Crise na habitação em Portugal

Crise na habitação? Há mais de 154 mil casas vazias e... sem "dono"

A crise da habitação em Portugal tem duas faces, como uma moeda. A alta procura de casas está na “cara”. E a falta de oferta de habitação é a “coroa”, o núcleo estrutural do problema. Acontece que há mais casas para vender ou arrendar sem necessidade de obras do que carências habitacionais em Portugal, marcadas sobretudo por situações de sobrelotação, tal como concluiu o Instituto Nacional de Estatística (INE) na sua análise à Habitação publicada esta quarta-feira, dia 8 de março. Ainda assim, Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação, diz que é preciso “construir e reabilitar mais” casas no país. O que está em falta em Portugal são casas no mercado a preços acessíveis e compatíveis com os salários das famílias.

Ligação "excessiva" de políticos e banca afeta independência e supervisão

Há ·uma "·associação excessiva" entre o setor bancário e os políticos em Portugal que pode comprometer a supervisão bancária, conclui o estudo "As crises bancária e financeira de Portugal: consequências inesperadas da integração monetária", publicado no Journal of Economic Policy Reform. "A maioria dos últimos 19 ministros das Finanças tinha ligações aos três maiores partidos políticos", sendo que "74% deles tinha trabalhado anteriormente para bancos ou instituições financeiras".

O teu salário em Portugal vale cada vez menos, avisa a CE

Portugal é um dos países da Europa onde os rendimentos do trabalho menos valem, face aos ganhos com rendas, juros e lucros - habitualmente designados por rendimentos de capital. No final deste ano, os salários deverão pesar apenas 60% do PIB português, um valor menor do que a média europeia e o menor desde que o país vive em democracia, segundo dados da Comissão Europeia.

Só quem ganhou mais de 2.000 euros viu o salário aumentar em 2014

Só os trabalhadores por conta de outrem que ganharam mais de 2.000 euros por mês em 2014 tiveram aumentos salariais. Ou seja, as carreiras de chefia/funções altamente qualificadas foram as únicas que viram os salários aumentar no último ano. Em causa está o estudo da Egor Survey Salarial 2015, que concluiu que o salário médio caiu 51 euros desde 2011, altura em que a troika entrou no país.
Radiografia do dia: Evolução da emigração em Portugal desde 1960

Radiografia do dia: Evolução da emigração em Portugal desde 1960

Foram muitos os portugueses que se viram forçados a fazer as malas e a emigrar nos últimos anos. A Troika esteve no país entre 2011 e 2014. Durante esse período, deixaram o país, todos os dias, 260 pessoas. Neste gráfico podes ver a evolução da população nacional emigrada entre 1960 e 2010, bem como os “novos emigrantes”, ou seja, quem rumou a outros cantos do mundo entre 2007 e 2013.
"Depositantes do BES podem estar tranquilos", garante o Banco de Portugal

"Depositantes do BES podem estar tranquilos", garante o Banco de Portugal

O caos instalou-se em torno de tudo o que toca o Espírto Santo e a desconfiança à volta do BES, dentro e fora de Portugal, é cada vez mais aguda. Mas o Banco de Portugal garante que os depositantes não estão em risco: "Não existem motivos que comprometam a segurança dos fundos confiados ao BES, pelo que os seus depositantes podem estar tranquilos", assegura o regulador do sistema financeiro, em comunicado, acabado de enviar às redacções.
Radiografia do dia: Evolução do PIB e da Procura Interna

Radiografia do dia: Evolução do PIB e da Procura Interna

​Este gráfico mostra a evolução (desde 1996) do PIB e da Procura Interna em Portugal. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o PIB “diminuiu 1,4% em volume (variação de -3,2% no ano anterior)”. De acordo com o INE, “a redução menos acentuada do PIB em 2013 resultou do contributo menos negativo da procura interna, que passou de -6,9% em 2012 para -2,6%".
Rumores

Rumores

Durão Barroso destaca “retoma progressiva” da economia europeia: Os sinais de retoma na economia europeia são já visíveis, “bons resultados” que interessam a Portugal, afirma o presidente da Comissão Europeia.
passos fala no risco de um segundo resgate

passos fala no risco de um segundo resgate

já antes de participar em acções de campanha, passos coelho tinha falado da possibilidade de um segundo resgate, mas a corrida eleitoral levou o primeiro-ministro a elevar o tom nesta matéria para justificar os cortes junto do eleitorado psdem declarações ao diário económico, fonte da direcção socia
radiografia do dia: evolução do pib português nos últimos anos

radiografia do dia: evolução do pib português nos últimos anos

o gráfico em cima indica qual tem sido a evolução do produto interno bruto (pib) nos últimos anos (desde 2011). como é possível constatar, a economia nacional cresceu 1,1% no segundo trimestre, em comparação com os primeiros três meses do ano, superando a recessão de dez trimestres consecutivos
rumores

rumores

segundo dia de greve dos professores afecta 90 mil alunos: os professores cumprem hoje o segundo dia de greve às avaliações, o que poderá afectar cerca de 90 mil alunos.
rumores

rumores

mário soares considera que a “indignação pode tornar-se violenta”: o ex-presidente da república mário soares afirma hoje, num artigo de opinião publicado no diário de notícias, que a “indignação pode tornar-se violenta” se o governo se recusar a ouvir e a agir “como se nada se tivesse passado”.