
Antiga Lusotur continua à venda pelas mãos da Catalunyacaixa
A espanhola Catalunyacaixa não desiste do seu foco de libertar-se de ativos imobiliários. A última transação que está sobre a mesa é a da imobiliária Lusort (antiga Lusotur), promotora de um resort de casas de luxo no Algarve. A entidade financeira resgatada pelo Estado espanhol é dona a 100% da Lusort desde 2010, quando a antiga Caixa Cataluña dissolveu a socidade imobiliária Prasa Procam, que detinha até àquele momento a 50% com o grupo Prasa.




Os grafitis podem deixar uma cidade bonita?
“Embelezar Montevideo”. O projeto “graffiteo” propôs-se a dar nova vida à capital uruguaia dando uso à arte urbana do grafiti. Utilizando cercas e muros de edifícios abandonados ou em construção, os artistas locais criaram murais que representam aspetos da cultura do país.

Radiografia do dia: Evolução do PIB desde 2003
O PIB aumentou 1% no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado, após a variação homóloga de 0,9% observada no segundo trimestre. Em termos trimestrais, e segundo a estimativa rápida das contas nacionais, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB aumentou 0,2% em termos reais, um crescimento menor face ao verificado no trimestre anterior (0,3%).

Vistos gold: diretor do SEF acusado de dois crimes de corrupção passiva
O diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, está acusado de dois crimes de corrupção passiva no âmbito do caso da atribuição de vistos gold. A garantia foi dada pelo seu advogado, João Medeiros. Em causa está o intitulado processo “labirinto”, que investiga suspeitas de crimes de corrupção, tráfico de influências, peculato e branqueamento de capitais, na atribuição de vistos dourados.

Vistos gold: medidas de coação devem ser conhecidas hoje
Já só falta ouvir quatro dos 11 arguidos no âmbito da operação “labirinto”. No domingo, o juiz Carlos Alexandre interrogou dois empresários chineses e um empresário português – e um outro arguido “desconhecido” – e no sábado foram ouvidos o diretor do SEF, Manuel Jarmela Palos, um funcionário do IRN de Tábua e um outro cidadão de nacionalidade chinesa. Medidas de coação só são conhecidas após as inquirições aos 11 arguidos, o que deve acontecer hoje.

Miguel Macedo demite-se na sequência das investigações aos vistos gold
O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou este domingo que pediu a demissão do Governo, que foi aceite pelo primeiro-ministro. Miguel Macedo deixa o Executivo porque considerou que a sua autoridade ficou diminuída na sequência das investigações relativas à concessão de vistos gold. O processo “labirinto” envolve pessoas que lhe são próximas.

Vistos gold: “Não pode haver tolerância nem complacência”, diz Paulo Portas
O Vice-primeiro-ministro, que propôs a criação do programa dos vistos gold em 2012, já reagiu à recente polémica gerada com este mecanismo. Segundo Paulo Portas, "não se deve meter no mesmo saco o potencial de um programa que é útil para o crescimento económico com os eventuais abusos ou crimes que violem a lei e prejudiquem a confiança em organismos da administração pública".

Isabel dos Santos revê condições da OPA à PT SGPS após recusa da Oi
A Terra Peregrin, empresa a partir da qual a empresária angolana Isabel dos Santos lançou a Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a PT SGPS – empresa que detém 39% do capital da Oi –, deixou cair as condições rejeitadas pela operadora brasileira. Mas apresentou, no entanto, contra-propostas.

Empresas pagam salários até 20% mais baixos no pós-crise
O presidente da Confederação do Comércio e Serviços, João Vieira Lopes, reconheceu que houve uma forte quebra salarial e que as empresas pagam atualmente ordenados até 20% mais baixos do que antes da crise. “O setor privado está a contratar a salários entre 15% e 20% inferiores”, disse, salientando que a situação leva à saída de trabalhadores mais antigos, substituídos por novos quase sempre a salários inferiores.