Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

16 março 2016

IMI: guia para saberes o que vai mudar com o novo Orçamento do Estado (PS aprovou ontem alterações)

O Imposto Municipal de Imóveis (IMI) vai ser alvo de várias alterações, na sequência da aprovação do PS, esta terça-feira, no Parlamento das propostas do BE, PCP e Verdes. As novas regras foram aprovadas no terceiro dia de votações na especialidade da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2016 (OE 2016). Apresentamos-te um guia para que saibas exatamente o que muda:

Notícia sobre:

A “luta” absurda para construir a casa mais pequena do mundo

Quantos m2 são necessários para viver? Os arquitetos parecem tentar responder a esta pergunta nos últimos anos com as suas próprias criações. Alguns especialistas consideram que se pode viver num espaço de 35 m2 e há quem vá mais longe e se empenhe em construir casas portáteis de 25 m2 que podem ser compradas na internet.
Notícia sobre:

Hospital da Marinha com vista para o Tejo será vendido em hasta pública no início de abril

Localizado junto ao Panteão Nacional, em Lisboa, com uma vista privilegiada para o rio Tejo, o antigo Hospital da Marinha vai ser colocado à venda pelo Estado. O edifício do século XIX, com uma área bruta de quase 15 mil metros quadrados, vai chegar ao mercado por hasta pública, no próximo dia 8 de abril, realizada na Sociedade de Geografia, com um preço-base de licitação de 12 milhões de euros.

Notícia sobre:

Hotel Villa Honegg: A piscina com as melhores vistas do planeta

Todas as quartas-feiras damos a conhecer um hotel com encanto. Esta semana fazemos uma viagem até à montanha – sim, até à montanha – para desfrutar, em pleno inverno, de uma das piscinas mais espetaculares e com as melhores vistas do mundo. Este mergulho inesquecível pode ser dado no Hotel Villa Honegg, um hotel boutique de cinco estrelas na Suíça que se encontra quase mil metros acima da linha do mar.
Notícia sobre:

Lisboa: Histórica Vila Martel em vias de ser demolida para receber hotel e estacionamento robotizado

A Câmara Municipal de Lisboa está a apreciar um projeto imobiliário da empresa turística Ekmar para a construção de um hotel e um parque de estacionamento robotizado, que implica a demolição quase total da histórica Vila Martel, na costa da Glória. Ali viveram alguns dos grandes nomes da pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, como Columbano, José Malhoa, Carlos Reis, Eduardo Viana, Jorge Colaço e José Campas.

Notícia sobre:

Remax acredita que bancos vão continuar a dinamizar o mercado de compra e venda de casas

O facto de os bancos estarem mais disponíveis para emprestar dinheiro para a compra de casa, aliado à melhoria da confiança dos portugueses, estão a ajudar a dinamizar o mercado de compra e venda de imóveis. Uma tendência que se deve manter este ano, considera Beatriz Remax, CEO da Remax Portugal.

Notícia sobre:

Master franchise da Century 21 entra em negócio de serviços financeiros

A ABN Sousa, o principal acionista do master franchise da Century 21 Ibéria, acaba de adquirir uma participação de 50% no capital da Exchange Ibéria para potenciar sinergias operacionais conjuntas, no mercado ibérico. O objetivo é levar a experiência do setor imobiliário para a área da prestação de serviços financeiros.

Notícia sobre:

Trocado por miúdos: Sabes o que é e como funciona a Conta de Serviços Mínimos Bancários?

Sabes o que é uma Conta de Serviços Mínimos Bancários (SMB)? Verifica se não se justificará transformar a tua conta à ordem numa conta SMB. Artigo escrito para o idealista/news, no âmbito da rubrica “Trocado por Miúdos”, por João Raposo, partner da Reorganiza.

Notícia sobre:

Investidores em Portugal viram-se para produtos secundários de escritórios, retalho ou industrial, fora de zonas prime

Depois de um ano recorde para o investimento imobiliário em Portugal em 2015, com cerca de dois mil milhões transacionados, os investidores em imobiliário no mercado nacional mostram agora interesse por um tipo de ativos que até agora descartavam. Em causa estão produtos secundários de escritórios, retalho ou industrial, localizados fora das zonas prime, com uma maior rentabilidade.

Notícia sobre:

Preço dos combustíveis a subir e Imposto sobre Produtos Petrolíferos sem descer...

O mecanismo de variação do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e a forma que o ministério das Finanças arranjou para compensar perdas de receitas de IVA com a venda de combustíveis não reúne consenso. E os últimos esclarecimentos públicos dados pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, deixam dúvidas no ar.

Notícia sobre: