Casas de famosos: Jesus e Ronaldo investem milhões – resumo 2015
Jorge Jesus decidiu deixar o comando técnico do Benfica pelo banco de suplentes do Sporting. Um tema que fez correr – e ainda faz – muita tinta. Mas o treinador também foi notícia pela casa de luxo que comprou no empreendimento Atlântico Estoril Residence. Já Cristiano Ronaldo investiu na Avenida da Liberdade e em Nova Iorque.
Reabilitação urbana: Uma aposta (e tendência) que veio para ficar – resumo 2015
A reabilitação urbana continuou a dar que falar em 2015. Um tema que começou a estar na ordem do dia anos antes e que voltou a ser notícia nos últimos 12 meses. E se em fevereiro a CPCI considerava que continuava a não existir no país um mercado de reabilitação urbana, em setembro, a AICCOPN dizia que “a reabilitação assume uma nova fase para o setor”.
Luz ao fundo do túnel na construção. O ano da recuperação - resumo 2015
Como vai ser 2015 para o setor da construção? O ano arrancava com esta pergunta e Ricardo Pedrosa Gomes, presidente da FEPICOP, mostrava-se otimista. E tinha razões para tal, já que a meio do ano soube-se que, 13 anos depois, o setor deu sinais de recuperação: No primeiro trimestre do ano foram construídas 1.797 casas novas, mais 14,6% que nos primeiros três meses de 2014.
Crédito à habitação: depois da tormenta veio a bonança - resumo 2015
2015 vai ficar, sem dúvida, marcado como o ano em que os bancos, depois da crise, voltaram a abrir a torneira do crédito à habitação e os portugueses, sedentos por ser proprietários, aproveitaram a oportunidade para pedir financiamento para a compra de casa. É também o ano das, nunca antes vistas, Euribor negativas.
Rendas estagnadas no preço, agitadas na cobrança - resumo 2015
Os portugueses continuam a preferir comprar casa para viver em vez de arrendar. Ainda assim, o mercado do arrendamento continua a mostrar dinamismo, nomeadamente numa lógica de investimento. Os proprietários, tiveram este ano, no entanto, uma grande dor de cabeça: os chamados recibos de renda eletrónicos.
IMI: a cruz dos proprietários que este ano pesou mais - resumo 2015
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é a cruz que todos os proprietários têm de carregar. Mas este ano, os donos de imóveis sentiram um peso maior, provocado pelo final da cláusula de salvaguarda, tal como se antecipava. A fatura a pagar foi entre 30% e 40% mais alta, e houve casos de até mais 500%. Mas o ano que vem promete ser menos doloroso, nomeadamente por causa do IMI familiar.
Ideias de decoração e Home Staging, uma tendência de futuro – resumo 2015
Este ano demos-te muitas dicas e conselhos para decorares a casa a teu gosto. São ideias que podem ajudar a tornar o lar mais acolhedor, truques que fazem com que a tua habitação ganhe uma segunda vida. Por outro lado, e com a ajuda dos nossos colaboradores da Home Staging Factory, ensinamos-te a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial dos imóveis, tornando-os mais atrativos e vendáveis/arrendáveis, caso seja esse o teu desejo.
Investidores estrangeiros voltam a ser a tábua de salvação do setor - resumo 2015
O investimento estrangeiro tem sido como um balão de oxigénio para o setor imobiliário, que parece estar em franca recuperação, após alguns anos de crise profunda. Ingleses, americanos, chineses e, mais recentemente, franceses são os estrangeiros que mais têm investido.
Portugueses preferem ser proprietários, mas as casas estão mais caras – resumo 2015
O ano arrancou e mais uma vez ficou vincada uma ideia: a cultura de ser proprietário continua enraizada na maioria dos portugueses, já que mais de 50% das pessoas prefere comprar casa em vez de viver numa arrendada. O Mercado de compra e venda de imóveis continua a ganhar terreno ao arrendamento, apesar deste estar mais dinâmico.
2015: as notícias que marcaram o setor imobiliário este ano
A economia está longe de ter recuperado a forma, mas 2015 é, sem dúvida, o ano da retoma para o imobiliário em Portugal, após anos de crise. Animado, sobretudo, pelo investimento estrangeiro, mas também nacional, o setor dá sinais de força, tendo atingido níveis recorde de negócio em várias áreas. Ainda assim nem tudo são rosas...



Tabon Te Keekee: Um pequeno paraíso que fará com que sejas o primeiro a entrar em 2016
Todas as quartas-feiras damos a conhecer um hotel com encanto. Hoje vamos, literalmente, até ao extremo oposto do planeta. O destino é a ilha Kiritimati, no Oceano Pacífico, que em português se traduziria como ilha Christmas (ilha Natal). Porquê? Porque este pequeno paraíso tem a honra de ser o primeiro lugar no mundo a dar as boas vindas ao Ano Novo.
Macau: governo aumenta tetos máximos de acesso a habitação social
Uma pessoa que viva sozinha em Macau e que tenha um rendimento mensal máximo de 9.560 patacas (1.091 euros) e um património líquido de 206.500 patacas (23.577 euros) pode candidatar-se a um apartamento social a partir de dia 1 de janeiro de 2016. Em causa está um despacho do chefe do Executivo publicado dia 28, que fará com que mais famílias possam aceder ao mecanismo.
Recibos eletrónicos de rendas: “Portugal não está todo à beira-mar plantado”, alerta ANP
Os senhorios que ainda não aderiram ao recibo eletrónico de rendas têm até quinta-feira (dia 31) para fazê-lo. Este é um tema, de resto, que tem suscitado muita polémica. Para António Frias Marques, presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), trata-se de uma “questão complexa”, até porque “Portugal não é só o Terreiro do Paço”.



As casas improvisadas dos soldados da linha da frente da Primeira Guerra Mundial
Soldados a beber chá, a ler o jornal ou a regar as plantas na linha da frente da Primeira Guerra Mundial. Trincheiras transformadas em casas e tendas de campanha, a paz no pior da guerra. Os soldados converteram montes de lama, sacos de areia e pequenas vigas de madeira em “villas”, “bungalows” e “blocos de apartamentos”, e com um enorme sentido de humor decoravam estes espaços com quadros, fotografias, flores e até cortinados.
Casos de layoff sobem 33% num ano
Em novembro, havia em Portugal 1.171 trabalhadores, de 82 empresas, afetados por esquemas de redução de horário de trabalho ou suspensão temporária de contrato, as duas formas de layoff. Com o respetivo corte no salário. Trata-se de um aumento de 33% face ao período homólogo e é preciso recuar até ao início de 2013 para encontrar uma degradação tão grande nos ritmos normais de atividade.
BdP exige maior almofada financeira a seis bancos
O Banco de Portugal (BdP) impôs a constituição de uma reserva de fundos próprios a seis bancos considerados como sistémicos, que terão de cumprir essa exigência a 1 de janeiro de 2017. A reserva de capital aplica-se à Caixa Geral de Depósitos (CGD), ao BCP, ao Novo Banco, ao BPI, ao Santander Totta e à Caixa Económica Montepio Geral.