Notícia do dia 29 de outubro de 2024

Uma minicasa dobrável que se monta em três horas

As casas pré-fabricadas estão a ganhar popularidade a nível global devido à sua eficiência de construção, custos reduzidos e sustentabilidade. Construídas em fábricas sob condições controladas, estas casas podem ser concluídas de forma rápida e precisa, diminuindo significativamente o tempo e os custos de construção.
Comprar casa em Portugal

IVA na construção: “Descida gradual evita choque nos preços das casas”

Quem está a construir habitação em Portugal sente uma constante mudança de políticas, uma instabilidade que acaba por travar a colocação de mais casas no mercado. E as mais recentes medidas que entraram em vigor, como é o caso da isenção de IMT para jovens, vêm estimular ainda mais a procura de casas, o que acaba por dar gás à subida de preços. E desengane-se quem acredita que a descida do IVA na construção para 6% vai trazer casas mais baratas no imediato. Esta visão de quem está no terreno é partilhada por Mariana Arrochella Lobo, Partner e CEO da ARC Homes Portugal, em entrevista ao idealista/news. “A descida do IVA na construção tem de ser gradual, para que evitar que haja concorrência entre produtos e choques nos preços das casas”, defende a responsável da promotora imobiliária nacional, de origem espanhola, que começou a desenvolver negócios no país há cerca de três anos e tem mais de 140 casas em construção no Porto (e novos projetos à espreita).
Sabugal

Estas são as 10 cidades imperdíveis perto da Guarda

Guarda, conhecida pela sua altitude e pela proximidade com a Serra da Estrela, é rodeada por pequenas cidades e aldeias que encantam visitantes com as suas tradições, gastronomia e património histórico. Além disso, estas localidades oferecem uma ótima oportunidade para passares um fim de semana
Incumprimento no crédito habitação

Crédito malparado da casa vendido a fundos de investimento: como agir?

As famílias que enfrentam dificuldades para pagar as prestações dos respetivos empréstimos bancários, nomeadamente os créditos habitação, não devem deixar arrastar o incumprimento, alerta a Deco, lembrando que a “estratégia da maioria dos bancos continua a ser a da redução do stock de crédito em incumprimento”. E por vezes acontece os financiamentos em causa poderem ser vendidos a terceiros, como por exemplo fundos de investimento. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Campo pequeno

Morar nas Avenidas Novas: qualidade de vida, preços e vantagens

As Avenidas Novas em Lisboa representam uma das zonas mais dinâmicas e desenvolvidas da capital portuguesa. Este bairro, que se estende por várias avenidas largas e arborizadas, foi oficialmente criado no início do século XX, durante um período de expansão urbana que procurava modernizar Lisboa.
Arquitetura em Portugal

Mais de 2.600 arquitetos pediram para trabalhar fora do país numa década

“A situação remuneratória dos arquitetos é muito má e devia envergonhar Portugal”, dizia-nos no início do ano Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos (OA). Em comunicado, a entidade revela, agora, que numa década, entre 2014 e 2023, mais de 2.600 arquitetos – em concreto 2.609 – solicitaram à OA certificados para a prática da profissão no estrangeiro. 
Nova Iorque

Centro de Manhattan é berço da conversão de escritórios vazios em casas

Edifícios emblemáticos que já foram bastiões da atividade financeira albergam agora residências luxuosas que enriquecem a cidade e os seus ocupantes, segundo os especialistas da Compass Mickey Conlon e Tom Postilio. No meio da incerteza que assola o mercado de escritórios comerciais e com a elevada procura de habitação de luxo na cidade de Nova Iorque, a conversão de escritórios em complexos residenciais tem-se revelado uma solução prática e lucrativa tanto para os promotores imobiliários como para os residentes, afirmam.
RNH em Portugal

RNH: despesa fiscal terá maior subida de sempre para 446 milhões

Em 2025, a despesa fiscal com o regime de Residentes Não Habituais (RNH) deverá ter o maior aumento desde que foi criado, em 2009. As previsões do Governo apontam para um crescimento de 446 milhões de euros face ao previsto para o ano passado, para um recorde de 1,7 mil milhões de euros. Os dados constam na proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) entregue pelo Executivo.