
Os passaportes mais poderosos do mundo são... (Portugal está no top 5)
Qual é o passaporte mais poderoso do mundo? Ou, por outras palavras, aquele que permite viajar para mais destinos/países sem necessidade de visto prévio? A liderar a lista encontra-se Singapura, que destronou do primeiro lugar do ranking o Japão, que ocupava a liderança há cinco anos. Os cidadãos naturais de Singapura podem visitar 193 destinos no mundo sem visto, num total de 227. Portugal surge também no top 5.

Em Vila Pouca de Aguiar há uma aldeia com um estilo de vida diferente
No distrito de Vila Real, o refúgio da serra foi o local escolhido para fazer nascer uma aldeia ecológica, onde o bem-estar é a prioridade.

Black Friday: casas com os maiores descontos à venda
A Black Friday é uma época muito esperada não apenas em Portugal, mas no mundo inteiro. Todos os anos no mês de novembro, é altura para aproveitar promoções e descontos em milhares de produtos.

Como Viena se transformou na capital da habitação pública
A política habitacional de Viena, na Áustria, tem sido alvo de vários estudos e é frequentemente citada como um exemplo a ser seguido. Grande parte do parque habitacional é público – um modelo no qual trabalham há um século. Os ‘Gemeindebau’ são o “rosto” desta política.

Como esta antiga filosofia indiana pode ajudar a ter um lar harmonioso
Vastu Shastra, ou simplesmente Vastu, é uma antiga ciência indiana da arquitetura que se baseia em princípios naturais e visa criar um equilíbrio entre o meio ambiente e o indivíduo. Não é apenas uma questão de arranjo de móveis ou escolha de cores.

Espanhola compra prédio em Lisboa que vai ser hotel por 5,8 milhões
A socimi espanhola Entrecampos Cuatro comprou um edifício em Lisboa por 5,8 milhões de euros e assinou um contrato de arrendamento com uma cadeia portuguesa que está interessada em converter o ativo num hotel boutique.

Governo no edifício sede da CGD: TdC aprova obras de 40 milhões
O Tribunal de Contas (TdC) aprovou o investimento de 40 milhões de euros no edifício sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa, que será reformado para receber o Governo. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 13 de novembro de 2023, no Parlamento, pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Joel Esperança: “Cada obra deve ter o seu próprio grão, a sua própria matéria”
Joel Esperança recebeu-nos numa casa especial. A Quinta do Rei será sempre um pouco sua e do atelier Contaminar, apesar de já estar habitada pelos proprietários. “Foram 13 anos, desde o primeiro rabisco até agora”, confidencia o arquiteto. E mesmo depois da obra entregue, existe uma permanente preocupação, tal como explica em entrevista ao idealista/news para a rubrica “Em casa do arquiteto”.

Portugal e Espanha têm novas leis da habitação: quais as semelhanças?
Nos últimos meses, os Governos de Espanha e Portugal aprovaram novas legislações em matéria da habitação.

População residente em Portugal está a aumentar há quatro anos
Em 2022, a população residente em Portugal foi estimada em 10.467.366 pessoas, o que representou um aumento de 46.249 habitantes relativamente ao ano anterior. Os dados divulgados esta quinta-feira (16 de novembro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) concluem, de resto que a taxa de crescimento efetivo da população foi positiva (0,44%) pelo quarto ano consecutivo.

“Está na altura de voltarmos a ser razoáveis no imobiliário”
A aposta na sustentabilidade e na descarbonização no imobiliário, reduzindo ao máximo o uso do aço e do betão na construção, por exemplo, tem de ser levada a sério pelos vários players do setor. O alerta foi dado por Francisco Rocha Antunes, fundador e presidente da MOME e Chair da ULI Portugal, durante a sua intervenção na apresentação da NOS Smart Home, uma nova solução de casa inteligente e conectada direcionada para promotores imobiliários. “Está na altura de voltarmos a ser razoáveis no imobiliário”, disse aos jornalistas, à margem do evento, que se realizou esta quarta-feira (15 de novembro de 2023).

Vale Eficiência até 3.900 euros: candidaturas abrem a 20 de novembro
Famílias economicamente vulneráveis e a viverem numa casa em risco de pobreza energética, que queiram melhorar a condições da sua habitação, podem concorrer ao programa Vale Eficiência já partir do próximo dia 20 de novembro. Os beneficiários vão poder receber até três vales no valor de 1.300 euros (3.900 euros no total).

Juros do BCE devem descer até 2% em harmonia com inflação, diz Centeno
Hoje, as taxas de juro diretoras do Banco Central Europeu (BCE) estão no patamar dos 4% e deverão continuar em níveis restritivos até ser assegurada uma inflação estável nos 2%. Ainda não se sabe ao certo quando é que o regulador europeu vai avançar com a descida dos juros. Foi prevista para a segunda metade de 2024 ou 2025, mas o contexto internacional incerto, marcado pela guerra na Ucrânia e pelo conflito no Médio Oriente, poderá adiar esta decisão. O que Mário Centeno, governador do Banco de Portugal (BdP), espera é que os juros do BCE desçam para um intervalo entre 2% e 2,5%, compatível à inflação.

Riscos para a estabilidade financeira: banca deve manter-se proativa
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, apelou na quinta-feira (dia 16 de novembro) aos países da zona euro para que "se mantenham proativos" face aos riscos para a estabilidade financeira, num contexto de taxas de juro elevadas devido à inflação.

Dedução de rendas no IRS: inquilinos pedem teto de 820 euros
O PS apresentou várias propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), em matéria de habitação. O partido quer aprovar, por exemplo, o aumento da dedução no IRS das despesas com rendas para 600 euros e das rendas dos estudantes para 400 euros. Mas os inquilinos pedem mais: propõem teto de 820 euros.

Prestação da casa atinge 392 euros – o maior valor de que há registo
Os créditos habitação em Portugal estão cada vez mais caros, devido à subida constante das taxas de juro, uma evolução motivada pela política monetária restritiva do Banco Central Europeu (BCE). E não há sinais de melhoria: as taxas de juro nos empréstimos habitação atingiram os 4,433% em outubro, o valor mais elevado desde março de 2009. E a prestação da casa atingiu o custo médio de 392 euros no mês passado, o maior valor deste que há registos contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Arrendamento acessível: Santa Casa de Lisboa disponibiliza 100 casas
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai disponibilizar 100 frações para arrendamento acessível na capital, no quadro do Programa Arrendar para Subarrendar, uma das novas medidas aprovadas pelo Governo para combater a crise na habitação.

IHRU vai reabilitar mais de 5.800 habitações até 2028
O plano de ação para reabilitar o património público nos próximos anos já foi traçado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Até agora, já foram reabilitadas em Portugal mais de 3.000 habitações. E a intenção do IHRU é ir mais longe, reabilitando mais de 5.800 habitações até 2028. Melhorar o conforto térmico e a acessibilidade das casas para pessoas com mobilidade condicionada estão entre os seus principais objetivos do instituto com estas intervenções.

Alojamento Local com novas regras na UE em prol da transparência
A União Europeia (UE) mostra-se atenta ao negócio do Alojamento Local (AL), tendo anunciado que o Conselho da UE e o Parlamento Europeu chegaram a um acordo provisório que visa trazer mais transparência ao arrendamento turístico de curta duração. Em causa está um projeto de regulamento relacionado com a recolha e partilha de dados neste tipo de serviços.