Notícia do dia 28 de fevereiro de 2023

Tudo sobre as novas medidas do Governo para a habitação

O novo pacote legislativo do Governo para dar resposta à crise na habitação vai mexer com o mercado imobiliário - desde os vistos gold ao Alojamento Local, passando pelo controlo das rendas, licenciamentos ou casas devolutas. Para já, o programa “Mais Habitação” está em consulta pública até 10 de março e vai dar prioridade aos apoios diretos às famílias com dificuldades em pagar a renda ou a prestação da casa. Sobre as restantes medidas, que suscitaram forte debate e polémica, ainda há poucas certezas. Apresentamos um guia resumo com o essencial do que está em causa.
Evolução do Alojamento Local em Portugal

“A realidade do Alojamento Local ainda é de pequenos empresários”

O Alojamento Local (AL) volta a estar no centro das atenções e envolto em polémica. O Governo anunciou alterações no arrendamento de casas de curta duração, com o programa “Mais Habitação” a prever, por exemplo, a proibição de emissão de novas licenças, com exceção dos alojamentos rurais em concelhos do interior do país. Dias antes de serem conhecidas as medidas, o idealista/news esteve à conversa com Eduardo Miranda, presidente da associação do setor, que revelou, entre outras coisas, que “a realidade do AL ainda é, e vai continuar a ser, de pequenos proprietários”. 
casas de sonho

A casa dos espelhos: uma experiência espetacular na Antuérpia

Face ao aumento alarmante dos níveis de poluição e com o objetivo de tornar as cidades num lugar mais agradável, natural e sustentável, o conceito de cinturões verdes difundiu-se nos últimos anos. Estes espaços baseiam-se no planeamento urbano para preservar áreas de vegetação selvagem ou terrenos agrícolas em torno dos centros urbanos. Há muitos exemplos, entre os quais o Cinturão Verde na Antuérpia. É precisamente neste último que, desde os anos 60, têm sido desenvolvidas interessantes experiências arquitetónicas com moradias na zona arborizada. 
Amesterdão

Limites às rendas e ao investimento: Amesterdão vive crise imobiliária

O acesso à habitação em Amesterdão tornou-se uma verdadeira crise para  o governo da cidade. O preço dos arrendamentos e a falta de oferta para comprar ou arrendar a um preço acessível, levou-os a tomar medidas como o congelamento de rendas abaixo dos 750 euros/mês, a aplicação de limites aos aumentos no mercado livre ou a proibição de compra como investimento no arrendamento. Além disso, comprometeram-se a construir 7.500 novas casas por ano, das quais cerca de 2.500 serão para arrendamento rotativo, com um período máximo de residência de 15 anos.
Isenção de mais-valias na venda de casas

Fundos e offshores isentos de mais-valias se venderem casas ao Estado

A isenção de IRS sobre mais-valias na venda de casas ao Estado e aos municípios foi uma das medidas que o Governo integrou no pacote “Mais Habitação”, com o objetivo de reforçar o parque habitacional público. E sabe-se agora que António Costa não pretende definir qualquer exceção quanto ao tipo de proprietário que poderá beneficiar desta isenção fiscal. Isto quer dizer que os fundos de investimento e as offshores poderão vender imóveis ao Estado sem pagar IRS sobre as mais-valias.
Comprar online material e mobiliário de escritório

Mobiliário de escritório: podem devolver-se artigos comprados online?

Fazer compras online é uma tendência que está a ganhar força um pouco por todo o mundo, sendo uma prática que entrou na vida dos consumidores sem pedir licença com o inesperado aparecimento da pandemia da Covid-19, que em muito mudou a vida das pessoas. E a verdade é que é possível comprar praticamente tudo sem sair de casa. É o caso, por exemplo, de artigos de mobiliário, nomeadamente de escritório. Mas será que é possível devolvê-los, mesmo que não tenham defeitos? Como se deve proceder nesta situação? Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.
Casas para comprar em Oeiras

Isaltino quer construir casas para vender em Oeiras desde 120.000€

A crise habitacional está instalada em Portugal. E perante este cenário, o Governo lançou o pacote “Mais Habitação” para que, em conjunto com os municípios e privados, seja possível aumentar a oferta de casas disponíveis no mercado e baixar os preços. Nesta conjuntura, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras veio a público dizer que a autarquia tem capacidade para construir casas e colocá-las à venda com preços a partir dos 120 mil euros. E também para colocar casas no mercado de arrendamento, com rendas a partir de 280 euros por mês.
Venda de imóvel público em Lisboa

Politécnico de Lisboa quer vender imóvel no Bairro Alto por 10 milhões

Vai ser aberto um novo concurso público para vender o antigo edifício da Escola Superior de Dança, em Lisboa, pelo valor mínimo de 10 milhões de euros. A garantia é dada pelo Instituto Politécnico de Lisboa, que não recebeu, contudo, quaisquer propostas para a aquisição do ativo na sessão fechada na passada sexta-feira. Já o Governo garante que o imóvel não será vendido a privados sem que antes seja avaliada a possibilidade de o edifício integrar a bolsa de imóveis do Estado.
Preço das casas para comprar

Comprar casa está mais caro em 12 capitais de distrito em fevereiro

O novo cenário económico, marcado pela alta inflação e pela subida de juros no crédito habitação, já está a arrefecer a procura de casas à venda e o montante total concedido em empréstimos destinados à aquisição de habitação. Este cenário acaba por influenciar os preços das casas para comprar em Portugal, os quais se mantiveram estáveis em fevereiro face ao mês anterior. Mas este não é cenário visível em todo o país: segundo o índice de preços do idealista, as casas à venda ficaram mais caras em 12 capitais de distrito entre janeiro e fevereiro de 2023, com Viana do Castelo a liderar as subidas (5,2%). Em Lisboa, os preços das casas para comprar subiram 1,2% e no Porto mantiveram-se estáveis neste período.
estudantes

Estudantes a viverem com idosos: nasceu um novo projeto em Coimbra

Um novo projeto nasceu em Coimbra em que estudantes universitários podem receber alojamento gratuito em casa de uma pessoa idosa da cidade, num modelo de coabitação intergeracional. O programa, intitulado “Abraço de Gerações”, é dinamizado pela Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI), sediada na Baixa de Coimbra, procurando dar resposta a dois problemas sentidos na cidade: a dificuldade de acesso a alojamento pelos estudantes e o isolamento de pessoas idosas, segundo a coordenadora da área dos idosos naquela instituição, Teresa Sousa.
Inflação em Portugal a descer

Inflação em Portugal volta a descer em fevereiro para 8,2%

A inflação em Portugal continua a cair, depois de ter iniciado a trajetória de descida há quatro meses. Os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira publicados revelam que a inflação terá caído para 8,2% em fevereiro de 2023, um valor inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) face à taxa registada em janeiro. Os dados definitivos sobre a inflação em Portugal relativa a fevereiro serão publicados no próximo dia 10 de março.
Bonificação dos juros no crédito habitação

Bonificação dos juros abrange todos os créditos, garante Medina

Um dos novos apoios ao crédito habitação passa por bonificar em 50% os juros, de acordo com a medida incluída no pacote “Mais Habitação”. Agora, o ministro das Finanças, Fernando Medina, veio esclarecer que a bonificação dos juros no crédito habitação irá abranger todos os contratos de crédito e não apenas os celebrados após 2018.