Notícia do dia 9 de março de 2023

Crédito habitação sénior

Crédito habitação sénior do Novo Banco estende prazo até aos 80 anos

Hoje, não há um limite de idade para comprar casa, nem para pedir um crédito habitação. Quem tem mais de 50 anos pode, sim, avançar com um empréstimo para aquisição de habitação em Portugal. E há ofertas no mercado bem competitivas, como é o caso da do Novo Banco, que possibilita estender o prazo de pagamento do empréstimo até aos 80 anos e, com isso, reduzir o valor da prestação da casa. Explicamos tudo na rubrica do Crédito habitação do mês de fevereiro.
Porta de casa amarela

Portas blindadas: como escolher a melhor opção para casa?

Quando compramos uma casa sabemos que a tendência é pensar em pintar paredes, talvez trocar o chão, pensar em janelas novas mas… e a porta de casa? Afinal de contas, a porta é o que separa o mundo exterior do teu espaço seguro. E como sabemos que a segurança é sempre importante, decidimos expl

Esta espetacular mansão de luxo com 1.300 m2 vai a leilão

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez apresentamos uma espetacular moradia em La Zubia (Granada), no país vizinho, avaliada em 2,5 milhões de euros. Trata-se de uma propriedade espetacular de 1.300 metros quadrados (m3) dividida em seis andares com 17 quartos e 12 casas de banho. A Sotheby’s vai leiloar esta mansão de luxo entre 9 e 16 de março.
cozinhas

Reformas low-cost: como pintar azulejos de cozinha e casa de banho

Pintar azulejos é uma forma simples, rápida e barata de renovar a aparência de uma cozinha ou casa de banho desatualizada. E para isso existe apenas uma condição: que os azulejos estejam em perfeitas condições. Se houver algum buraco ou lasca, terá que ser reparado previamente para que ao pintar não seja percetível. A partir daí, o processo é muito simples. Os especialistas da Habitissimo deixam algumas dicas. 
Obras em casa

Obras em casa para renovar a vida: o que é preciso ter em conta?

Fazer obras de remodelação da cozinha, sala ou até da casa de banho é, para muitos, uma lufada de ar fresco, que traz nova vida à casa. E muitas vezes ajuda a melhorar o conforto térmico da habitação. Mas para avançar com obras em casa há muitos aspetos a ter em conta, desde a contratação do empreiteiro até à conclusão dos trabalhos. Se pretendes renovar a tua casa ou fazer pequenas obras de conservação, fica a saber todos os cuidados que deves ter.
Investimento estrangeiro em Portugal em alta

“Trocar dinheiro por tijolos é um investimento normalmente seguro”

A Arnold Investments (AI), sociedade multinacional de brokerage sediada em Viena (Áustria) é especializada em investimentos imobiliários profissionais e abriu escritório em Lisboa em abril do ano passado, pouco tempo depois de ter eclodido a guerra na Ucrânia. Em entrevista ao idealista/news, Nuno Madeira Rodrigues, Country Manager da AI em Portugal, considera que a aposta foi ganha e que o país continua a ser atrativo para se investir em imobiliário. “Temos uma filosofia muito otimista: achamos sempre que as pessoas que têm dinheiro sabem que trocá-lo por tijolos é um investimento que normalmente é seguro a longo prazo, desde que não se façam péssimas opções”, conta.
Angola

Angola prepara fundo de investimento para gerir ativos recuperados

Angola está a preparar a criação de um fundo de investimento imobiliário, de 5 mil milhões de dólares, para gerir os ativos recebidos no combate à corrupção, anunciou a ministra das Finanças."Os processos identificados representam 15 mil milhões de dólares [14,1 mil milhões de euros] no total, entre ativos, imóveis, participações, carros e dinheiro, sendo que desses 15 mil milhões de dólares identificados, 5 mil milhões de dólares [4,7 mil milhões de euros] já estão resolvidos", disse Vera Daves de Sousa.
Doar imóveis ao Estado

