentes – e tem casas por 12.000€
Há uma pequena cidade espanhola que está à procura de novos moradores para dinamizar a sua economia local. Chama-se Herreruela de Oropesa e situa-se na província de Toledo, a cerca de duas horas de distância de Portugal.

Rendas em Espanha: Governo trava despejos por incumprimentos
O Governo espanhol voltou a dar luz verde ao chamado "decreto ómnibus", que foi rejeitado pelo Plenário do Congresso dos Deputados na semana passada. O primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou que o Conselho de Ministros aprovou um novo decreto-lei régio, que inclui medidas como a reavaliação das pensões, as ajudas ao transporte e a suspensão dos despejos por falta de pagamento de rendas, depois de ter chegado a acordo com o partido catalão Junts.

Sánchez quer limitar compra de casa por investidores não europeus
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje que pretende proibir a compra de casas em Espanha por investidores não europeus, como forma de combater a crise da habitação no país.

Sánchez lança novo plano para combater a crise da habitação em Espanha
O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou um novo pacote de medidas em matéria de habitação centrado na promoção de mais casas, no aumento da regulação do mercado e em maiores ajudas para facilitar o acesso à habitação, em especial para os jovens.

Espanha cria empresa de habitação pública para construir e gerir casas
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, aproveitou a sua intervenção no encerramento do 41.º Congresso Federal do PSOE para anunciar que o Governo vai criar uma “grande” empresa pública de habitação, que será responsável pela construção e gestão de habitações da Administração Geral do Estado (AGE), embora não tenha dado mais detalhes sobre o assunto. Este último Congresso Federal do PSOE, realizado em Sevilha, ratificou-o como secretário-geral socialista e à sua nova direção.

Preços das casas em Portugal estão sobrevalorizados desde 2017
Desde 2017 têm soado os alarmes quanto à sobrevalorização dos preços das casas em Portugal. Tudo isto porque a oferta de casas não está a acompanhar a procura – um problema que persiste no país. Mas o mesmo não se verifica na vizinha Espanha. Embora os países tenham passado por situações semelhantes nas suas economias ao longo dos últimos anos, o Banco de Portugal (BdP) conclui que os preços das casas em Espanha não estão sobrevalorizados.

Soane Sierra entra no negócio da habitação com projeto Build to Rent
A Sonae Sierra sentiu um “crescimento forte e resiliente” do seu portfólio de centro comerciais cá dentro e lá fora. E tem novos projetos para o futuro, querendo dar o salto para o segmento residencial. Já está em negociações para avançar com aquele que será o seu primeiro projeto Build to Rent em Portugal (construir casas para arrendar). E comprou recentemente o primeiro projeto residencial em Espanha.

DANA: governo espanhol aprova 10.600 milhões de euros de ajudas
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou um plano de apoios estatais para as zonas afetadas pela tempestade DANA que está avaliado em 10,6 mil milhões de euros, e que será alargado à medida que surgirem necessidades. Revelamos em baixo algumas das medidas anunciadas pelo governo espanhol.

Assim se vive no Benidorm Beach, o melhor complexo residencial da Europa
Benidorm Beach, um edifício com 126 metros de altura e 36 andares, foi considerado o melhor empreendimento residencial da Europa em 2024 pelo júri especializado dos International Property Awards. O projeto promovido pela promotora imobiliária de Alicante Alibuilding e desenvolvido pelo gabinete de arquitetura Chamizo Arquitectos foi galardoado com dois prémios: na categoria de Edifício Residencial de Grande Altura e de melhor Design de Apartamento Residencial.

Morar no campo e perto de Madrid: quinta está à venda por 3,5 milhões
Todas as quintas-feiras apresentamos uma casa de sonho. Esta semana fazemos uma curta viagem até Espanha para conhecer uma incrível propriedade rural que está localizada no Parque Natural da Serra de Guadarrama, a apenas 30 quilómetros da cidade de Madrid.

Habitação em Espanha: 6 anos de Sánchez e de intervenção no mercado
A habitação tem sido um dos pontos de maior destaque da política espanhola, desde que Pedro Sánchez começou a governar em 2018. Nestes seis anos, avançaram alterações à Lei do Arrendamento Urbano, chegou a primeira Lei da Habitação, bem como o apoio ao arrendamento jovem. E, com a chegada da pandemia e as consequências económicas da guerra na Ucrânia, o aumento das rendas foi travado e os despejos foram suspensos. Agora, o objetivo do Governo de Sánchez passa por acabar com os vistos gold e dar apoios à compra da primeira casa pelos jovens. Todas estas medidas de intervenção no mercado residencial espanhol geraram desconfiança, perante uma oferta “tímida” e preços cada vez mais elevados numa altura em que a procura de casa continua elevada.

Despejo de famílias vulneráveis: Espanha prorroga suspensão até 2028
O Congresso dos Deputados de Espanha aprovou na quinta-feira, dia 13 de junho, por unanimidade, a suspensão dos despejos por execuções hipotecárias para devedores em situação de vulnerabilidade até maio de 2028.

Espanha avança com limites às rendas - mas só Catalunha vai aplicar
Espanha tem em vigor desde sábado, dia 16 de março, um índice de preços de referência para o arrendamento que pretende limitar os preços das casas, mas para já só uma das 17 regiões do país, a Catalunha, aplicará a medida.
O índice criado pelo Governo aplicar-se-á em "zonas de tensão" assim declara

As casas de Ira Von Fürstenberg: o que a princesa-atriz deixa para trás
Nascida em Roma a 17 de abril de 1940, Ira von Fürstenberg, cujo verdadeiro nome era Virginia Carolina Theresa Pancrazia Pancrazia Galdina zu Fürstenberg, faleceu após uma doença a 19 de fevereiro em Roma, com 83 anos. Era um desses ícones de outrora, pois tinha sangue azul, mas também era modelo, atriz e estilista. O seu estatuto de sobrinha de Gianni Agnelli é outra razão pela qual a sua herança é interessante.

Nova Lei da Habitação em Espanha deixa setor em pânico
A nova Lei da Habitação em Espanha veio encher o setor de dúvidas e pode significar, por exemplo, o desaparecimento de pequenas empresas imobiliárias. Está no Senado a aguardar tramitação e entrar em vigor antes eleições regionais e municipais de 28 de maio, e traz muitas medidas de longo alcance. Vozes do setor dizem que as normativas são contra a profissionalização do setor e que até podem vir a atrapalhar as operações de compra e venda de casas ou arrendamento. Explicamos.

Espanha vai dar ajudas a jovens e famílias para comprar casa
Em Espanha, os jovens e as famílias vão ter novas ajudas para comprar a primeira habitação. O Conselho de Ministros espanhol deu luz verde a uma linha de garantias de crédito do Instituto de Crédito Oficial (ICO) que se destinará a cobrir parcialmente o crédito habitação para aquisição da primeira casa. Trata-se da proposta avançada pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, no passado fim de semana.

Casas acessíveis: Espanha vai destinar 4.000 milhões de euros
O Governo espanhol está empenhado em aumentar o parque habitacional público. Depois de ter anunciado que vai mobilizar cerca de 50.000 habitações da Sareb para arrendamento acessível, o presidente o Governo espanhol, Pedro Sánchez, avançou ainda que vai destinar 4.000 milhões de euros para financiar a construção ou reabilitação de mais 43.000 habitações. Ao todo, Espanha vai somar ao seu parque habitacional público 93 mil casas de renda acessível.

Nova da Lei da Habitação em Espanha vai avançar com limites às rendas
O setor da habitação está em ebulição também em Espanha, à semelhança do que acontece em Portugal. Há agora, pela primeira vez no país vizinho, uma Lei da Habitação, que incide sobretudo no mercado de arrendamento. Passa a haver um limite ao aumento das rendas este ano, também de 2%, como em Portugal, e os novos contratos de arrendamento em áreas de maior stress serão regulados e limitados, dependendo do tipo de contrato e do imóvel. Estas são algumas das medidas contempladas na nova lei, que estipula também a criação de um novo índice para a atualização de rendas, que não tenha em conta o Índice de Preços no consumidor (IPC), que mede a taxa de inflação.