Notícia do dia 24 de outubro de 2025

Maternidade

Duas mil mulheres perderam o emprego por serem mães em 2024

Em 2024, mais de duas mil mulheres em Portugal perderam o emprego por motivos ligados à maternidade, segundo dados da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). O organismo recebeu 2170 comunicações de empresas que pretendiam despedir ou não renovar contratos de trabalho de mulheres grávidas, puérperas, lactantes ou em licença parental. Este é o segundo valor mais elevado em cinco anos, apenas superado em 2020, sendo que o ano passado registou também o maior número de despedimentos neste período.
Casa de luxo com elevador

Casas de luxo com elevador incluído à venda em Portugal

Num mercado imobiliário cada vez mais exigente, as casas de luxo com elevador incluído destacam-se por serem um espelho do conforto levado ao mais alto nível. Na verdade, mais do que um simples meio de transporte entre pisos, o elevador acaba por ser um investimento na tua rotina, uma escolha q
Kempinski Laje de Pedra

Hotel onde se assinou o Tratado Mercosul à "caça" de novo investimento

O mercado de hotelaria de luxo no Brasil prepara-se para receber um novo fundo imobiliário ligado ao Kempinski Laje de Pedra Hotel & Residences, em Canela, Rio Grande do Sul. Inaugurado no final dos anos 1970, o hotel tem relevância histórica, tendo sido palco de festivais de música, eventos políticos e a assinatura do Tratado do Mercosul. O empreendimento passou por um retrofit completo e renasce agora sob a gestão do grupo europeu Kempinski. Segundo os responsáveis, a operação combinará venda de unidades e gestão hoteleira.
Moradia de luxo no Estoril

Casa de luxo da realeza espanhola no Estoril à venda por 18 milhões

Durante décadas, Cascais e o Estoril foram sinónimos de elegância, luxo e história. Desde os tempos em que a família real portuguesa escolheu esta costa como refúgio de verão, a Riviera Portuguesa tornou-se um ícone de sofisticação junto ao Atlântico. Hoje, uma das suas propriedades mais emblemáticas volta a estar em destaque: a Casa da Rocha, em São João do Estoril, encontra-se à venda no site do idealista por 18 milhões de euros – uma residência que outrora acolheu a realeza espanhola e que continua a refletir o esplendor de uma época dourada.
José Teixeira

Economia pode absorver parte da descida do IVA na construção

O presidente do Grupo DST, José Teixeira, alerta que a recente descida do IVA para 6% na construção poderá não beneficiar plenamente quem compra casa, devido à atual “economia quente”. Em entrevista ao programa “Conversas com CEO”, o empresário sublinha que a maior parte do incentivo será absorvida pelo mercado, ficando apenas uma fração para o consumidor final. José Teixeira considera que, para aumentar o acesso à habitação e reduzir custos, é fundamental apostar na industrialização e na construção modular, com inovação e arquitetura de referência acessível a todos.
Maria da Graça Carvalho

Apenas 3% do Vale Eficiência entregue a famílias de baixos rendimentos

O programa Vale Eficiência, dirigido a famílias de baixos rendimentos e criado para combater a pobreza energética e apoiar a transição climática justa, enfrenta graves dificuldades de execução. Dotado de 104 milhões de euros na segunda fase, até outubro apenas foram pagos 3,2 milhões de euros, correspondentes a 857 candidaturas, ou seja, menos de 3% do total previsto.

Antiga Igreja do Convento do Beato convertida em espaço de eventos

A antiga Igreja do Convento do Beato foi reconvertida num espaço cultural e artístico. Fruto de um investimento de seis milhões de euros, que integra o plano de reabilitação iniciado há três anos, Lisboa vê assim nascer a The Chapel, um 'venue' pensado para conferências, reuniões, ativações de marca, workshops e almoços corporativos.
Ilha da Madeira

Eurodeputados avaliam habitação acessível e risco de incêndios na Madeira

Uma delegação de cinco eurodeputados, incluindo Sérgio Gonçalves (PS), inicia na segunda-feira, dia 27 de outubro, uma visita à Madeira para avaliar a oferta de habitação acessível e também a ameaça dos incêndios florestais na ilha. A delegação, da Comissão das Petições do Parlamento Europeu, estará na Madeira até dia 30 e tem agendadas visitas a projetos habitacionais financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia (UE).
Avaliações bancárias

Valor da avaliação bancária atinge novo máximo em setembro

A avaliação bancária da habitação é um dos processos essenciais nos pedidos de crédito habitação, uma vez que a banca costuma emprestar até 90% do menor valor entre o preço do imóvel e o valor da avaliação. Em Portugal, o valor mediano da avaliação bancária continua a subir de forma consistente, tendo atingido 1.995 euros por metro quadrado (euros/m2) em setembro de 2025, o que representa um novo máximo histórico.
Ministério da Saúde

Governo quer vender 16 imóveis do Estado para financiar habitação pública

O Governo anunciou a venda de 16 imóveis do Estado, incluindo edifícios da Presidência do Conselho de Ministros, do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, para investir em habitação pública. A resolução do Conselho de Ministros n.º 159/2025, publicada no Diário da República esta quinta-feira, dia 23 de outubro de 2025, determina que os procedimentos de alienação dos prédios e terrenos devem ser lançados até ao final do primeiro trimestre de 2026, com conclusão prevista para o final desse ano.
Prédios em construção

Estado simplifica contratos para acelerar projetos de habitação

As entidades adjudicantes de obras públicas passam a poder recorrer à figura da conceção-construção sempre que considerem adequado, segundo um decreto-lei publicado esta quinta-feira, dia 23 de outubro, que aumenta também os limiares de preço para as consultas prévia e ajustes diretos. Publicado, dia 23 de outubro de 2025 no Diário da República (DR), o decreto-lei n.º 112/2025 flexibiliza as regras de contratação pública com o objetivo de estimular o setor da construção e assim contribuir para o “reforço da oferta habitacional e a “mitigação do desequilíbrio entre a oferta e a procura”.
Álvaro Santos Pereira

BdP defende controlo rigoroso dos algoritmos de concessão de crédito

O governador do Banco de Portugal disse esta quinta-feira, dia 23 de outubro de 2025, que é preciso cautela com a inteligência artificial usada nas avaliações de créditos, pois pode excluir camadas da população e que os bancos devem responsabilizar-se pelo uso desses algoritmos. Álvaro Santos Pereira dedicou a sua intervenção de abertura no 10.º Fórum para a Supervisão Comportamental Bancária, sobretudo ao tema da transformação digital e aos benefícios, mas também riscos que acarreta.