Estado perde quinta em Loures por desrespeitar vontade da doadora

A Quinta da Malvazia, situada no concelho de Loures, foi doada ao Estado em 1985, com a condição de ali ser criado um centro de investigação e formação na área da reabilitação física. Mas o Estado não terá respeitado o desejo da doadora, tendo dado outros usos ao imóvel. E, por isso mesmo, o tribunal decidiu em 2018 devolver a propriedade histórica aos herdeiros da doadora. Hoje, esta antiga quinta está à venda por quase 2,5 milhões de euros.
Imobiliário português na mira dos estrangeiros

Imobiliário a mudar? Estrangeiros querem investir com empresas locais

A Arnold Investments (AI) nasceu na Áustria e alargou o modelo de negócio a mais nove países europeus. Entre eles está Portugal, tendo a sociedade multinacional de brokerage especializada em investimentos imobiliários profissionais “aterrado” em Lisboa no ano passado. Em jeito de balanço de atividade, Nuno Madeira Rodrigues, Country Manager da empresa, revela ao idealista/news que a forma de atuar dos investidores estrangeiros em Portugal mudou no último ano, havendo agora cada vez mais clientes interessados em estabelecer parcerias com players nacionais.
Governo defende metodologia usada no pacote Mais Habitação

Habitação: Governo respeita críticas de autarcas mas elogia metodologia

A ministra da Coesão Territorial disse respeitar as críticas dos autarcas que lamentam não ter sido ouvidos na elaboração das medidas do pacote de habitação, mas considerou “adequada” a metodologia seguida. “Respeito-as, obviamente [críticas de autarcas], respeito-as, mas sinto que a metodologia é a adequada”, referiu Ana Abrunhosa, esta quarta-feira (8 de março de 2023).
Figueira da Foz quer comprar imóveis do Estado

Figueira da Foz quer comprar imóveis devolutos do Ministério da Defesa

A Câmara da Figueira da Foz pretende adquirir dois edifícios devolutos na cidade que pertencem ao Ministério da Defesa Nacional para os transformar em residências universitárias ou habitação a custos acessíveis. “Vamos ver como é que podemos combinar os dois vetores”, disse aos jornalistas o presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes, no final da reunião de Câmara, sobre os dois prédios situados na zona nobre da cidade, com 24 apartamentos no total.
IKEA ajuda vítimas de violência doméstica

Linha do IKEA faz reencaminhamento para linha de apoio à vítima

A linha de atendimento do IKEA permite, a partir desta quarta-feira (8 de março de 2023), o reencaminhamento de chamadas para o serviço de informação a vítimas de violência doméstica, sem que essa ligação fique com o destino registado, para maior proteção da vítima. O anúncio da campanha “Recomeços” foi feito pela cadeia internacional de mobiliário e decoração.
Custos de construção de casas novas estão a subir em Portugal

Construir uma casa nova custa mais 11,2% que há um ano

Construir uma casa está cada vez mais caro em Portugal. Em janeiro de 2023, os custos de construção de habitação nova aumentaram 11,2% em termos homólogos, mais 0,3 pontos percentuais (p.p) do que no mês anterior (10,9%) e mais 2,1 p.p. (9,1%) que no mesmo mês do ano anterior, segundo estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgadas esta quinta-feira (9 de março de 2023).
Juros no crédito automóvel

Pedir crédito pessoal ou automóvel? Taxas máximas vão subir em abril

Pretendes pedir um crédito pessoal ou um crédito para comprar um automóvel nos próximos meses? Então, terás de ter atenção que as taxas máximas destes contratos de crédito vão subir já a partir de abril. Na verdade, os tetos máximos das taxas vão subir no segundo trimestre de 2023 para todos os tipos de crédito aos consumidores, desde os empréstimos pessoais aos cartões de crédito. Fica a saber o que vai mudar, de acordo a informação divulgada esta quinta-feira, dia 9 de março, pelo Banco de Portugal (BdP).