A MVGM refere que uma planificação rigorosa e o controlo técnico são essenciais para o sucesso dos negócios do setor hoteleiro.
Comentários: 0
Receção de hotel
Freepik
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

A complexidade de gerir um hotel, dada a exigência de coordenação de fatores como cumprimento da legislação, manutenção das instalações, supervisão de fornecedores e controlo dos padrões de qualidade, pode levar a erros irreparáveis sem uma administração profissional.

Segundo a MVGM, uma administração profissional na gestão de hotéis pode fazer toda a diferença, de modo a evitar sanções legais, perdas económicas significativas ou danos irreparáveis na imagem e reputação do ativo, sendo, por isso, tão importante apostar na prevenção, planificação rigorosa e controlo técnico para assegurar o sucesso e a sustentabilidade dos negócios no setor.

Riscos mais frequentes na gestão hoteleira

A empresa responsável pela gestão de hotéis na região ibérica identifica os seguintes riscos como os mais frequentes na área:

  • Riscos legais: a legislação deve ser cumprida nos hotéis e as suas manutenções e inspeções obrigatórias devem ser realizadas, uma vez que o seu incumprimento pode dar origem a sanções económicas, mas também colocar em risco a segurança de clientes e colaboradores. Por exemplo, a manutenção das instalações de Proteção Contra Incêndios (PCI) é crucial para detetar e extinguir fogos de forma adequada. Neste contexto, foram detetados casos em que escadas de evacuação estavam a ser usadas como armazém ou cozinhas onde permitem a extinção automática das campânulas. Os hotéis portugueses devem ser submetidos, em intervalos de três a seis anos (dependendo da sua categoria de risco), a inspeções regulares por parte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ou por entidade credenciada, com o objetivo de verificar a manutenção das condições de segurança contra incêndio (SCIE) e o cumprimento das medidas de autoproteção. Em caso de verificarem-se inconformidades, as entidades responsáveis são obrigadas a regularizar as mesmas.
  • Riscos económicos: uma manutenção adequada a um hotel previne custos inesperados e consequências na sua rentabilidade. Se esta manutenção não for realizada, a vida útil dos equipamentos, os sistemas de climatização ou produção de frio/calor podem ser afetados e obrigar a reposições prematuras, aumentando os custos. E uma gestão incorreta do ‘Capex’, ou seja, gastos de investimento podem desequilibrar o planeamento financeiro. Além disso, um outro problema fruto de uma má manutenção é a insatisfação do cliente, o que pode culminar em problemas na taxa de ocupação e consequente rentabilidade.
  • Riscos reputacionais: quando um hotel está com um mau estado de conservação, várias consequências se seguem. A deterioração, as deficiências nas zonas comuns e o descuido em áreas de ‘back office’ afetam a perceção dos clientes, o que pode resultar em avaliações negativas nas plataformas digitais, dando uma má reputação ao hotel e afastando possíveis futuras reservas.

“Um hotel não pode permitir falhas de gestão, especialmente as que são legais e técnicas, devendo apostar na prevenção de problemas e não na sua resolução. O nosso compromisso é garantir que cada revisão, contrato e investimento estão perfeitamente geridos, assegurando que o hotel apenas tenha de se focar em oferecer uma experiência irrepreensível aos seus clientes”, indica, em comunicado, Mercedes Blanco, diretora de Hotéis na MVGM.

A MVGM oferece um modelo de gestão integral para hotéis, com uma equipa especializada responsável pelo controlo técnico, legal e económico. Entre os seus serviços destacam-se a gestão e supervisão de investimentos (Capex), visitas e inspeções técnicas periódicas, realização de ‘Due Diligence’ técnica e ambiental e investimento em ‘Project Monitoring’.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta