Notícia do dia 14 de dezembro de 2023

Alentejo prepara-se para receber um novo empreendimento eco-friendly

A Reserva do Alecrim, situada entre Melides e Santiago do Cacém, está a ver nascer um novo empreendimento premium sustentável, de seu nome Casas da Bela Vista, e que será composto por 18 tiny houses de tipologias T1+1. O projeto tem conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2025, mas as unidades já estão em venda com preços até aos 310 mil euros.
Amancio Ortega

Amancio Ortega compra maior centro de atendimento da Amazon na Irlanda

O fundador e maior acionista da Inditex, Amancio Ortega, através do seu braço de investimentos Pontegadea, adquiriu um complexo logístico no Baldonnell Business Park, em Dublin, cujo principal inquilino é a Amazon, por um valor de 225 milhões de euros, confirmaram à Europa Press fontes familiarizadas com a operação.
Compra de imóveis agrícolas e florestais

Compra de imóveis agrícolas ao rubro na Europa- Portugal tem potencial

Há um negócio emergente no mercado nacional. A aquisição de imobiliário de uso agrícola e florestal está a crescer fortemente em todo o mundo, numa altura em que os investidores procuram cada vez mais aliar um retorno financeiro competitivo a um impacto social e ambiental positivo. É a Europa Ocidental que mais tem atraído investimento neste segmento, tendo captado 5,3 mil milhões de euros em 2023, o triplo do contabilizado no ano anterior. E Portugal e Espanha foram dos países que mais contribuíram para esta captação de capital no imobiliário agrícola e florestal, tendo ainda margem para crescer.
Ranking Qualidade de Vida da Mercer

Lisboa desce no ranking “Qualidade de Vida” e Porto entra: porquê?

Lisboa e Porto ocupam o 39º e 55º lugares do ranking “Qualidade de Vida”, que avalia os aspetos práticos do quotidiano dos expatriados e das suas famílias que trabalham fora do seu país de origem, sendo publicado todos os anos pela consultora Mercer. No caso da capital, houve uma descida de duas posições na tabela face à última edição, já o Porto não estava listado, revela ao idealista/news Tiago Borges, Career Leader da Mercer Portugal, salientando que a crise na habitação que se vive no país não tem repercussões nestas escolhas: “Em termos do ranking (posicionamento relativo) não existe uma penalização específica de Lisboa ou Porto por este aspeto”.
Fed mantém juros

Fed deixa taxas de juro inalteradas – e prevê cortes em 2024

Tal como antecipavam os mercados, a Reserva Federal norte-americana (Fed) anunciou esta quarta-feira, dia 13 de dezembro, que decidiu manter as taxas de juro no intervalo entre 5,25% e 5,50%. Mas o presidente da Fed, Jerome Powell, avisou que o controlo da inflação ainda não está garantido. De qualquer forma, a Fed dá sinais de que pode descer os juros para 4,6% até ao fim de 2024.
Subsídio de Natal

Subsídio de Natal: o que é e como se calcula

A quadra natalícia é mágica para a maioria dos portugueses. As ruas e as casas apresentam uma decoração atrativa e enchem-se de luzes e cores. Nesta época festiva, há muito dinheiro a ser gasto. Por isso, todas as ajudas nas despesas são importantes.
Juros do BCE em pausa

BCE decide voltar a manter juros inalterados no patamar dos 4%

As expectativas dos analistas cumpriram-se: o Banco Central Europeu (BCE) decidiu voltar a manter as três taxas de juro diretoras inalteradas na reunião de política monetária realizada esta quinta-feira, dia 14 de dezembro. Esta foi a segunda pausa na subida dos juros desde que o regulador europeu começou a aumentá-los em julho de 2022 para travar a inflação na Zona Euro - a primeira pausa foi decidida na reunião de outubro. Isto quer dizer que as taxas de juro diretoras vão ficar entre 4% e 4,75%, pelo menos, até dia 25 de janeiro de 2024, a data da próxima reunião de política monetária. Já os cortes dos juros para 2024 não estão a ser discutidos no Conselho do BCE.
António Costa

Natal e Passagem de ano: Governo concede tolerância de ponto

O Governo decidiu conceder tolerância de ponto nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro aos trabalhadores que exercem funções públicas no Estado, de acordo com uma nota do gabinete do primeiro-ministro. "É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da a
Construção de casas

Edifícios licenciados diminuem 9,7% para 5,3 mil no terceiro trimestre

No 3º trimestre (3T) de 2023, foram licenciados 5,3 mil edifícios em Portugal, o que representa uma diminuição de 9,7% em comparação com o mesmo período de 2022 (-9,3% no 2T de 2023) e uma descida de 11,4% face ao 3T de 2019. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), divulgados esta quinta-feira (14 de dezembro de 2023), os edifícios licenciados para construções novas decresceram 10,6% (-9,5% no 2T de 2023 e -5,7% face as 3T trimestre de 2019), tendo o licenciamento para reabilitação diminuído 8,3% (-9,2% no 2T de 2023 e -26,8% em relação ao 3T de 2019). Já os edifícios concluídos decresceram 1,2% face ao 3T de 2022 (-2,1% no 2T de 2023), mas aumentaram 6,5% em comparação com o 3T de 2019, totalizando 3,9 mil edifícios.
Juros no Reino Unido

Banco de Inglaterra mantém taxa de juro em 5,25% pela 3ª vez

O Banco da Inglaterra manteve esta quinta-feira, dia 14 de dezembro de 2023, as taxas de juros em 5,25% pela terceira vez consecutiva, depois de a entidade ter decidido anteriormente até 14 aumentos para controlar a subida da inflação. No final da reunião de hoje, o comité de política monetária do
Taxa de esforço no crédito habitação

Madeira: taxa de esforço no apoio ao crédito habitação baixa para 25%

O programa REEQUILIBRAR, que apoia as famílias madeirenses no pagamento dos créditos habitação, sofreu alterações. Tendo em conta a “evolução conjuntural, pretende-se aumentar a elegibilidade ao programa, passando de 30% para 25% a taxa de esforço mínima de acesso ao apoio”, adiantou o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, no plenário madeirense. Em causa está um programa promovido pelo Governo Regional da Madeira através da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM.
Portugal atrai investidores imobiliários

Portugal atrai investidores: entre os destinos mais procurados em 2024

A atividade de investimento imobiliário a nível global deverá aumentar em 2024, atingindo um pico no terceiro trimestre, antecipa o Savills World Research. Segundo o mais recente relatório da consultora imobiliária, Portugal “estará entre os destinos mais procurados para investimento devido ao seu potencial turístico”.